RUBRICA: "OLHAR A SIC" - NOVELA DE MANHÃ

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Boa Noite! Seja bem-vindo ao "Olhar a SIC".

Muitos tem aqui no SIC Blog defendido a ideia de que a SIC deveria apostar numa telenovela ao final da manhã, possivelmente brasileira, inédita ou em reposição...

Isto iria fazer com que o programa "Querida Júlia" fosse mais curto, sendo emitido apenas entre as 10:00 e as 12:00.

Esta medida também poderia fazer com que o "Você na TV!" da TVI, que é o formato mais visto das manhãs, baixasse um pouco os seus estrondosos valores de audiências. 

Mas até que ponto será que a introdução de mais um horário de novela na grelha ajudaria a SIC? Seria mais um gasto em termos de orçamento... A SIC perdia cerca de 40 minutos de chamadas que atualmente recebe com o programa... E não existe tradição de exibir telenovelas ao fim da manhã... Será que o público aderia?

São questões que envolvem alguma ponderação e reflexão, pois não basta "atirar" com telenovelas para a grelha e esperar que elas solucionem todos os problemas da SIC. O entretenimento também é preciso!

A SIC já foi líder durante vários anos nas manhãs com programas de entretenimento apresentados por Fátima Lopes e curiosamente antes, com Júlia Pinheiro no "eterno" "SIC 10 Horas". Portanto considero que a solução das manhãs da SIC não passa por ter uma telenovela antes do "Primeiro Jornal".

De salientar que no horário das 12:00 às 13:00 é precisamente o período em que o "Querida Júlia" normalmente regista os seus melhores valores de audiências, assim como o seu concorrente "Você na TV!".

Na minha opinião, não concordo com a introdução de mais um horário de novelas de manhã.

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!


8 comentários:

  1. No passado, a SIC era lider porque a TVI ainda nao tinha um rumo bem definido

    Em 1999, a SIC exibia SIC 10 horas, contra novelas como Pérola Negra, Estrela de Fogo ou Tiro e Queda

    No início dos anos 2000, a SIC manteve a liderança contra programas como As manhãs de Sofia, As manhãs da TVI e Olá Portugal

    Só em 2006, a TVI começou a beliscar a liderança do então, Fátima, onde a SIC adoptou um estilo mais sério nas manhãs...

    Daí para a frente, os espectadores foram migrando para a TVI porque entre uma coisa séria e sem diversão, preferem o Goucha e a Cristina aos gritos.

    Neste momento, a SIC poderia ter uma opção com a introdução de um produto de ficção... foi desta forma que começou a liderar no horário das 14h00 com ficção enquanto a TVI exibia As Tardes da Júlia... se resultou à tarde, pode resultar de manhã...

    Sugestão: Cordel Encantado (original) ou Cabocla (reposição)

    ResponderEliminar
  2. Novelas de manha acho que não resultave.

    ResponderEliminar
  3. Mais novelas? Precisa é de mais entretenimento e não "novelas"! As pessoas não estão cansadas das novelas da TVI, mas sim de novelas em geral. Defendo: duas novelas à noite (portuguesa e brasileira, respetivamente) e uma ao final do dia. APENAS!

    Há que haver originalidade em fazer televisão. Coisas novas! NOVIDADES!

    ResponderEliminar
  4. Eu acho bem. Quanto a novo entretenimento, podem realizar um concurso parecido com o Quem Quer Ganha nas tardes, às 17h30.

    ResponderEliminar
  5. Penso que não. A essa hora as pessoas estão preocupadas com o almoço. Já só ouvem a televisão . Mas também acho mal que a Sic só ganhe as audiencias transmitindo novelas. ainda por cima brasileiras. A Sic da parte da manhã basta mudar de apresentadora e alterar o nome do programa. A Barbara Guimaraes é a pessoa indicada para as manhãs, com rubricas de moda, culinária, ela tem jeito para esse tipo de coisas e é uma pessoa agradável e simpatica.

    ResponderEliminar
  6. Eu penso que o público aceitaria uma boa telenovela na programação da SIC,penso que podiam terminar com a telenovela das tarde
    exemplo:
    14:15-Boa Tarde
    (Rita Ferro Rodrigues)
    17:35-Serie (Vip Manicure,Aqui Não Há Quem Viva,Os Malucos do Riso,Família Mata)
    18:30-Telenovela Brasileira

    ResponderEliminar
  7. se calhar uma serie em reposição como Médicos de Familia

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions