Numa análise entre os meses de março e maio de 2013, veja os canais e respetivos programas que perderam e os que ganharam espectadores, nos diferentes blocos horários do dia.
O consumo televisivo disparou em Portugal. Só no horário nobre há mais 600 mil pessoas a ver o pequeno ecrã. A TVI reforça liderança nas manhãs e tardes, a RTP continua em queda.
Desde que a GfK começou a medir as audiências em Portugal, que o consumo televisivo não pára de aumentar. SIC e TVI são os grandes beneficiados, assim como a TV por cabo. Já os dois canais públicos continuam a perder grande parte do seu público.
A Correio TV analisou os números de audiências entre março e maio deste ano, comparando-os com os mesmos meses de 2012 (os primeiros desde que sistema de medição da GfK começou a ser usado em Portugal), e as conclusões apontam todas no mesmo sentido. Há mais gente a ver televisão em Portugal, seja no total dia ou no horário nobre.
Audiências: No total do dia...
No total dia, entre março e maio desde ano, a audiência média televisiva ultrapassou os 2 milhões de pessoas, uma subida de 258 400 espectadores face aos mesmos meses de 2012. Neste período, a SIC ganhou 67 500 espectadores, atingindo uma média de 454 700 pessoas, o que equivale a um share de 22,5%.
Apesar do bom comportamento, os resultados da SIC foram insuficientes para alcançar a TVI, que acabou por reforçar a liderança. A TVI conquistou 81 200 espectadores, atingindo uma média de 507 900, o que representa um share de 25,1%.
Em sentido contrário, os canais da RTP perderam público. A RTP1 teve menos 6700 espectadores, e a RTP2 perdeu 4100. As duas estações públicas somadas têm uma audiência média de 289 900 pessoas. Já o cabo continua a reforçar a sua posição, conquistando 129 700 espectadores e alcançando um share de 28,1%.
Audiências: No Horário Nobre...
No horário nobre (das 20h00 às 24h00), a tendência é similar. Entre março e maio deste ano, e comparando com os mesmos meses de 2012, o consumo televisivo ultrapassou os 4,5 milhões de espectadores, uma subida de quase 600 mil pessoas. Também aqui, o conjunto dos canais cabo está em grande, ao ganhar 254 700 espectadores, o que significa um share de 24,1%.
Apesar da grande subida, no chamado prime time, o cabo ainda não consegue bater os dois canais privados. Neste período, a SIC conquistou 290 900 espectadores, para uma média de 1 256 700 pessoas e 27,8% de share.
Apesar de ganhar mais do que o concorrente direto, a TVI continua líder no horário nobre. A estação fechou estes três meses com uma média de 1 287 100 espectadores (mais 186 200), com 28,5% de share.
Audiências: Na informação...
Na análise aos principais programas de informação, o "Jornal das 8", da TVI, é o grande vencedor. O formato apresentado por José Alberto Carvalho e Judite Sousa atingiu uma média de 1 237 700 espectadores (26,5% de share) entre março e maio deste ano, uma subida de 214 400 pessoas em comparação com o mesmo período do ano passado.
O "Jornal da Noite", da SIC, com Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa, ocupa o segundo posto, com uma média de 116 3800 pessoas (25% de share), um ganho de 190 600 espectadores.
Por fim, surge o "Telejornal", da RTP 1. Apesar dos vários ajustes ao painel da GfK, o noticiário que tem como pivô principal José Rodrigues dos Santos perde 7800 espectadores. O espaço de informação apresenta uma média de 702 500 espectadores (15,3%) de share.
Nos noticiários da tarde, a classificação é igual. O "Jornal da Uma", da TVI, é líder, com 710 300 espectadores (mais 122 500) e um share de 28,3%. O "Primeiro Jornal" da SIC vem em segundo lugar, que neste período conquistou 86 400 espectadores, atingindo uma média de 621 900 (24,8% de share).
Já o "Jornal da Tarde", da RTP 1, é um dos poucos espaços do canal público a conquistar audiências, subindo a sua média em 96 200 pessoas, para um total de 522 400. O share de 20% conquistado por este noticiário é também um dos resultados mais elevados da estação pública de televisão.
Audiências: No entretenimento das manhãs...
A TVI reforçou a liderança na informação, mas também no entretenimento, sobretudo nos talk shows diários, onde é cada vez mais ‘rainha e senhora'. Nas manhãs, o "Você na TV!", conduzido por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, atingiu uma média de audiência de 425 100 espectadores (31,5% de share), um ganho de 51 200 pessoas. Desta forma, a dupla consegue ter mais audiências do que a soma dos seus dois concorrentes: "Praça da Alegria" e "Querida Júlia".
O "Querida Júlia", com Júlia Pinheiro na apresentação, garantiu mais 21 600 espectadores, chegando à média de 221 900 (16,2% de share).
Já a "Praça da Alegria", com a nova dupla de apresentadores formada por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira, chegam aos 175 100 (13,3% de share). Apesar de seguir em último, este é dos poucos formatos da RTP1 a melhorar o seu registo, com um ganho de 13 800 espectadores.
Audiências: No entretenimento das tardes...
Nas tardes, Fátima Lopes é ainda mais expressiva na conquista de espectadores. O "A Tarde é Sua" foi visto por mais 99 200 pessoas, ultrapassando a média diária de 415 mil espectadores (23,1% de share).
Em sentido contrário, os rivais perderam público. O "Boa Tarde", de Conceição Lino, foi visto por menos 31 300 pessoas, apresentando uma plateia média de 241 400 espectadores (13,5% de share), um dos registos mais baixos da tarde da SIC).
Quanto ao "Portugal no Coração", agora apresentado por José Carlos Malato e Marta Leite Castro, perdeu 54 300 pessoas do seu público. O talk show fechou o período entre março e maio com uma média de 180 600 espectadores (10,7%) de share.
A tvi afinal ganha o Hn. E este mes vai ganhar o HN da semana
ResponderEliminarRua com a conceição lino!
ResponderEliminarCaro Anónimo 20 DE JUNHO DE 2013 ÀS 16:33
ResponderEliminarAconselho-o a ler com atenção o texto... Que se refere a uma análise das audiências entre março e maio. Ou seja, a média de 3 meses de audiências.
O que nada invalida o facto de a SIC ter ganho o Horário Nobre em Maio.
Continue a acompanhar-nos!
A liderança da SIC no horário nobre, já foi reconhecida pelo próprio Marcelo na TVI, quando respondeu a uma pergunta que lhe foi feita!
ResponderEliminarA SIC é líder no horário nobre, no 1º trimestre do ano!
«Dancin Days», «Avenida Brasil», Páginas de VIda» e o Jornal da Noite...são líderes no horário nobre!
E «Cheias de Charme», no prime access, lidera também sobre a «Doida Por ti»!
A TVI apenas ganhou o day time!
Maria A, tal como diz a noticia e o Marcelo, a SIC ganhou o horário nobre em MAIO, mas a TVI ganhou de MARÇO a MAIO (tendo ganho também portanto o trimestre).
ResponderEliminarO único mês ganho pela SIC (horário nobre) foi em MAIO, que foi por uma margem curta, não dando para ganhar, em média com outros meses.