O MEIO RURAL ESTÁ NA MODA NA TELEVISÃO E NA FICÇÃO

terça-feira, 16 de julho de 2013


O campo voltou a estar na moda e não sai do pequeno ecrã, seja através da ficção seja da informação, e já chegou ao discurso do Presidente da República. Famosos explicam porque mudaram de vida e especialistas justificam o que leva os portugueses de volta às hortas.

A nova loucura em torno do regresso ao campo é uma tendência perene ou caduca? Só o tempo o dirá... mas a verdade é que não há semana em que o assunto não seja abordado na informação das televisões.

O coordenador de guionistas da história produzida pela SP Televisão, Pedro Lopes, explica que a escolha do tema se deve ao facto de "está na ordem do dia em Portugal".

As várias "modalidades" de regressar ao campo...
Numa tendência em que nem só os anónimos regressam aos tratores, às alfaias e às sementes, também os famosos parecem, há já uns anos, estar dispostos a trocar a loucura da cidade pelo silêncio do campo.


Maria João Luís, a atriz que se prepara para protagonizar a nova novela da SIC, "Ambição", que se estreia em setembro, não se importa de percorrer com frequência os cerca de 200 quilómetros que separam a sua terra cultivada em Ponte de Sor da televisão, em Lisboa. Acha que o regresso ao campo é uma "realidade que deve ser falada e tratada na ficção", considerando que há uma "aproximação maior" ao meio rural.

Porém, alerta que há duas formas de o fazer e um mundo inteiro a separá-las. "Por um lado, tem que ver com uma vontade muito grande de aproximação ao que é natural, saudável. É uma espécie de chamamento da natureza, que é o meu caso e o de muita gente. Por outro, há quem regresse devido à impossibilidade de continuar a viver na cidade. A crise empurra as pessoas de novo para as zonas onde viveram, é um regresso de gente que vem frustrada e vai tentar sobreviver de novo nos sítios que deixou", especifica a atriz, que tem meio hectare de batatas e no ano passado vendeu tomate para as mercearias locais.

Maria João Luís concilia flores com couves, alfaces, rúcula, beringelas, pimentos. Levanta-se às seis da manhã para regar o milho e cuidar das galinhas, patos, pavões, cães e gatos.

O discurso do regresso ao campo é "idílico", classifica Elisabete Figueiredo, socióloga e professora do departamento de ciências sociais, políticas e do território da Universidade de Aveiro e a liderar o estudo Rural Matters [o rural importa, em tradução literal] que deverá estar concluído em 2015. "É um discurso de quem é bem-sucedido, mas os desempregados que vão viver para o campo em condições difíceis espelham outra situação, e que até poderá ser em maior número."

Embora não haja dados concretos sobre a "migração" da cidade para o campo e que parece, através da televisão, ser em massa, a professora diz que há três maneiras de abordar o movimento: "Primeiro, há um apelo político para a necessidade de voltar ao campo e à agricultura, ainda há pouco tempo se ouviu falar da reabilitação do programa TV Rural. Há um louvor ao campo que é sintomático neste tempo de crise". 

É aqui que o discurso do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no 10 de Junho se inscreve porque, recorda a sociólogo, "ele falou do regresso à agricultura e ao rural".

Fonte: Noticias TV

0 comentários:

Enviar um comentário

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions