A RTP quer mudar a medição de audiências, eliminando das tabelas os dados relativos à categoria "outros", que inclui as gravações nas boxes, o video on demand, a internet vista na televisão e os jogos de consola.
A proposta consta do plano de reestruturação elaborado pela administração liderada por Alberto da Ponte, que prevê "estudar a possibilidade de retirar da medição o (outros)".
De acordo com o documento a que o jornal SOL teve acesso, a RTP entende que a categoria que é medida pela GfK corresponde muito pouco a consumo de conteúdos televisivos e mais a outro tipo de utilizações. A empresa recorda que a categoria "outros" conseguiu em 2012 uma quota de mercado de 11% e um total de 216 mil espetactores, em média, "sendo que desses, segundo os estudos da CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios), apenas 2% são consumo diferido".
O plano aponta o "final de 2013" como meta para introduzir esta alteração, mas também para conseguir a "revisão dos estatutos da CAEM" – a comissão representativa do sector responsável pela gestão do sistema de medição de audiências.
O calendário não foi escolhido ao acaso: é que o mesmo plano estabelece como meta atingir 22% de audiência média nos dois canais da RTP até ao final de 2014. Um objectivo ambicioso, dado os resultados recentes da RTP, que já chegaram a ficar abaixo dos da categoria "outros".
Eduardo Branco, da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) – um dos membros da CAEM – diz desconhecer a intenção da RTP, mas não entende a necessidade de avançar com essa alteração. "O (outros) faz parte do consumo de televisão. Podemos ignorar esses dados, mas isso não altera o facto de esse consumo existir".
António Salvador, da GfK, tem uma reacção idêntica... "É tudo uma questão de tratamento de informação. Pode ser feito, mas é preciso que se perceba que o consumo existe, mesmo que não esteja na medição".
Contactadas pelo SOL, nem a CAEM, nem a RTP, nem a SIC nem a TVI estiveram disponíveis para comentar esta possibilidade.
lol isto é o cúmulo dos cúmulos... Agora a RTP quer eliminar o conjunto "outros" para ver se consegue subir as fracas audiências...
ResponderEliminarIsto é inacreditável! O consumo de "outros" existe! Não é por o eliminarem que a RTP vai subir lol.
O conjunto «Outros» também existia na Marktest...e o que ainda era mais complicado, englobado no Cabo!
ResponderEliminarEstando separado, facilita a tarefa da RTP !
O que a RTP e a TVI inventam, para subir as audiências!
Não seria melhor pelo esforço e trabalho?
Qual o interesse em retirar os «Outros» se ele existe?
E andou a Marktest anos a enganar-nos, sem que fosse pedida uma única auditoria! Razões não faltaram!
Bem faz a CAEM em recusar um trabalho,quando há uma maioria tão grande na Assembleia da CAEM... que de outro modo se arrastaria anos, sem chegar a um consenso! Auditorias, atrás de auditorias...até ver se conseguem o seu objetivo! É irritante demais tanta puerilidade!
My God!