Os dois canais contestam as audiências televisivas divulgadas pela empresa, mas utilizam os seus dados para comunicar com os anunciantes...
Apesar de terem rompido com o sistema de medição de audiências da GfK, optando pela Marktest, RTP e TVI continuam a usar os dados daquela empresa para vender publicidade.
Isto porque os anunciantes só aceitam os números da GfK, considerados pela Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM) como os oficiais... "A faturação aos anunciantes tem sido sempre feita com os dados da GfK", confirma Manuela Botelho.
A secretária geral da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) refere que: "as agências [de publicidade] estão todas a trabalhar com os dados da GfK e a faturação é feita através delas".
Caso a RTP e a TVI decidam abandonar definitivamente a CAEM e, consequentemente, o sistema de audiências da GfK, o que ainda não aconteceu formalmente, as agências e os anunciantes "dificilmente aceitarão dois modos de faturação", apurou o jornal Correio da Manhã junto de fontes do setor, que dizem ainda "acreditar num entendimento".
"Não seria sustentável", refere André Andrade. O diretor da agência de meios Carat recorda que: "qualquer métrica tem de estar validada por todos os intervenientes" e, segundo decisão da última assembleia geral da CAEM, "essa métrica é o painel da GfK". Ainda assim, este responsável acredita que "o bom senso vai imperar".
Contactada, a TVI recusou-se a comentar, alegando tratar-se de "um assunto interno". A administração da RTP também não quis comentar.
Recorde-se que a TVI considera que o painel de audiências da GfK é responsável pela perda de vários milhões de euros em receitas publicitárias, assim como a RTP.
Não acreditam?? Não, meu querido... ela não querem! E se não querem, não é a GFK que as vai obrigar, era o que faltava! Basta a maioria não querer e a GFK vai de vela, paciências...
ResponderEliminarPois não querem... Mas são obrigadas pelo mercado e apresentar os dados da GFK, pois os anunciantes só se regulam por esta.
ResponderEliminarOs dados de audiências da Marktest não servem absolutamente para nada.
Só servem para a RTP e a TVI se enganarem a eles próprias.
E deve estar mal informado... A maioria acredita e confia na GFK.
subscrevo ;)
Eliminar