RITA FERRO RODRIGUES IMPEDIDA PELA RTP1 DE IR AO "5 PARA A MEIA-NOITE"

quinta-feira, 20 de junho de 2013


Apresentadora da SIC foi hoje travada pela Direção da RTP1.

Esta quinta-feira de manhã Pedro Fernandes esteve na SIC no programa "Querida Júlia", ele que apresenta esta noite o formato "5 para a Meia-Noite" na RTP1, e que tinha Rita Ferro Rodrigues como convidada, a propósito da divulgação do seu livro: "Deve ser isto o Amor".

Pois bem, hoje, no próprio dia, Rita Ferro Rodrigues foi "desconvidada". A autora do livro, que era nesta condição que ia participar no programa da RTP1, foi vetada pela Direção de Programas da RTP por ser uma cara de outra estação e ter um programa no ar atualmente, o "Portugal em Festa".

Rita Ferro Rodrigues esteve no sábado passado na RTP1, no programa "Herman 2013", de Herman José, a promover o seu livro. E agora ia ao "5 para a Meia-Noite" convidada por Pedro Fernandes que também ele se mostra muito incomodado com este acontecimento.

Através do Facebook, o apresentador diz que já falou com Rita Ferro Rodrigues... "Já lhe pedi desculpa pessoalmente e espero que o programa e a entrevista que tanto trabalho me deram a preparar, possa ser possível um dia", referindo ainda que os motivos são "alheios à sua vontade".

A apresentadora da SIC também já reagiu no Facebook...
Coisas que me deixam muito triste :  
Há cerca de uma semana recebi um convite do programa da RTP “5 para a Meia -Noite” para estar presente , esta quinta -feira , dia 20 , no directo conduzido pelo apresentador Pedro Fernandes , para falar do meu novo livro “Deve Ser Isto o Amor”.  
Aceitei o convite de bom grado: há uma espécie de acordo de cavalheiros entre os canais, de não haver constrangimentos, quando um apresentador ou pivot ou jornalista, lança um livro, de ser convidado pelos outros canais como AUTOR de forma a falar de uma outra dimensão do trabalho (e da pessoa) que nada tem a ver com a televisão.  
Para que esta entrevista fosse preparada , respondi a uma extensa e bem feita entrevista feita pela equipa de conteúdos do programa, respondi a emails da produção do mesmo e organizei a minha vida familiar no sentido de estar presente hoje , às 23 h no estúdio , para o directo.  
Pois , no próprio dia, sou desconvidada. Através da minha editora (incrédula) sou informada que a minha presença não é bem vista pela Direcção de Programas da RTP, «por ser uma cara da concorrência e ter um programa no ar».  
Reparem na falta de chá (para não dizer outra coisa) : fui desconvidada no próprio dia.  
Sei (porque estas coisas se sabem) que esta decisão ultrapassa a equipa de conteúdos do programa e o próprio apresentador.  
Tenho um carinho enorme pela RTP, foi o canal onde nasci como profissional e por isso estou perplexa e muito triste. Na SIC, é com muito prazer que convidamos autores de outros canais, eu em particular lembro -me, de belíssimas conversas que tive com vários autores (José Rodrigues dos Santos, por exemplo) sobre os seus livros numa antena aberta e livre.  
Achei , nestes tempos estranhos em que vivemos , que devia partilhar isto. Porque francamente, acho uma vergonha .  
Claro que tem a importância que tem e há coisas muito mais importantes nesta vida… Mas não é do meu feitio calar-me, perante uma atitude no mínimo, indigna.  
Rita Ferro Rodrigues


7 comentários:

  1. Uma vergonha! E um episódio lamentável numa televisão PÚBLICA!

    É só o que tenho a dizer.

    Parabéns à Rita Ferro Rodrigues pelo seu livro!

    ResponderEliminar
  2. Por um lado acho bem. A Rita acabou de estrear um programa no Domingo... Só um inocente é que pensa que só ia promover o livro. Se fosse ao contrário não acontecia pq na Sic nem pensavam em convidar. Algum dia a Sic convidava alguém de uma estação concorrente precisamente na semana de estreia do novo programa? A RTP esteve mal ao convidar e desconvidar. Nunca devia ter convidado, pelo menos nesta altura.

    Hugo Santos

    ResponderEliminar
  3. Caro Hugo Santos 20 DE JUNHO DE 2013 ÀS 21:24

    É lamentável que pense dessa forma. E não inclua a SIC neste tipo de atitudes, pois já várias foram as caras de outros canais a irem aos programas da SIC promoverem os seus projetos profissionais

    Por exemplo o José Rodrigues dos Santos, Júlio Isidro.

    O que a RTP1 fez é indigno para um serviço público de televisão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas foram na semana em que estreavam um novo programa noutro canal? Essa é a chave do caso. Neste caso não se falaria só do livro mas também dos projectos onde ela está envolvida.
      Compreendo as duas opções, embora como disse, a RTP procedeu mal da maneira como o fez.

      Hugo Santos

      Eliminar
  4. Parabéns Ritinha pelo livro!Tu mereces tudo de bom, és a melhor apresentadora que tem a SIC, só espero que te começem a dar mais valor! Grande beijo

    ResponderEliminar
  5. E lamentavel, vindo de uma estaçao publica em que todos nos contribuimos, incluindo a rita que ate foi uma cara da rtp.

    ResponderEliminar
  6. Para fazer 4% de share... Era igual ter ido ou nao...

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions