domingo, 7 de abril de 2013
MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIAS PODE ACABAR NOS TRIBUNAIS
As intenções da RTP podem ser mais uma acha para a fogueira da polémica em torno da medição de audiências, que esta semana teve novo capítulo.
Para acalmar o mercado, a CAEM decidiu validar o sistema de medição de audiências da GfK, considerando suficientes as alterações introduzidas no painel na sequência de uma auditoria levada a cabo pela consultora PriceWaterhouseCoopers (PWC).
A decisão da CAEM fez-se por maioria, mesmo com a rejeição das propostas da TVI e RTP, que pretendiam fazer uma nova auditoria ao sistema para avaliar as correcções feitas pela GfK. Mas as duas televisões continuam irredutíveis e prometem continuar a lutar para que o sistema em que dizem não confiar seja alvo de uma verificação.
A TVI considera que a decisão da CAEM "impede que sejam afastadas as dúvidas que subsistem" e afirma estar "a analisar quais as diligências legais adequadas para defender os seus interesses legítimos face a esta decisão", não descartando o recurso aos tribunais.
Fontes do mercado consideram, porém, que a "polémica se arrasta há demasiado tempo e está a introduzir uma incerteza que prejudica todos".
Mas se RTP e TVI continuam a contestar o trabalho da GfK, os Anunciantes dizem-se confiantes com os resultados oficiais da CAEM... "Para nós são os únicos que existem e que servem como referência".
E é quanto basta! As audiências destinam-se a informar os Anunciantes, para a escolha dos melhores programas para a publicidade...e eles acreditam na GfK, que lhes inspira toda a confiança!
ResponderEliminarA APAN( Anunciantes), a APAME( Associação Portuguesa de Agênciasde Meios) e 3 ( SIC, Zon e Meo) dos 5 Operadores Televisivos votaram a favor!
São a maioria! A TVI e a RTP, como qualquer televisão, representam uma pequena parcela, relativamente a esta maioria!
Quem não lhes merece credibilidade e cada vez menos...é o arrastar ridiculamente de uma situação, que só acaba por mostrar má fé de quem a arrasta, uma vez que a GfK se submeteu à auditoria do PWC que lhe foi pedida e fez as correcções necessárias, ao contrário da Marktest, que em tantos anos nunca se submeteu a nenhuma!
Arrastar durante tanto tempo a situação na Assembleia, ...é querer controlar sozinha a CAEM, onde ela, como qualquer outra televisão, é apenas uma pequenina parte.
Que pretende ela, ao ameaçar com os tribunais numa situação que está perfeitamente dentro da legalidade?
É o costume da TVI!
Quando não conseguiu a Liga Zon, naquele ano em que ficou para a RtP, também ameaçou com os tribunais! Conseguiu alguma coisa? É o costume! Só palavras e ameaças! Parvo é quem acredita...e se deixa controlar!
Claro que a CAEM, que tem a maioria de acordo, não deve deixar-se dominar por estes joguinhos, que não conduzem a nada! São ridículos demais! E pretendem dominar!