ANUNCIANTES ACHAM MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIAS "MELHOR QUE NUNCA"

quinta-feira, 14 de março de 2013


Para a APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes), "as audiências estão melhores do que nunca". A entidade é um dos três componentes da CAEM. A Comissão de Análise e Estudo de Mercado, é formada pelos representantes dos meios, agências, e anunciantes.

A presidência da CAEM é rotativa. Cabe em cada mandato, a um representante dos meios (RTP, SIC, TVI, MEO, ZON), depois das agências e, por fim, dos anunciantes.

Atualmente está a decorrer uma presidência vinda do âmbito dos meios (Luís Marques), mas a próxima vai chegar da área dos anunciantes, a APAN. Este organismo vem agora defender, como já o fez noutras ocasiões, a legitimidade do atual sistema de medição e quer que ele vá ainda mais longe.

Quando terminar esta polémica à volta da medição GfK, a APAN quer que a CAEM crie condições para a medição através de um sistema de métrica para as audiências do digital e do outdoor.

A elaboração de um sistema de medição para o outdoor já faz parte dos planos da APAN há dois anos, razão pela qual a elaboração de um caderno de encargos que permita avançar com uma consulta ao mercado está mais avançada. Mas, com o investimento médio no digital a crescer, este tema assumiu uma importância redobrada.

Manuela Botelho, secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes, não descarta a possibilidade de lançar um concurso para digital e outdoor em simultâneo, aproveitando o "enorme estofo" ganho com o concurso para a medição de audiências de televisão, um processo que admite ter sido muito complexo.

Ao Diário Económico a responsável disse que, "para os anunciantes, as audiências estão melhores do que nunca. Hoje, qualquer um dos membros da CAEM sabe exatamente como está o painel, os ajustamentos que ainda há por fazer são pequenos e em nada vão afetar a medição".

Os anunciantes são quem sustentam, em última análise, toda a publicidade gerada em televisão e por isso qualquer que seja a posição da APAN, esta tende a ser seguida, pois só se pode gerar receitas caso a associação de anunciantes confie no sistema de medição e o dê como fiável para poder pagar aos meios os ratings gerados pelos mesmos.

O sistema de medições atual está envolto em polémica desde que foi criado, mas contou sempre com o apoio da APAN que sempre conferiu mais fiabilidade neste sistema e o considera o melhor de sempre.

Mesmo que outros dados sejam divulgados por alguns meios (a TVI divulga dados da Marktest), para a Associação que integra os anunciantes não há outra "moeda de compra e venda de espaço publicitário ou outra ferramenta que não sejam os dados da GfK".



1 comentários:

  1. Claro! Os dados da GfK são os únicos que são tidos em conta pela APAN( Anunciantes), que já declarou apenas ligar aos dados ofciais, os da GfK!!

    A TVI quer ser líder à força...e por isso utiliza uma medidora particular! Para quê? As audiências têm um único objetivo: indicar aos anunciantes quais são os programas mais vistos, para neles colocarem a sua publicidade!

    Com uma medidora particular...o tiro passa ao lado da TVI!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions