RTP E TVI ABANDONAM A CAEM

terça-feira, 7 de maio de 2013


Chumbo de auditoria leva TVI e RTP a abandonar CAEM...

A estação de Queluz de Baixo e a estação pública decidiram abandonar a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), organismo de autoregulação responsável pela medição das audiências.


A TVI justifica a opção com o facto da CAEM ter ignorado os pedidos da estação e da RTP para a "realização de uma auditoria final ao funcionamento do serviço de audimetria prestado pela GfK", há cerca de uma semana, atuando assim "de uma forma contrária à prossecução do seu fim social, conforme delimitado pelos respetivos estatutos" e demonstrando "não ter a capacidade para ser representativa de todos os interesses do mercado". "A CAEM deixou de estar em condições para ser um instrumento de autorregulação deste mercado", lê-se.

Também a RTP, em nota enviada aos órgãos de comunicação social, veio declarar ter entregue a sua exoneração como associada da comissão de autoregulação, na sequência de ter sido "recusada sem qualquer fundamentação, a validação final do painel e das correções do sistema audimétrico".

"A auditoria foi pedida pela TVI e pela RTP, as quais no seu conjunto representam a maioria das audiências televisivas em Portugal, metade do valor do mercado de publicidade em televisão e suportam 44,5% do custo total do serviço a auditar", adiantou a estação de Queluz de Baixo.

Recorde-se que a decisão de rejeição foi votada em Assembleia Geral, a 30 de abril, com 85% dos votos dos associados, dois votos contra e duas abstenções.

A rutura com a CAEM por parte da RTP e da TVI (na sequência da recusa do organismo em realizar uma auditoria "que seria suportada pela TVI e pela RTP, sem custos para os demais associados da CAEM ou para esta associação", diz a declaração de Queluz de Baixo) surge na véspera de uma nova direção tomar posse. 


Luís Marques, administrador editorial da Impresa, entregará o cargo esta terça-feira, a António Casanova, vice-presidente da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e representante da Unilever Jerónimo Martins.


2 comentários:

  1. Em suma! O querer liderar à força, quando se vê sem força para isso...impele a TVI, principalmente... e a RTP para a anarquia!


    Realmente a ausência de valores tem as suas consequências!
    Não acredito que perante tal atitude, as duas televisões não sofram as consequências...pois ainda há lei em Portugal, graças a Deus!

    A CAEM não é nenhum lugar de infantário! É uma Comissão séria, criada para a auto-regulação!

    Esta pretensa forçazinha, contra 85% dos votos...pode ter consequências graves para as 2 televisões, com reacções infantis!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions