Novidades de
verão...
SIC e TVI garantem uma luta
renhida pela liderança das audiências com formatos de entretenimento originais
e divertidos. Já a RTP investe nos eventos desportivos.
Há muito conhecida como uma época
de repetições e de formatos de baixo orçamento e não de aposta em novos
produtos televisivos, o verão de 2013 parece querer marcar uma inversão na
tendência.
SIC e TVI preparam para as próximas semanas diversas estreias na área do
entretenimento, com programas de dança, música e apanhados, e alguns especiais
que prometem animar ainda mais a época estival. Quanto à RTP, garante trazer à
antena grandes eventos desportivos e percorrer, uma vez mais, o País de Norte a
Sul.
O aumento da competição entre estações, a maior disponibilidade de público, mais presente em frente aos televisores devido à crise, e a necessidade de fidelizar audiências em tempos de ‘emagrecimento’ das receitas publicitárias, são as principais razões apontadas por críticos e responsáveis das televisões para o ‘novo despertar’ dos canais generalistas.
Na TVI... a principal aposta é "Dança Com as Estrelas", o novo programa de Cristina Ferreira, que deverá estrear a 28 de julho e será emitido todos os domingos à noite, substituindo "Big Brother VIP" que terá a final marcada para o fim de semana anterior, dia 21.
O aumento da competição entre estações, a maior disponibilidade de público, mais presente em frente aos televisores devido à crise, e a necessidade de fidelizar audiências em tempos de ‘emagrecimento’ das receitas publicitárias, são as principais razões apontadas por críticos e responsáveis das televisões para o ‘novo despertar’ dos canais generalistas.
Na TVI... a principal aposta é "Dança Com as Estrelas", o novo programa de Cristina Ferreira, que deverá estrear a 28 de julho e será emitido todos os domingos à noite, substituindo "Big Brother VIP" que terá a final marcada para o fim de semana anterior, dia 21.
A proposta é pôr figuras públicas a dançar, ao mesmo tempo que são avaliadas
por um júri que comporta alguns especialistas na área. Os espectadores, mais
uma vez, deverão escolher os vencedores. O programa marcará a estreia de Cristina Ferreira, a solo, num programa de
grande entretenimento noturno.
Na SIC... estará "Killer Karaoke". Apresentado pela dupla César Mourão e Andreia Rodrigues, o formato, original dos Estados Unidos, colocará anónimos, mas também alguns famosos, em situações insólitas (por exemplo, numa piscina com cobras ou a receber choques elétricos), ao mesmo tempo que cantam músicas como num vulgar karaoke.
Na SIC... estará "Killer Karaoke". Apresentado pela dupla César Mourão e Andreia Rodrigues, o formato, original dos Estados Unidos, colocará anónimos, mas também alguns famosos, em situações insólitas (por exemplo, numa piscina com cobras ou a receber choques elétricos), ao mesmo tempo que cantam músicas como num vulgar karaoke.
Apesar de estas serem as
principais apostas, as privadas prepararam mais estreias. Na SIC, regressa "Minutos Mágicos", com o ilusionista Mário Daniel, aos sábados à noite. O
programa de apanhados "Não Há Crise" também está de volta desta vez com Rita
Andrade e o ator João Ricardo, que pela primeira vez aceitou um desafio na
apresentação... "É a minha estreia, estou expectante
com o que vai acontecer mas, ao mesmo tempo, entusiasmado e contente", confessou João Ricardo.
"Na realidade só vamos ter
um programa novo [Karaoke Killer], os outros formatos [Minutos Mágicos e Não Há Crise] já vinham de trás", explica Luís Marques, Diretor Geral da SIC. O responsável diz ter "boas
expectativas" no formato conduzido por Andreia Rodrigues e César Mourão:
"É um programa de verão, que pode fazer bem junto da audiência".
"E a dupla, por ser divertida e já ter cumplicidade, é muito a cara do
programa".
Quanto à TVI, lança dois novos
formatos com caras bem conhecidas da estação. O primeiro, adaptado do original "The Boxing Glove" (em tradução livre, "A Luva de Boxe"), terá apresentação de
João Paulo Rodrigues e Vera Fernandes, e será exibido de segunda a sexta-feira após o "Jornal das
8", em substituição dos diários de "Big Brother VIP". O programa deve envolver luvas de boxe, piscinas e gelo.
A outra aposta é um
espaço de apanhados, "Só Tu Para Me Fazeres Rir", que deverá estrear no fim do mês, conduzido por Nuno Eiró,
e que contará com a participação de Toy, Marisa Cruz, entre outros figuras
conhecidas da estação.
Na RTP... a grande aposta são os
eventos de natureza desportiva. O canal público emitirá, mais uma vez, a "Volta
a Portugal" em bicicleta, numa operação que envolverá vários meios da estação e
será antecedida, diariamente, pelo espaço "Há Volta", emitido em direto do
local onde, em cada dia, termina a etapa da prova rainha do ciclismo nacional. José
Carlos Malato e Jorge Gabriel são dois dos nomes destacados para esta
cobertura. Mas não só de ciclismo se fará o verão da RTP. O futebol também terá
uma presença assídua na antena da estação, com a emissão de diversos jogos de
pré-época.
Em antena está já o tradicional programa diurno, "Verão Total", que
percorre o País para mostrar as tradições gastronómicas, culturais
e as propostas de lazer de cada região. A RTP decidiu ainda prolongar "Aqui
Portugal", conduzido por Sónia Araújo e Jorge Gabriel, e que será emitido todos
os sábados até ao fim da época estival. O canal público
estreia a nova versão de "Só Visto!", que tem em Sílvia Alberto como apresentadora.
"O verão da RTP é muito
tradicional. É uma época feita de proximidade. Queremos apostar numa oferta
mais ligeira, numa televisão para se estar sem ser preciso acompanhar com tanta
intensidade", afirma Hugo Andrade, Diretor de Programas da
RTP. "Vamos para a estrada fazer
quilómetros e estar junto das populações. Precisamos deste contacto para ver se
recuperámos a ligação emocional dos portugueses com a RTP".
Manuel Falcão, diretor-geral da
agência de meios Nova Expressão, acredita que "há atualmente uma luta
maior pelo horário nobre do que existia há uns meses", o que justifica a
necessidade de "manter a audiência fixada". Uma das armas para esta
luta será, na opinião deste responsável, apostar em conteúdos novos, que chamem
a atenção do espectador.
"Depois há outra realidade: a sazonalidade do consumo de televisão é mais
reduzida do que há uns anos, quer por as pessoas, em função da crise, saírem
menos de casa, quer por outras razões de mobilidade", acrescenta Manuel
Falcão, que aponta assim para a menor quebra do consumo televisivo no verão
quando comparado com igual período de anos anteriores.
Isto "obriga os canais a
olhar para a programação com mais atenção", pois é "fundamental
tentar continuar a manter a liderança em alguns segmentos horários".
"A SIC tomou conta da agenda, com a liderança em alguns períodos, e isso
obriga a TVI a dar resposta", defende o diretor-geral da Nova Expressão,
que vai mais longe e diz acreditar que as movimentações de verão "anunciam
uma reentré muitíssimo disputada".
Para Rui Teixeira da Motta todas
as produções que tenham características de entretenimento "são bem-vindas
no verão", uma época "em que as pessoas querem descansar as
mentes". No entanto, o presidente da Associação de Telespectadores (ATV),
distingue dois tipos de entretenimento: o "meramente popular", que
"não acrescenta nada", e o que "tem um enquadramento histórico e
um papel cultural".
"O entretenimento ‘Quim
Barreiros’ puro e simples é pouco para as televisões, sobretudo para a
pública", diz Teixeira da Motta, criticando formatos como "Aqui Portugal", "Verão Total", ambos da RTP1, "Portugal em Festa", da SIC, e "Somos Portugal",
da TVI. "Não basta apresentadores simpáticos e umas comparsas
mais ou menos vestidas ou despidas", acrescenta o responsável da ATV.
"A televisão está ‘apimbalhada’ e isso tem de acabar pois o povo não é
pimba".
Fonte: Correio da Manhã
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