"A FICÇÃO FOI A GRANDE APOSTA PARA CONQUISTAR O HORÁRIO NOBRE"

sábado, 9 de março de 2013


Luís Marques, Diretor Geral da SIC, atribui a liderança da SIC no Horário Nobre à grande aposta na ficção. O responsável disse à revista TV Mais que... "A ficção foi a nossa grande aposta para conquistarmos o primetime". Aposta esta que começou a ser continuada com a novela "Podia Acabar  Mundo", que embora não tenha tido sucesso, marcou um ponto de viragem em termos de ficção portuguesa na SIC.
Para Luís Marques é muito importante ter ficção portuguesa em Horário Nobre. A SIC sempre teve produções de ficção portuguesa de vários tipos, no entanto, não era continuada nem havia uma estrutura de fazer novelas como atualmente a SIC conseguiu implementar.
"Ganância" foi a primeira novela portuguesa que a SIC fez sem sucesso, estávamos no ano 2001. A ela seguiram-se muitas outras como... "Fúria de Viver" (com algum sucesso) e "Olhar da Serpente" (fracasso em 2002), "O Jogo"  (fracasso em 2004), "Floribella" (foi o primeiro grande sucesso em 2006), "Vingança" (sucesso em 2007), e "Resistirei" (fracasso em 2008). A nova era começou em 2008 com "Podia Acabar o Mundo". Mas até aí, muitas foram as produções de ficção portuguesa diversificadas com imenso sucesso, como por exemplo as séries "Camilo & Filho Lda" (1995), "Médico de Família" (1998), ou "Residencial Tejo" (1999). A SIC sempre teve tradição em projetos de ficção nacional a par da transmissão de ficção brasileira da TV Globo, uma marca característica da SIC.
Recentemente a SIC consolidou a sua posição nas telenovelas portuguesas, e também nas audiências do Horário Nobre. Tudo começou em 2009 com a novela "Perfeito Coração" que conseguiu as melhores audiências de sempre duma novela nacional para a SIC. Em 2010 a novela "Laços de Sangue" em coprodução com a TV Globo foi até então a telenovela portuguesa mais vista da SIC. Seguiu-se "Rosa Fogo" em 2011 e "Dancin Days" (coprodução com a TV Globo) em 2012 que é até hoje a telenovela portuguesa mais vista da história da SIC.
Sobre este panorama, Luís Marques afirma... "A aposta mais estruturante para a SIC foi feita na ficção. Porque é o género preferido dos portugueses. Fideliza o telespectador e era onde a SIC tinha tido experiências menos boas".
Assim, terminadas as gravações de "Dancin Days", a próxima novela portuguesa "Forte Lago" já se encontra em pré-produção e a máquina da ficção da SIC vai continuar em pleno... "Dancin’ Days vai manter-se no ar até ao verão e estamos já em fase de pré-produção da próxima novela. Contamos estar a gravar em abril ou maio".
Porém, o Diretor da SIC não responsabiliza só "Dancin Days", que é o programa mais visto do dia, pela liderança do Horário Nobre... "As produções da Globo são muito importantes para o que a SIC é hoje, e a nossa informação, que é um terceiro elemento que nos ajuda a manter a força competitiva".
Luís Marques revelou ainda que a SIC já prepara novidades para a sua programação. Com a nova telenovela em andamento, é altura de pensar no formato substituto do "Vale Tudo" para os Domingos à noite, e para o Sábado também poderá haver alguma coisa... "Além da nova novela, vamos ter novos formatos, um para substituir o Vale Tudo e, eventualmente, no sábado teremos também coisas novas. Estamos a trabalhar nisso".

10 comentários:

  1. Claro que a grande aposta de todos os canais, onde se colocam os formatos mais caros e importantes...não é para a manhã, não é para a hora do almoço, nem sequer é para o começo da tarde... porque seriam considerados desperdícios! Aqui apenas reposições e talk shows...que o momento não é para desperdiçar!

    A grande aposta...é para o prime time, o mais importante do dia a nível de visibilidade e rentabilidade do canal e por isso o que justifica maiores gastos!

    Além deste, o prime access, a antecâmara do horário nobre!

    É esta a dferença dos horários ao longo do dia, que apenas começam a juntar espetadores( até aí só desempregados e idosos), a partir das 18:30, com a saída das aulas, empregos, desporto e lazer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosas as suas palavras. Com um lote de novelas originais por exibir... a SIC investiu imenso em... Páginas da Vida, que por acaso até é repetida em Portugal pela 2ª vez (a primeira foi de Fev a Ago de 2012 na TV Globo Portugal)...

      Eliminar
  2. A propósito da situação financeira dos canais, que me parece mais grave na TVI, o CM trazia uma reportagem sobre a impossibilidade da Media Capital em prosseguir com um novo estúdio, por falta de condições económicas!

    Não era ela que queria uma grande cidade em Sintra, lançando o rente a uma ajuda do governo, que considerou o projeto sem sustentabilidade?

    Sonhou muito alto, contando com o dinheiro dos outros...mas nem dinheiro tem para um estúdio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria A., sou espectador e um franco defensor da SIC, mas acho que você tem de começar a ter mais moderação no que diz: "A propósito da situação financeira dos canais, que me parece mais grave na TVI"; como está à vida de todos, a TVI (canal generalista) movimenta muitíssimo mais dinheiro que a SIC, manter 2/3 novelas por dia é dispendioso, a SIC para manter apenas 1 novela, sacrifica todos os outros horários! E enquanto a Plural pertence à Media Capital, a SP Televisão não tem qualquer ligação com a SIC ou Impresa, e digamos que esta produtora também já viu melhores dias...

      Eliminar
  3. Maria o porque que a sic só tem novelas brasileiras e formatos baratos?? É porque o dinheiro abunda talvez.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo das 18:07 e investiu muito bem! Sabe porquê?

    Porque contra «Doce Tentação», que até no antepenúltimo episódio foi vencida por «Páginas da Vida»...não era preciso mais!

    «Páginas da Vida» consegue em reposição, valores que inéditas da TVI não conseguem!
    Sabe porquê? Simplesmente porque é...«Páginas da Vida».

    A TVI não vai copiar a SIC e pôr uma reposição também no horário nobre, o «Equador»? Pareceu-me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, não se trata de avaliar a performance audiométrica da novela. Mas referiu que a SIC aposta no horário nobre em detrimento dos restantes... mas para mim, investir não é colocar um produto repetido (reforço pela 2ª vez, o que lhe garante valor de aquisição mais baixo) em pleno horário nobre.

      E não precisa responder citando, audiências da concorrência. Eu respondi com base no investimento feito, não com base nos resultados audiométricos.

      Eliminar
  5. Pois é ... tiveram muita sorte com o sucesso de DD. A ver vamos se se aguentam nas canetas se agora o sucesso vem por aí abaixo querida Mariazinha.

    ResponderEliminar
  6. "Atualmente, a Plural conta com seis estúdios na Quinta dos Melos, Bucelas, num total de mais de 7 mil metros quadrados, onde são gravadas as novelas da TVI. É nesse complexo que está o espaço para um novo estúdio."

    Maria não estamos a falar de estúdios de meia dúzia de metros quadrados. São estúdios com a mais alta tecnologia, muito grandes e que custam mesmo muito dinheiro.

    ResponderEliminar
  7. "Hugo Santos10 de Março de 2013 à0 01:33

    "Atualmente, a Plural conta com seis estúdios na Quinta dos Melos, Bucelas, num total de mais de 7 mil metros quadrados, onde são gravadas as novelas da TVI. É nesse complexo que está o espaço para um novo estúdio."

    Maria não estamos a falar de estúdios de meia dúzia de metros quadrados. São estúdios com a mais alta tecnologia, muito grandes e que custam mesmo muito dinheiro."

    Só 7000m2 devem ter as casas de banho da Projac da Globo

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions