Os Movimentos Sociais no último "Momentos de Mudança".
Hoje às 21:00 na SIC Sofia e Tiago contam ao "Momentos de Mudança" o que os levou aos movimentos sociais e à contestação nas ruas...
No último “Momentos de Mudança” saímos à rua para ouvir e sentir o novo pulsar da sociedade portuguesa trazido pelos novos movimentos sociais. 20 anos após a estabilidade dos anos 90, novas forças começam a surgir nas águas agitadas de uma economia errante.
Da estabilidade dos anos 90 à contestação nas ruas passaram 20 anos. O que mudou?
Há 20 anos Cavaco Silva era primeiro-ministro. Portugal vivia uma certa paz política e económica reforçada por uma Europa cada vez mais unida com o recém-assinado Tratado de Maastricht.
Tiago Castelhano tinha 9 anos e saía à rua para jogar futebol na Damaia. Estava a anos de conhecer Sofia Rajado que, com praticamente a mesma idade, ainda não despertara para a política na pequena vila de Taveiro a 7kms de Coimbra.
Duas décadas mais tarde tudo mudou. A estabilidade deu lugar a ondas de choque levantadas pela crise económica que têm inundado as ruas de gente e abalado governos. A Europa que quis crescer como um bloco abriu fissuras onde cresce a instabilidade e desconforto dos países economicamente periféricos.
O que terá levado este jovem de 29 anos licenciado em economia a sair às ruas?
Tiago Castelhano é hoje economista e está desempregado. Continua a sair à rua mas agora para lutar por um futuro diferente. Conheceu entretanto a professora Sofia Rajado por quem se apaixonou.
Sofia trabalha a recibos verdes nas poucas horas de música que leciona a alunos do Básico. O plano B que encontrou uma vez que a formação base em Geologia não lhe tem servido para pagar as contas. “O que eu vejo é que andei a estudar para nada”, admite.
A vida fê-los despertar para a ação cívica. Juntaram-se a movimentos sociais e estão em vias de criar um novo partido. Querem que o país mude e aguardam inquietos os seus próprios Momentos de Mudança.
O lado mais pessoal e íntimo de um jovem casal captado durante meses de manifestações. As vidas que se escondem por entre as multidões anónimas que têm saído à rua. A visão de uma geração que ainda procura um rumo. A não perder, segunda-feira às 21h.
Momentos de Mudança: a vida como um filme.
Sem comentários:
Enviar um comentário