RUBRICA: "SIC OPINIÃO" - O ZAPPING VAI COMEÇAR

sábado, 26 de janeiro de 2013

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC OPINIÃO".

A rubrica de opinião de um critico de TV externo, hoje por Nuno Azinheira. 

"O Zapping vai começar"

A noite do último domingo foi a prova que faltava. Não, não basta ter um bom produto e esperar que o público o veja. E não, nisto de audiências, não há vacas sagradas. A televisão é uma maratona, é certo, é uma prova de longevidade, de riscos, de sedução. Mas é também estratégia, sagacidade, capacidade de perceber o que se tem em mãos e as expetativas do público. E desta vez a SIC percebeu isso. Ao programar para domingo à noite o último episódio de "Gabriela", a estação criou um happening televisivo.

Ao trocar as voltas ao alinhamento de "Vale Tudo", puxando o jogo Cenário Inclinado, o mais divertido e explosivo conteúdo do novo programa de João Manzarra, logo para o início da emissão, a SIC soube potenciar os lucros conquistados pelo fim da novela, mantendo durante mais de meia hora uma quota de mercado acima dos 30 pontos percentuais, muito próxima da registada pela "Casa dos Segredos" e, nalguns casos mesmo, acima do seu principal concorrente. Veremos como será na próxima semana, com o fim do reality show, mas, sobretudo, a partir de dia 3 de Fevereiro  quando começar "A Tua Cara não Me É Estranha".


O programa de imitações é um fortíssimo formato da TVI, muito bem conduzido por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, mas pertence ao mesmo campeonato de "Vale Tudo". Enquanto "Casa dos Segredos" levava a competição para um entretenimento mais radical, em algumas noites a roçar o trash tv, "A Tua Cara" reposiciona a TVI ao domingo à noite no conforto do serão familiar. Vai ser curioso acompanhar o mano-a-mano entre SIC e TVI.

Preparem os comandos. O zapping a sério... vai começar.


Autor: Nuno Azinheira em Diário de Noticias.

Concorda com o autor? Expresse a sua opinião!


5 comentários:

  1. É só impressão minha ou o programa que a RTP vai estrear em Fevereiro Dont Stop Me Now é extremamente parecido com o Vale Tudo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o crítico Nuno Azinheira! Bastou uma boa estratégia da SIC, colocando a «Gabriela» no Domingo, para que o programa «Vale Tudo» subisse e a SIC ganhasse o dia!

    A luta entre o formato da TVI e o da SIC, vai ser, na opinião do crítico, uma luta renhida!
    Mas há uma diferença: o programa da TVI já foi esticado ao máximo( a fatura da mesma estratégia no «SS» já chegou, com um 14% no rating do programa, no penúltimo episódio)!...enquanto que «Vale Tudo» é novo e muito divertido, de rir até às lágrimas!

    A SIC pensou muito bem em colocar a novela líder, «Dancin Days», no Domingo! A tarefa da TVI ficou mais complicada para a sua novela «copianço» de «Fina Estampa»!

    ResponderEliminar
  3. Depois há outro pormenor: a Luciana Abreu, que nasceu na SIC( «Ídolos», «Floribella», «Lucy Show», «Perfeito Coração»- a TVI foi buscá-la para o seu programa pelo seu valor)... foi um elemento muito marcante para o programa da TVI!

    Agora está no «Vale Tudo», com outros valores que apaixonam o público: o César Mourão, hoje até a Júlia Pinheiro, e o Filho, a Filomena Cautela ...etc.

    ResponderEliminar
  4. Maria ainda pensa que a Julia Pinheiro apaixona o publico. Vê-se pelo seu programa da manhã. Se for comparar o Manel e a Cristina é que apaixonam só eles apaixonam o publico o programa vem depois. A TVI tem o oposto da Sic. A TVI tem os apresentadores que cativam o publico e só depois vem o programa a Sic tem o programa e o apresentador não cativa o publico. Em quase todos os programas isso acontece entre a TVI e a Sic. Também é por essa razão que a Sic ou seja a Júlia anda atrâs dos profissionais da TVI.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions