"Dancin Days" continua firme e forte contra "Destinos Cruzados"...
"Fazer o trabalho de casa", "mudar de horário", "captar novos telespectadores" são alguns exemplos dados por atores, autores e diretor de programas da TVI. Mas Rita Pereira garante: "Nada falta à novela para liderar."
A luta pelo Horário Nobre entre a SIC e TVI já é de longa data. E quem tem levado a melhor nos últimos anos tem sido sempre a estação de Queluz de Baixo. Mas agora a tendência alterou-se e a estação de Carnaxide passou a TVI, com a novela "Dancin Days" e tem atirado para segundo plano "Destinos Cruzados", que se estreou a 27 de Janeiro e que tem registado, em média, cerca de meio milhão de espectadores a menos.
O início da mudança de paradigma aconteceu em 2011 com "Laços de Sangue", que ganhou um Emmy, a bater-se de igual para igual com "Sedução", da TVI. "Rosa Fogo" não teve a mesma intensidade que a sua antecessora e vacilou perante "Doce Tentação", mas o regresso da parceria SIC-Globo com "Dancin Days" desequilibrou por completo as contas do Horário Nobre.
Com 1,7 milhões de espectadores de média registados desde o final da "Casa dos Segredos-Desafio Final", a adaptação da novela da Globo veio lançar a dúvida: afinal, o que falta à nova ficção da TVI? É que desde a estreia de "Destinos Cruzados" só conseguiu liderar as audiências no sábado passado... dia em que "Dancin Days" folgou.
Com um poderoso elenco constituído por Alexandra Lencastre, Rita Pereira, Virgílio Castelo, Sofia Alves, António Pedro Cerdeira, Rodrigo Menezes, Mariana Monteiro e Maria João Bastos, entre outros atores, a história de António Barreira, também ele vencedor de um Emmy (Meu Amor, 2010), não está a ser o êxito que todos esperavam.
Rita Pereira, porém, que interpreta "Fernanda", a sedutora mecânica que participa em corridas de carros, desdramatiza... "Nós temos boas audiências apesar de não estarmos a liderar. Acho que as pessoas estão a acompanhar o Dancin Days há alguns meses e por isso é normal que a novela que chega não tenha o mesmo público de uma novela que está a liderar. O público vai-se conquistando. Eu não trabalho para as audiências. Estou a adorar fazer a minha Nanda, está a correr muito bem este desafio e não sinto que as pessoas não estejam a ver esta novela", explica a atriz, habituada a ver as suas novelas no topo da tabela de audiências. "Não me sinto nada mal com isso, acho que Destinos Cruzados nunca será um fracasso. Esta era uma novela que o público estava a precisar, não tem núcleos dramáticos, tem algum drama, como é normal, mas é mais divertida do que dramática."
Mas a verdade é que a TVI saiu do lugar de conforto que mantinha há anos. Para António Barreira, o que falta é "só mesmo captar mais telespectadores" e admite que sabia ser uma batalha dura de vencer quando estava a escrever "Destinos Cruzados"... "O produto tem de ser mostrado ao maior número de pessoas possível. Não podemos entrar em histerismos. Temos um concorrente muito forte, não é fácil de enfrentar. A solução é não desanimar", frisou o autor.
Para ele, "se calhar o problema está em ter estreado há pouco tempo, quando do outro lado já há um público fidelizado". "Estamos a concorrer com um produto muito bom, sabíamos que era difícil. Se estou a seguir um produto e gosto, é normal que não deixe de ver só porque estreia outro. Temos de ir aos poucos. A história é boa. As interpretações são excelentes, a realização, tudo."
Luís Cunha Velho, diretor de programas da TVI, também não se mostra preocupado para já com os números conquistados pela sua mais recente novela e prefere não falar do que está no canal concorrente... "A audiência de estreia foi ótima e tem tido um percurso normal. Ainda no sábado fez um resultado muito bom e foi líder. Continuamos a acreditar muito nela, assim como na regularidade de toda a emissão. Não faço comparações com a concorrência. É uma grande história de um grande autor. Com um elenco de luxo, com grandes atores, grandes personagens que vão fazer o seu percurso", disse o responsável.
Mas apesar da confiança que mostra, Luís Cunha Velho admite que terá de haver "um trabalho de casa"... "Temos de olhar para os guiões, para os atores, para as representações. Tudo aquilo que é necessário para fazer que seja um sucesso. É algo fundamental para qualquer produto, seja de ficção seja de entretenimento. E a TVI sempre se pautou por ser inovadora, fazer inovações, que são tratadas com um grande trabalho de casa".
Ruy de Carvalho, que aos 85 anos se vê envolvido em corridas de carros a andar a altas velocidades, na ficção claro, não quer saber das audiências. Para ele a novela tem um ótima história, admitindo contudo que "Dancin' Days" já estava no ar e por isso levou muitos telespectadores. E dá uma sugestão a quem manda nos canal... "Se calhar deviam mudar os horários, não sei. Dancin' Days está a liderar, por isso não vai mudar, só se mudar a nossa. Mas não sei. Eu faço o meu trabalho o melhor que sei e os meus colegas também. Mas vamos conseguir subir com o tempo, se calhar".
Fonte: Noticias TV
A TVI não está a liderar as novelas mas está a liderar nos outros programas. Isso também é positivo. Pois não se vive só de novelas.E é preciso notar que a Sic vence nas novelas que têm co produção com a Globo. As novelas da Sic realizadas sem o apoio da Globo ainda nenhuma liderou. E Luis Marques sabe isso muito bem por isso é que renovou o contrato com a Globo.
ResponderEliminar"Anónimo",
ResponderEliminarNão renovar o contrato é um coisa estúpida e não passa pela cabeça de ninguém. "Rosa Fogo" liderou nas últimas semanas.
Dc começou o seu percurso penoso frente a uma novela ja fidelizada.
ResponderEliminarNo entanto por merito da tvi;com alteraçoes de horario;emissao ao sabado;a novela vai em crescendo e vai com toda a certeza conquistar o seu lugar.nem precisa liderar;basta fixar-se nos 14 de rat e ter mais de 30 de share diariamente e com os resultados do day time; os numeros de louco amor;a liderança da tvi continuara .
Se a novela perder gas aí com toda a certeza vira novo realty show para a tvi.
Audiencias á parte;fica o registi de que dc está a ter criticas bastantes positivas dos criticos de tv e senao vence nas audiencias;vence dd na questao de elenco.
dd tem uma historia fantastica mas o elenco;na sua maioria deixa muito a desejar.
E basta ver dc para perceber isso.quem tem aqueles atores(alexandra lencanstre;rui de carvalho;a eunice;o virgilio)tem tudo.
Em dc nao gosto do nucleo do carlos areia.aquele mordomo é muito denunciado.um clô muito copiado.nisso o barreira teve mal e ele tem talento para ser original
.á parte disso ganha o espetador com 2 bons produtos de ficçao.