RTP E TVI NÃO ACREDITAM MAS TEM DE USAR A GFK PARA OS ANUNCIANTES

domingo, 9 de junho de 2013


Os dois canais contestam as audiências televisivas divulgadas pela empresa, mas utilizam os seus dados para comunicar com os anunciantes...

Apesar de terem rompido com o sistema de medição de audiências da GfK, optando pela Marktest, RTP e TVI continuam a usar os dados daquela empresa para vender publicidade. 


Isto porque os anunciantes só aceitam os números da GfK, considerados pela Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM) como os oficiais... "A faturação aos anunciantes tem sido sempre feita com os dados da GfK", confirma Manuela Botelho. 

A secretária geral da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) refere que: "as agências [de publicidade] estão todas a trabalhar com os dados da GfK e a faturação é feita através delas".

Caso a RTP e a TVI decidam abandonar definitivamente a CAEM e, consequentemente, o sistema de audiências da GfK, o que ainda não aconteceu formalmente, as agências e os anunciantes "dificilmente aceitarão dois modos de faturação", apurou o jornal Correio da Manhã junto de fontes do setor, que dizem ainda "acreditar num entendimento".

"Não seria sustentável", refere André Andrade. O diretor da agência de meios Carat recorda que: "qualquer métrica tem de estar validada por todos os intervenientes" e, segundo decisão da última assembleia geral da CAEM, "essa métrica é o painel da GfK". Ainda assim, este responsável acredita que "o bom senso vai imperar".

Contactada, a TVI recusou-se a comentar, alegando tratar-se de "um assunto interno". A administração da RTP também não quis comentar. 


Recorde-se que a TVI considera que o painel de audiências da GfK é responsável pela perda de vários milhões de euros em receitas publicitárias, assim como a RTP.


3 comentários:

  1. Não acreditam?? Não, meu querido... ela não querem! E se não querem, não é a GFK que as vai obrigar, era o que faltava! Basta a maioria não querer e a GFK vai de vela, paciências...

    ResponderEliminar
  2. Pois não querem... Mas são obrigadas pelo mercado e apresentar os dados da GFK, pois os anunciantes só se regulam por esta.

    Os dados de audiências da Marktest não servem absolutamente para nada.

    Só servem para a RTP e a TVI se enganarem a eles próprias.

    E deve estar mal informado... A maioria acredita e confia na GFK.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions