HERNÂNI CARVALHO FALA SOBRE OS SEUS 30 ANOS DE CARREIRA

segunda-feira, 15 de julho de 2013


Entrou para a RTP, há 31 anos, por concurso público. Depois de duas décadas de jornalismo na estação pública, tem dado cartas ao longo dos últimos 6 anos como comentador nas manhãs da TVI e da SIC. Hernâni Carvalho não esconde o seu espírito crítico...

Quando lhe ligámos a pedir esta entrevista, a sua primeira reação foi perguntar "o que é que eu fiz de mal desta vez?" É seu costume fazer assim tantas coisas "mal"? "[risos] Não. As pessoas é que se incomodam muito com alguns comentários. A verdade é que tenho 30 anos de carreira e nunca fui condenado em tribunal, mas passo lá a vida."

Porque é que as pessoas se incomodam assim tanto com o que diz? "Provavelmente por ser assertivo no que digo. Não sou mais nem sei mais do que qualquer um de nós, mas olho de forma desassombrada para as coisas e chamo-as pelos nomes. Um touro é um touro. Ponto final."

E agarrar esse touro pelos cornos, como se diz, traz-lhe problemas? "Tem-me trazido ao longo da vida. O importante é fazer as coisas com honestidade. E falar com o advogado para lhe dizer (vamos ter mais um processo porque vou falar esta verdade) [risos]."

Sabe quantos processos tem em tribunal? "Não [risos]. Acho que nem o advogado sabe."

Foi o seu percurso profissional que o levou a ser assertivo ou o facto de o ser é que o encaminhou para o jornalismo? "Provavelmente foi mais esta maneira de ser."

Sempre foi assim? "Sempre. E sempre paguei caro por dizer na cara das pessoas o que pensava delas."

Fez em dezembro do ano passado 30 anos de carreira. Porquê jornalismo? "Não sei... já em miúdo escrevia nos jornais de liceu, da paróquia... Depois, em 1982, entrei para os quadros da RTP por concurso público. Foi na estreia das instalações da RTP na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa. Comecei a colaborar na redação do Telejornal de fim de semana, na altura dirigido pelo Rui Tovar. Lembro-me da primeira investigação que fiz, sobre a aquisição de carros em grupo. Foi uma investigação dolorosa porque nessa altura as câmaras ocultas não estavam assim tão disponíveis [risos]."

Ou seja, começou a trabalhar desde logo na área da investigação e do crime... "Logo. Eu só queria ser jornalista, mas quando somos novos fazemos aquilo que nos deixam. Tinha a vantagem de ter sido militar e voluntário na Cruz Vermelha, por isso estava minimamente dentro dos assuntos da Administração Interna. Como na altura esta área não dava muito glamour e ninguém a queria fazer, lá fui eu."

Trocou o jornalismo pelo comentário. Esse reconhecimento não o fez querer continuar no jornalismo? "Mas se eu amanhã for convidado para ir para uma redação, estou aberto a isso. Têm é de me pagar o que eu mereço [risos]."

Porque passou de jornalista a comentador? "Porque com todos os defeitos que os espaços da manhã possam ter, acabam de fazer mais para esclarecer as pessoas sobre algumas matérias do que 24 de informação. Ali há tempo para isso."

Sente-se a voz de muita gente? "Sinto que há muita gente que se identifica com muitas opiniões ou com os factos. Quando conto que um doente tem urgência em ser operado aos olhos, que o médico lhe diz que só daí a oito meses, é natural que muitas pessoas se identifiquem comigo porque isto é o pão nosso de cada dia dos portugueses."

Pedem-lhe muitas vezes ajuda? "Sim... sim... As pessoas pensam que nós resolvemos os problemas."

O Hernâni é pai e já disse em tempos, que os seus filhos foram ameaçados. Isso não o faz ponderar ser menos frontal? "Muito."

O que é que fala mais alto? "A noção que tenho de lhes dar de comer."

O que mais lhe dizem na rua? "Uma expressão muito engraçada: força!"

Fonte: Noticias TV

0 comentários:

Enviar um comentário

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions