RUBRICA: "SÉRIES EM DESTAQUE" - ANÁLISE GERAL

sexta-feira, 26 de abril de 2013


Boa tarde! Seja bem-vindo à rubrica "Séries em Destaque".

"Análise Geral"

Numa lúcida reflexão geral que faço às séries internacionais que atualmente são, e a outras que já foram transmitidas pela SIC, acho que a conclusão não podia ser mais óbvia, ou seja apenas um género predomina, o de ação/criminal, onde desde "CSI" até "Rex, o Cão Policia" há de tudo um pouco.

A exceção a esta que parece ser regra da SIC, é a série "Os protegidos" que na minha opinião é um formato fraco (rating no IMDB de 5,7/10), e aparece na programação da SIC apenas para ocupar horário na grelha e não para ser de facto algo competitivo. 

Outro factor que me parece penalizante é o facto de haver um espaço temporal enorme entre os episódios que dão no país de origem e os que são posteriormente transmitidos na SIC, levando a que muita gente veja as séries através da Internet, ou até mesmo noutros canais (os de cabo).


De acordo com o meu ponto de vista, acho sem dúvida nenhuma que a SIC deveria apostar arduamente neste produto (séries internacionais), pois além de "estarem na moda", são cada vez mais seguidas pelo público, e isso é reflexo do constante crescimento dos canais de cabo já que estes juntos acabam por ganhar a "guerra das audiências", fruto dos conteúdos cada vez mais apelativos e consequentemente mais competitivos. 

O público cada vez mais exigente, espera dos canais de televisão generalistas, produtos sérios e com qualidade, e por isso mesmo é urgente reformular a oferta, e o horário em que cada série deve ser inserida, adaptando-a ao melhor quadro temporal possível, e se essa série tiver sucesso transmitir sempre as temporadas seguintes, não desrespeitando assim o telespectador.

Autor: Hugo Ribeiro

Concorda comigo? Qual é a sua opinião?

A rubrica "Séries em Destaque" volta no dia 10 de Maio.


9 comentários:

  1. Eu concordo com algumas coisas, como é o caso da temática das séries que a SIC exibe ser quase sempre a mesma... E maior e melhor aposta no produto "séries internacionais".

    Também concordo com o grande espaço temporal que a SIC demora a transmitir as séries, pois quando as chega a dar já muitos as seguiram pela internet.

    A SIC deveria ter maior preocupação em exibir as séries de sucesso com um intervalo mínimo entre a exibição nos EUA e em Portugal. Só teria a ganhar!

    ResponderEliminar
  2. O blog cada vez tem rubricas mais interessantes parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Estamos aqui para isso mesmo! Obrigado e fique connosco!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o que disse o autor. A SIC trata mal as séries

    ResponderEliminar
  5. Não concordo, a serie Os protegidos não é fraca!

    ResponderEliminar
  6. caro anonimo,

    Efectivamente a serie "os protegidos" ganha no horario, mas na minha opiniao, nao por ser um formato forte (porque nao o é, ainda por cima dobrado) mas sim pelo programa concorrente ainda ser pior!

    ResponderEliminar
  7. Relativamente a "Os Protegidos", parece ser mais cativante do que a anterior "Dance!", a avaliar pelas audiências.

    Quanto a outros elementos não sei porque nunca vi.

    ResponderEliminar
  8. "Os Protegidos" ganham no horário, porque o programa da TVI (a verdade de cada um) é bastante fraco e na minha opinião não se adequa àquele horário (que é maioritariamente visto por crianças e adolescentes).

    No entanto na minha opinião, não se deveria apostar em séries dobradas, mas sim na produção de séries nacionais, ou na reposição de outras já produzidas (uma aventura, por exemplo), para este horário delicado (entenda-se inicio das manhãs de fim de semana).

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions