ANA MARQUES: "SINTO QUE A JÚLIA PINHEIRO CONFIA NO MEU TRABALHO"

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


Ana Marques conversou com a revista Noticias TV sobre a sua experiência de apresentar as manhãs ou as tarde da SIC, em substituição de Júlia Pinheiro ou Conceição Lino...

Apresenta os programas da SIC Querida Júlia e Boa Tarde quando é necessário substituir Júlia Pinheiro e Conceição Lino. É a primeira vez que trabalha no day time. Treme na hora de enfrentar as câmaras? Nada me faz tremer. Há muitas pessoas que me perguntam: "Vais nervosa?" Eu nunca vou nervosa. Estar em frente a uma câmara de televisão não me deixa nervosa, deixa-me tranquila. Deixa-me mais nervosa fazer um programa gravado do que um direto. O ritmo do programa da manhã é diferente do ritmo da tarde e há que ter essa elasticidade.

Que preparação faz para criar essa "bagagem"? Pede conselhos a Júlia Pinheiro e a Conceição Lino? A Conceição e a Júlia são minhas amigas há muitos anos, somos muito diferentes, mas temos pontos em comum no nosso registo. Se lhes peço conselho é porque tenho um conteúdo mais delicado. E eu não me esqueço de que as titulares dos programas são a Júlia e a Conceição Lino. Quando vou para a antena não quero perverter a linha que o programa já tem e que elas lhe dão.

Sente maior pressão em não falhar por ter às costas programas que não são seus? Não. Sinto que elas confiam em absoluto em mim, isso nem se discute. Pisar o chão delas é pisar também um bocadinho o meu chão. No dia em que a Júlia Pinheiro entrou para a SIC e achou que eu deveria ser a pessoa que a substituiria é porque confia no meu trabalho.

O que acha que Júlia Pinheiro vê em si enquanto apresentadora de televisão? É melhor perguntar isso a ela [risos]! Julgo que vê uma pessoa com uma capacidade de chegar a todo o lado, com uma elasticidade de apresentação, pensamento e reação próxima da dela e que lhe dá alguma confiança. Sinto que a Júlia Pinheiro confia no meu trabalho, na minha capacidade.

E como lida com as críticas? Fazem críticas uma à outra? Não há isso, não fazemos críticas uma à outra. Falamos mais da eficácia do programa. Nenhum programa são só as apresentadoras. E tanto o Querida Júlia como o Boa Tarde têm equipas muito sólidas, que preparam muito bem os programas e isso também nos dá muito conforto. Eu e a Júlia Pinheiro não nos encontramos em estúdio a não ser para programas especiais, mas às vezes conversamos sobre as audiências e o caminho do programa. Sei que vestimos a mesma camisola.

O programa de entretenimento Você na TV, TVI, tem liderado as audiências. Querida Júlia tem ficado atrás. Esperava que o formato conquistasse mais? Nós queremos sempre mais e, se calhar, esperávamos todos mais audiências desde o início do programa. Mas a audiência é algo muito difícil de estudar para os estudiosos da matéria quanto mais para nós que, percebendo um pouco disto, não somos cientistas de audiências. O day time é uma área muito competitiva da televisão.

Sonhava, um dia, conseguir chegar até aqui e trabalhar no daytime? Não vivo a minha carreira com objetivos. Não tenho nada essa perspetiva. As coisas foram acontecendo por acaso e eu fui agarrando as oportunidades. Acho que tudo isto pelo qual já passei dá-me uma experiência e um músculo muito interessante.

Antes de coapresentar Querida Júlia e Boa Tarde, apresentou o talk show Essência, na SIC Mulher. Gostava de voltar a esse registo? Sim, gostava. Tenho saudades de voltar ao registo dos programas em que as conversas se fazem ao ritmo do sofá.

Já deu provas de ser capaz de tocar muitos "instrumentos". O que mais gosta de fazer em televisão? Não consigo dizer. O que mais gosto de fazer em televisão é poder fazer muitas coisas diferentes. Mas não escondo que a entrevista de um para um está no meu ADN televisivo.

Gostava de ter um programa de entrevistas? Sim, claro que gostava. Veja-se, por exemplo, o que Manuel Luís Goucha faz na antena da TVI24. Ele que é um homem do day time e foi matar saudades deste tipo de entrevistas no programa De Homem para Homem.

Era um bom presente de Natal que a SIC lhe poderia oferecer? Sim, gostava.


0 comentários:

Enviar um comentário

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions