RTP QUER MUDAR A MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIAS

sábado, 6 de abril de 2013


A RTP quer mudar a medição de audiências, eliminando das tabelas os dados relativos à categoria "outros", que inclui as gravações nas boxes, o video on demand, a internet vista na televisão e os jogos de consola.

A proposta consta do plano de reestruturação elaborado pela administração liderada por Alberto da Ponte, que prevê "estudar a possibilidade de retirar da medição o (outros)".

De acordo com o documento a que o jornal SOL teve acesso, a RTP entende que a categoria que é medida pela GfK corresponde muito pouco a consumo de conteúdos televisivos e mais a outro tipo de utilizações. A empresa recorda que a categoria "outros" conseguiu em 2012 uma quota de mercado de 11% e um total de 216 mil espetactores, em média, "sendo que desses, segundo os estudos da CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios), apenas 2% são consumo diferido".

O plano aponta o "final de 2013" como meta para introduzir esta alteração, mas também para conseguir a "revisão dos estatutos da CAEM" – a comissão representativa do sector responsável pela gestão do sistema de medição de audiências.

O calendário não foi escolhido ao acaso: é que o mesmo plano estabelece como meta atingir 22% de audiência média nos dois canais da RTP até ao final de 2014. Um objectivo ambicioso, dado os resultados recentes da RTP, que já chegaram a ficar abaixo dos da categoria "outros".

Eduardo Branco, da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) – um dos membros da CAEM – diz desconhecer a intenção da RTP, mas não entende a necessidade de avançar com essa alteração. "O (outros) faz parte do consumo de televisão. Podemos ignorar esses dados, mas isso não altera o facto de esse consumo existir".

António Salvador, da GfK, tem uma reacção idêntica... "É tudo uma questão de tratamento de informação. Pode ser feito, mas é preciso que se perceba que o consumo existe, mesmo que não esteja na medição".

Contactadas pelo SOL, nem a CAEM, nem a RTP, nem a SIC nem a TVI estiveram disponíveis para comentar esta possibilidade.



2 comentários:

  1. lol isto é o cúmulo dos cúmulos... Agora a RTP quer eliminar o conjunto "outros" para ver se consegue subir as fracas audiências...

    Isto é inacreditável! O consumo de "outros" existe! Não é por o eliminarem que a RTP vai subir lol.

    ResponderEliminar
  2. O conjunto «Outros» também existia na Marktest...e o que ainda era mais complicado, englobado no Cabo!

    Estando separado, facilita a tarefa da RTP !

    O que a RTP e a TVI inventam, para subir as audiências!
    Não seria melhor pelo esforço e trabalho?

    Qual o interesse em retirar os «Outros» se ele existe?

    E andou a Marktest anos a enganar-nos, sem que fosse pedida uma única auditoria! Razões não faltaram!

    Bem faz a CAEM em recusar um trabalho,quando há uma maioria tão grande na Assembleia da CAEM... que de outro modo se arrastaria anos, sem chegar a um consenso! Auditorias, atrás de auditorias...até ver se conseguem o seu objetivo! É irritante demais tanta puerilidade!

    My God!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions