"MOMENTOS DE MUDANÇA" TERMINA HOJE NA SIC

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Os Movimentos Sociais no último "Momentos de Mudança".

Hoje às 21:00 na SIC Sofia e Tiago contam ao "Momentos de Mudança" o que os levou aos movimentos sociais e à contestação nas ruas...

No último “Momentos de Mudança” saímos à rua para ouvir e sentir o novo pulsar da sociedade portuguesa trazido pelos novos movimentos sociais. 20 anos após a estabilidade dos anos 90, novas forças começam a surgir nas águas agitadas de uma economia errante.


Da estabilidade dos anos 90 à contestação nas ruas passaram 20 anos. O que mudou?

Há 20 anos Cavaco Silva era primeiro-ministro. Portugal vivia uma certa paz política e económica reforçada por uma Europa cada vez mais unida com o recém-assinado Tratado de Maastricht.

Tiago Castelhano tinha 9 anos e saía à rua para jogar futebol na Damaia. Estava a anos de conhecer Sofia Rajado que, com praticamente a mesma idade, ainda não despertara para a política na pequena vila de Taveiro a 7kms de Coimbra.

Duas décadas mais tarde tudo mudou. A estabilidade deu lugar a ondas de choque levantadas pela crise económica que têm inundado as ruas de gente e abalado governos. A Europa que quis crescer como um bloco abriu fissuras onde cresce a instabilidade e desconforto dos países economicamente periféricos.


O que terá levado este jovem de 29 anos licenciado em economia a sair às ruas?

Tiago Castelhano é hoje economista e está desempregado. Continua a sair à rua mas agora para lutar por um futuro diferente. Conheceu entretanto a professora Sofia Rajado por quem se apaixonou.

Sofia trabalha a recibos verdes nas poucas horas de música que leciona a alunos do Básico. O plano B que encontrou uma vez que a formação base em Geologia não lhe tem servido para pagar as contas. “O que eu vejo é que andei a estudar para nada”, admite.

A vida fê-los despertar para a ação cívica. Juntaram-se a movimentos sociais e estão em vias de criar um novo partido. Querem que o país mude e aguardam inquietos os seus próprios Momentos de Mudança.

O lado mais pessoal e íntimo de um jovem casal captado durante meses de manifestações. As vidas que se escondem por entre as multidões anónimas que têm saído à rua. A visão de uma geração que ainda procura um rumo. A não perder, segunda-feira às 21h.

Momentos de Mudança: a vida como um filme.


0 comentários:

Enviar um comentário

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions