"Açores – À descoberta de Santa Maria" é um filme documental que aborda a história natural da Ilha de Santa Maria. O leito oceânico é explorado quer na região litoral, quer num pequeno monte submarino, muito especial, denominado "Baixa do Ambrósio". A quantidade de peixes pelágicos e jamantas tornam este local único nos Açores.
No contexto da exploração sustentada dos recursos marinhos, o documentário evidencia a importância e vantagens da implementação de reservas, salientando as ações tomadas pelos naturais de Santa Maria no sentido de proteger o seu bem mais precioso, o mar. A ave mais pequena da Europa, cujos registos em vídeo são escassos, ou mesmo inexistentes até agora, é um elemento importante no programa. Chama-se Estrelinha de Santa Maria.
Aquela que foi a primeira ilha dos Açores a elevar-se do oceano, há 10 milhões de anos, é visitada por investigadores de todo o mundo, por ser é a única do arquipélago que contém registos fósseis. Pela mão do Professor Doutor Sérgio Ávila, ficámos a conhecer duas das principais jazidas de Santa Maria. Esta visita permitiu também registar, em exclusivo, a descoberta de um osso de cetáceo do período plistocénico, posto a descoberto pelo furacão "Gordon" em Setembro de 2012.
Dada a proximidade, explorámos os ilhéus das Formigas e o banco oceânico Dollabarat, que são reservas naturais desde 2003, e que constam da lista de áreas marinhas protegidas da convenção OSPAR para a protecção do meio marinho do Atlântico Nordeste. A principal tradição local, as sopas do Espírito Santo, e o ambiente socioeconómico de Santa Maria são também abordados no documentário.
Estreia Domingo, dia 31 de Março, às 12:00 no espaço "Vida Selvagem na SIC.
Sem comentários:
Enviar um comentário