quinta-feira, 30 de maio de 2013

LUÍS MARQUES ACUSA A TVI DE QUERER CULPAR A GFK PELOS SEUS ERROS


O Ex-Presidente da CAEM diz que a TVI quer usar a GfK como desculpa para os seus erros... 

Numa entrevista à revista Noticias TV, Luís Marques referiu o seguinte... "A GfK é o bode expiatório para os erros que a TVI tem cometido na programação. A força da TVI sempre esteve na ficção. Nos últimos anos está a tornar-se numa estação de reality shows e o público não é o mesmo. Com esta estratégia a TVI desprotegeu o acesso ao Jornal das 8, a primeira linha de prime time e deu oportunidade à SIC de crescer, que já estava forte. É uma opção legítima, mas não podem querer ter sol na eira e chuva no nabal". 

O Diretor Geral da SIC afirma que qualquer painel é suscetível de levantar dúvidas... "Suspeitas há sempre, é preciso é fundamentá-las, provar que este painel é mau. Ninguém consegue provar. É o melhor painel, tem 1046 lares em Portugal. O da Marktest produzia cerca de 800". 

Já sobre a perda de audiências da RTP1 desde que a GfK assumiu a medição, Luís Marques disse que talvez seja melhor olhar para a grelha de programação do canal público... "É preciso ver que conteúdos é que a TVI ou a RTP têm, se são mais competitivos. Já alguém se perguntou se a programação da RTP sofreu ou não algum tipo de erosão por modelos que, se calhar, se esgotaram. O problema é que se discutem audiências como se fossem uma realidade abstrata". E levanta ainda outra questão grave que até agora não tinha sido posta... "Porque é que a SIC não pode considerar que estava a ser prejudicada pela Marktest?". 

O responsável da SIC sabe onde está o problema atualmente... "Há uma guerra pelo investimento publicitário". E sobre os 5 a 10 milhões que a TVI diz ter perdido com o painel das audiências, na sua opinião, não há uma relação causa-efeito. 

Luís Marques atira ainda... "É mérito nosso. Não foi a GfK que nos deu. São os nossos conteúdos, é a nossa área comercial que está a trabalhar melhor. O que é que posso fazer?". 

Não se arrepende de ter integrado a Presidência da CAEM, e não acha que vai ficar associado a um período negro para a Televisão Portuguesa. Em 1998 também houve mudanças drásticas no painel de audiências e a TVI começou a subir de repente, tendo passado para a frente já na era pós "Big Brother". Quanto a isto, Luís Marques não acha que sempre que há uma mudança profunda, há um novo líder... "Isso não quer dizer nada. A CAEM, a Direção da CAEM, não tem rigorosamente nenhuma possibilidade de influenciar o trabalho da GfK. Não tem, não quer nem pode".



8 comentários:

  1. Este ainda não se calou!?
    Sinceramente.....

    ResponderEliminar
  2. Nota-se.As audiencias sempre variaveis. Os programas da Sic são sempre os mesmos e os da TVI também durante a semana e muitas vezes a TVI ganha com 26% de share e outras vezes só com 24 0ou 23. Não se entende. Ele não pôs a Sic a liderar os dias porque ele sabe que dava muito nas vistas. Aproveitou o sucesso da Gabriela para continuar a dizer que vence o horário nobre. Não sei onde ele vai buscar que a TVI perdeu na sua ficção, as novelas da TVI estão muito bem feitas e bem representadas. Elogiar o trabalho magnifico de Alexandra Lencastre em Destinos Cruzados e Diogo Infante no Mundo ao contrário. Esta ultima é uma boa novela com uma interpetração fantastica e com uma realidade do nosso país como nunca se viu. O que se está a passar com a TVI é visivel, tem duas pessoas a instabilizar os profissionais. Essas pessoas já toda a gente sabe, Julia Pinheiro e Gabriela Sobral.Porque a TVI não só vive de realyts, quem quer levar realyts para a Sic é Julia Pinheiro é porque tiram a conclusão na Sic que afinal também precisam desse tipo de programas, atém contratam pessoas sem escrupulos para subirem audiencias, José Castelo Branco. Podem dizer a TVI também o queria, mas a TVI, na vossa maneira de dizer não se compara com a Sic. A Sic está a ser a TVI 2 na sua programação e dizem que eles é que estão a saber fazer o trabalho.Fazer cópias dos trabalhos dos outros é facil. E como os programas destes dois canais são quase iguais só difere na parte humana as audiencias têm tendencia para descer porque daqui a pouco não se sabe se é TVI ou Sic, cansam-se que o melhor é ver a cabo.

    ResponderEliminar
  3. Ora até que enfim que alguém da Direcção da SIC, coloca no ar esta questão fulcral, que toda a gente, menos quem quer lideranças à força e sem trabalho e quer ignorar:...conhece perfeitamente:

    «Porque é que a SIC não pode considerar que estava a ser prejudicada pela Marktest»?

    Só agora SIC, chega a essa conclusão?

    1- Por que razão, com os mesmíssimos programas, a TVI subiu de repente?

    2- Por que razão o painel da Marktest ficou de repente cheio de amostras de idosos, ignorando o público até aos 54 anos, que por ser público também, estava todo a fugir para o Cabo, por não se identificar com os programas preferidos por essa maioria de mais velhos, que, como é lógico, por ser mais numeroso dominava as audiências?

    3- Por que razão, segundo uma notícia do CM daquela época, quando o Pais do Amaral vendeu a TVI aos espanhóis em 2005( data do duvidoso começo da liderança repentina da TVI) e houve uma festa de despedida...o Pais do Amaral não compareceu, mas mandou uma carta, onde falava apenas da sua pessoa e ignorava por completo o Moniz, não tocando no seu nome sequer?

    Impõe-se aqui uma conclusão:

    Então não foi à estratégia do diretor de programas e informação, o José Eduardo Moniz, que se deveu a liderança, pelo que o Pais do Amaral o desprezou completamente!
    Então a que se deveu?

    As conclusões são fáceis de tirar!

    O ajustamento repentino do painel pela Marktest ao público da TVI...diz muita coisa!

    A SIC devia ter pedido naqueles anos todos de Marktest...pelo menos uma auditoria! Nunca pediu nenhuma! Mas devia ter pedido, pois as razões eram mais que evidentes!

    A TVI ficou com peneiras de que era a melhor...e agora não aceita ver-se reduzida ao que é na realidade!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo das 14:28, as novelas da TVI nem conseguem sequer entrar no top 5, sempre vencidas pelas da SIC!

    A TVI tem 5 novelas no ar...e apenas uma consegue liderar à hora do almoço!
    As outras 4 são sempre vencidas pelas da SIC!
    A TVI anda tão desorientada, que agora até trocou o horário de 2 flops: a «Doce Fugitiva» e a «Doida Por Ti», que continuam a revelar-se o mesmo desastre! É que das duas...venha o diabo e escolha!

    «Mundo Ao Contrário», uma inédita....é arrasada todos os dias por uma reposição: «Páginas da Vida».

    E os «Destinos Cruzados» levam uma coça diariamente da «Avenida Brasil»!
    E é da SIC a novela preferida dos portugueses, a novela «Dancin Days»!

    A SIC continua a dominar o horário nobre, enquanto que o Cabo domina a liderança do dia!

    A TVI não domina nada!

    Por que é que a TVI anda tão nervosa? Que lhe parece?

    Com a perda do horário nobre...lá se foram os milhões do bolso!

    A SIC continua a dominar o horário nobre, o objetivo de todas as televisões, pois é o mais rentável...e o Luís Marques já não está na Presidência da CAEM!
    A quem vai atribuir as culpas agora?


    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 14:28, não me faça rir!
    A SIC, orientada pelos melhores professores, conseguiu uma nova forma de fazer ficção, que conquistou o público e deitou a da TVI abaixo, pois ninguém é professor de si próprio!

    Nenhuma novela da TVI vence! «Destinos Cruzados», «Mundo Ao Contrário», «Doce Fugitiva», «Doida Por Ti»...qual delas a melhor?
    Cada novela que estreia...fica atrás da sua antecessora!

    Até é ofensa querer comparar a programaçção da SIC, muito diversificada, com a da TVI, que gira à volta dos desgastados «BBS», sem nada de novo!

    ResponderEliminar
  6. Maria veja as audiencias de hoje e analise os seus disparates. Lembre-se que a TVI não tem o publico brasileiro, que esse sim só está habituado a ver novelas. E como você constata a Sic pode ter uma programação diversificada, isto dito por si, mas não adianta pois o que vence na Sic não é nada mesmo que as novelas. Retire as novelas brasileiras e fiquem só com Dancing days e veja para onde vai a Sic. E não diga que a Sic tem diversos programas, pois esses programas são os programas que meteram na Grelha para contrariar os bons resultodos da TVI e mesmo assim não vão lá. Rex para combater Max, Formigueiro para combater NHBSJ, Vale Tudo para combter ATCNME, Splash para combater o BBVip, e estes programas nem sequer foram capazes de ir procurar personagens diferentes da TVI, foram aos programas da TVI e convidaram as pessoas que fizeram sucesso na TVI e mesmo assim os resultados viram-se nenhum destes programas da Sic venceram.E lembro-lhe que a estreia destes programas aconteceram com os programas da TVI a já serem exibidos há muito tempo, a Sic tinha a obrigação de ganhar as estreias porque qualquer programa da TVI quando vai para o ar como estreia é sempre vencedor.

    ResponderEliminar
  7. Ahahahah, Maria, a TVI não domina nada?!
    Pois dominar das 10h ás 18h sem interrupções não é dominar nadam!
    Dominar aos Domingos das 14h ás 24:00 se guidas, não é dominar nada!
    A sic vence, ás vezes, o horário nobre de segunda á sexta, mas sábados e Domingos é arrazada para a TVI.
    E a TVI vence o horario dos Horarios, que é o Domingo á noite!

    ResponderEliminar
  8. Que giro, Anónimo das 16:14!

    Já reparou que esse período que indica, das 10 às 18 horas, é o período menos importante, apenas com anúncios de pomadas para as micoses dos pés, ou outros semelhantes, porque tem menos espetadores e apenas os idosos e reformados podem vê-lo, porque a população ativa tem outras ocupações: aulas nos mais jovens, empregos,desporto, lazer?

    Não são desperdiçados anúncios mais caros, pois caíam em saco roto! Esses anúncios, automóveis, moradias, SPAS, etc... vão para o horário nobre, com mais espetadores, a ultrapassar o milhão!

    Já pensou por que é que a TVI culpa a GfK da perda de milhões´? A razão é essa!

    A TVI perde diariamente para o Cabo na liderança do dia...e para a SIC, na liderança do horário nobre!

    Anónimo das 14:36, ontem apenas o BB» venceu( um dia não são dias!) no horário nobre!
    Entretanto todas as novelas da SIC venceram as da TVI: «Avenida Brasil» venceu os «Destinos Cruzados, «Páginas da Vida», (reposição), atirou para o fundo o «Mundo Ao Contrário», «Cheias de Charme», ( as 3 novelas da TVI tiveram menos espetadores até que o «Preço Certo»)

    Quanto às novelas...recordo-lhe que «Dancin Days» é portuguesinha de gema...e que as novelas da Globo estão a provocar um buracão no cotovelo do seu casaco!
    Procure remédio para a dor de cotovelo!Sim?

    ResponderEliminar