quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ESPECIAL: SIC 20 ANOS

Boa Noite! Seja bem-vindo ao "SIC 20 Crescemos Juntos!" 

No ano em que a SIC comemora os seus 20 anos de existência, o SIC Blog relembra a programação da SIC ao longo destes 20 anos que... 

"Crescemos Juntos!"

"Rosa Fogo" foi uma telenovela portuguesa transmitida pela SIC de autoria de Patrícia Muller. Estreou a 19 de Setembro de 2011, em substituição de Laços de Sangue, e terminou a 30 de Junho de 2012, totalizando 225 capítulos. Foi nomeada para o Emmy Internacional da categoria de Melhor Telenovela, depois do Emmy ganho pela novela Laços de Sangue da SIC.


História da Telenovela
Da dança ao paladar, da Argentina à Zona Oeste e do amor ao ódio, “Rosa Fogo” conta uma história contemporânea, moderna e muitíssimo emocional.Situando-se entre o urbano e o campestre, relata o percurso de pessoas reais, com dramas e existências por todos identificados. O glamour, o humor, a esperança e o amor são os quatro grandes pilares desta novela, passada no país de hoje, para que as pessoas possam sonhar com um melhor amanhã.

Gilda Azevedo Mayer, a avó. Maria Mayer, a neta mais velha, bailarina de flamenco. Matilde Mayer, a neta mais nova. Proprietárias de um império farmacêutico – da qual faz parte a Forella, uma empresa de produtos para cabelo -, compõem uma família reduzida a três pelo destino. Unidas e fortes, vão ver as suas vidas abaladas pela entrada de José da Maia, um sedutor que se quer apropriar da fortuna Mayer e que elaborou um plano para o conseguir: faz-se passar pelo filho que Gilda teve há 50 anos. Gilda viverá iludida com a presença de um falso filho. E não imagina que José é o responsável pela morte de Horácio, o verdadeiro filho, levado para a Argentina em pequeno e onde viveu sempre.

O plano de José incluiu contratar Diogo, um ex-delinquente, para seduzir Maria e mantê-la controlada por ele. Maria não sabe quem é Diogo, nem sequer sabe que ele a engana, mas não consegue evitar a presença de Estêvão – um jovem e promissor gestor, na sua vida. Ele apaixona-se por ela. E ela vai fazer de tudo para não reconhecer que ele também não lhe é indiferente...

O que José não estava à espera era da oposição feroz que a pequena Matilde lhe vai fazer. Sempre acompanhada pelos seus labradores, os cães que a família Mayer cria na quinta da Zona Oeste, Matilde é uma criança sensitiva que pressente o mal que José se prepara para fazer. E está disposta a tudo para impedi-lo.

Além destas histórias, “Rosa Fogo” conta também com elementos de humor (através da confeitaria “Imperatriz” e do barbeiro “Barbeiro de Sevilha”), com riqueza visual de cenários como a Argentina e a Zona Oeste, com a forte presença da dança – flamenco, tango, ballet clássico – e ainda com casos inspirados em situações reais, todos destinados a fazer os portugueses pensar, sonhar e acreditar no futuro.

 
Audiências
O seu 1º episódio obteve 10.6 de número de espectadores e 25.8% de share. Porém começou a descer os resultados desde o primeiro episódio e chegou mesmo a cair para o 2º lugar do horário. Mesmo assim a novela da SIC conseguiu convencer e perto dos últimos episódios "Rosa Fogo" voltou à liderança, perdendo por vezes para as suas concorrentes Remédio Santo (inicialmente) e Doce Tentação depois. Rosa Fogo alcançou o resultado mais alto numa estreia de telenovela da SIC.


Produção
Rosa Fogo foi uma novela produzida pela SP Televisão para a SIC. Tratou-se da sucessora de Laços de Sangue, novela que foi coproduzida com a TV Globo.

No elenco destacaram-se nomes como Lídia Franco, Rogério Samora, Manuel Cavaco, Joaquim Horta, Helena Laureano, Ana Padrão e Joaquim Nicolau vindos da TVI.

Vários atores da novela já fizeram novelas no Brasil como Helena Laureano, Lídia Franco, Anabela Teixeira e Joaquim de Almeida fez um filme.

Joaquim Nicolau abandonou a direção de atores da novela Anjo Meu da TVI para integrar o elenco da novela Rosa Fogo.

O elenco contou com 11 atores exclusivos da SIC.

A novela contou com a participação de Joaquim de Almeida, algo fora do normal nas novelas em Portugal.
Dânia Neto e Ângelo Rodrigues passam diretamente de Laços de Sangue para este elenco.

O seu último episódio foi um sucesso de audiências, sendo o programa mais visto do dia. Com 16.2 de número de espectadores e 40.2% de share, sendo também o Final de uma telenovela na SIC com maior audiência, porém Laços de Sangue igualou os resultados com 16.2 de número de espectadores.

Juntamente com Remédio Santo da TVI, Rosa Fogo foi nomeada para um Emmy internacional no dia 8 de Outubro de 2012.


Lembra-se disto? Partilhe as suas memórias sobre "Rosa Fogo"!


1 comentário: