sexta-feira, 9 de novembro de 2012

RUBRICA: "SIC OPINIÃO" - EXEMPLOS ULTRAMARINOS


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC OPINIÃO".

A rubrica de opinião de um critico de TV externo, hoje por Joel Neto.

"Exemplos ultramarinos"


Avenida Brasil (SIC) jamais poderia obter em Portugal o sucesso que obteve no Brasil. Inspirada na nova classe média brasileira, feita de gente tão trabalhadora como barulhenta, tão rude como generosa, depende muito mais do retrato do que da aspiração.

No fundo, ninguém que a veja se põe a sonhar com contos de fadas. Mas revê-se, e isso muito mais facilmente acontece aos brasileiros do que a nós, não só porque eles são de facto os protagonistas da história como, sobretudo, porque o percurso da nossa classe média vai em sentido descendente (mesmo em queda-livre), não ascendente. Por outro lado, fica-nos a lição.

Independentemente das qualidades do produto em causa, a paráfrase de um tempo também pode vender. E talvez esteja na hora de, em vez de começarem pelas historietas e depois as polvilharem de cromos, os guionistas portugueses tentarem começar pelas personagens, partindo daí para os seus dilemas e deles para os abismos humanos. No fundo, é o processo da literatura. O mesmo que Avenida Brasil tentou reproduzir.

Autor: Joel Neto em Diário de Noticias.

Concorda com o autor? Expresse a sua opinião!


4 comentários:

  1. Não estou de acordo!

    A «Avenida Brasil» obtém em horário tardio audiências fantásticas também em Portugal, arrasando a concorrente «Doce Tentação», atirando-a para valores flopistas e vencendo até em audiências regularmente a novela da TVI, «Louco Amor», embora a novela da TVI passe uma hora mais cedo e apanhe uma faixa de muito maior visibilidade!

    A «Avenida Brasil» é em Portugal um sucesso, apesar do horário!

    No fundo, a classe média é igual em toda a parte, principalmente a média -baixa, que tende a desaparecer com a crise: trabalha e sente os rigores da crise!

    ResponderEliminar
  2. EU concordo com a MARIA e olhem que a MARIA sabe!!!!

    Quando ela diz que doce tentação faz resultados flopistas a passar há meia noite...eu acrescento:
    se doce tentação faz resultados flopistas há meia noite,que dizer do programa da SIC "toca a mexer ", que em pleno horário nobre faz muito menos que faz a novela da TVI a passar num horário tão tardio e curiosamente,o programa da SIC passa na faixa horária de maior visibilidade,o horário nobre!

    O tão falado"horário mais importante da tv portuguesa...aquele mais apetecível para os anunciantes!

    Situação que de resto,ainda este ano aconteceu com mais um flop da sic(ídolos)em confronto com mais um programa de sucesso da tvi(a tua cara não me é estranha).

    Agora fica a questão:
    se a novela da TVI é um flop,que nome devemos dar ao toca a mexer da SIC?

    Eu nem sei que nome chamar ao programa da SIC,mas para ser generoso,fico-me POR UM .... "TOCA A FLOPAR"!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anônimo das (12:46 do dia 11 de Novembro) todo mundo sabe que o Toca a Mexer é um flop, ninguém nunca falou aqui que o programa era um sucesso, mas Doce Tentação também está FLOPANDO pra AVENIDA BRASIL né? LOLLLLL.... É incrível como a TVI não respeita as suas novelas. Ah A CASA DOS SEGREDOS acaba em DEZEMBRO, como a TVI vai segurar o horário nobre em JANEIRO?

      Eliminar
  3. Eu não sigo em concreto nenhuma telenovela vou fazendo zapping e também oiço opiniões, claro que a Av. Brasil é uma realidade bem diferente da nossa vale pela historia e pelos atores daí o sucesso aceitável em Portugal, quanto á doce tentação… é assim a TVI já teve boas telenovelas com ótimas interpretações mas sejamos sinceros não é esta … a história é fraquinha fraquinha e há la atores que até fico envergonhada por eles pela forma como estão a interpretar a personagem (o que faz de Tiago por ex)

    ResponderEliminar