sexta-feira, 2 de novembro de 2012

RUI VILHENA CRÍTICA FALTA DE DIVERSIDADE DE AUTORES PORTUGUESES


O legado de 'Avenida Brasil'...

Pode não ser "tudo culpa da Rita", mas, se o futuro da teledramaturgia brasileira (e não só) for diferente, é certamente por culpa de "Avenida Brasil". O patamar, não só o das audiências mas também da exigência do público, está mais alto. "Salve Jorge", novela da autoria de Glória Perez protagonizada por Rodrigo Lombardi, Cláudia Raia, Murilo Rosa e Giovanna Antonelli, e sucessora da trama de João Emanuel Carneiro, está no lugar onde poucos desejavam estar. O primeiro episódio registou 35 pontos de média, ainda assim, dois pontos abaixo da estreia de "Avenida Brasil".

Rui Vilhena desvaloriza as comparações e alerta para o facto de o fator autoral ter grande importância no Brasil... "A Globo tem uma coisa muito boa. Os autores têm tipos completamente diferentes. Se esta fosse outra novela policial, talvez fosse ingrato, mas como é uma novela completamente diferente, não", explica o guionista, acrescentando... "Aqui, em Portugal, às vezes, ficamos com a sensação de que estamos sempre a ver a mesma novela. Pelo menos, é uma das críticas que mais ouço", aponta Vilhena.

"Não dá para esperar uma Avenida Brasil de Glória Perez", adverte Maria Immacolata Vassallo de Lopes. A especialista em ficção televisiva recusa comparar os dois produtos de ficção, mas assinala que "Avenida Brasil" foi um marco histórico. "A novela conseguiu captar o momento que estamos a viver e por isso se tornou esse fenómeno, à semelhança do que Roque Santeiro [1985] e Vale Tudo [1988] fizeram no seu tempo".

Com dois milhões de fãs no Facebook e 110 mil seguidores no Twitter, Gina Indelicada, personagem fictícia criada por Ricck Lopes, um estudante de Publicidade de 19 anos, e que se tornou uma espécie de comentadora oficial de Avenida Brasil nas redes sociais, está triste. "Não vou assistir a Salve Jorge em luto por Avenida Brasil". Parece exagero, mas não é, como constata a coordenadora do Obitel. "O luto do público tem que ver com o facto de as pessoas terem convivido oito meses com aquelas personagens que lhes entraram em casa. Vamos ter saudades intelectuais, da falta que vai fazer Avenida Brasil. Mas acabou."

Fonte: Noticias TV


4 comentários:

  1. Concordo com Rui Vilhena, e vendo o caso da Globo que tem autores de diferentes estilos, sendo as novelas de cada um bastante reconhecidas...

    Na faixa das 21h, distingue-se bem o estilo de Glória Perez do estilo de João Emanuel Carneiro, ou do de Manoel Carlos, ou do de Gilberto Braga, ou ainda Sílvio de Abreu... Em Portugal, o que distingue Tozé Martinho, Sandra Santos, Maria João Mira, Patrícia Muller, António Barreira, ou Pedro Lopes? Acho que quase nada.

    Em Portugal, existe uma falta de diversidade de estilos dos autores tremenda, o Rui Vilhena era um caso de sucesso, pois as suas novelas tinham uma marca forte do autor... Já os outros, como ele diz, as novelas vão-se sucedendo e parece que se está sempre a ver a mesma novela, apesar dos autores irem variando.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Rui Vilhena
    Existe uma novela ou outra que tem sucesso.
    O Rui Vilhena teve apenas um fracasso Sedução

    ResponderEliminar
  3. O Rui Vilhena tem um fracasso na TVI, chamado «Sedução», não contando com outros, como «Olhos no Olhos», entre outros exemplos!

    Por isso disse adeus à TVI, procurando onde pudesse evoluir!

    ResponderEliminar
  4. O rui Vilhena teve, tal como qualquer autor consagrado, obras menos visíveis,sem que com isso se pudesse falar de fracassos.

    Em contrapartida, assinou êxitos como "ninguém como tu,tempo de viver,equador,vila faia",mesmo tendo nestas duas ultimas, o seu dedo como adaptador!

    Alias,foi por todo este trajecto, que o autor foi convidado a ir trabalhar para a globo e claro está,a sua grande visibilidade deu-se através da TVI,pois enquanto autor de novelas na RTP(terra
    mae)a sua genialidade na escrita nunca foi reconhecida!
    A sua ascensão deve-se ao trabalho na TVI e na aposta certeira do Moniz na sua pessoa!

    Alias,a sua gratidão por Queluz de baixo ,ficou bem patente ao recusar sempre as varias propostas da SIC para ele se mudar para là!

    Fez adptaçoes para a RTP(vila faia)mas o seu vinculo com a TVI, já estava bem vincado!

    Claro, que como recusou trabalhar para SIC,isso trouxe muitos amargos de boca para determinados fanáticos-SIC e uma grande dor de "corno"!
    Alheio a isso,la vai Vilhena fazendo o seu percurso de sucesso na globo,mas mantendo sempre um vinculo de amizade com a TVI e a prova disso foi a sua presença no lançamento de mais um canal da TVI por cabo!

    TEMOS PENA!

    ResponderEliminar