LOURENÇO MEDEIROS: O HOMEM QUE MOSTRA O FUTURO NA SIC...

quinta-feira, 22 de agosto de 2013


Apaixonado mas não viciado em novas tecnologias, Lourenço Medeiros é o "mensageiro" do mundo moderno e do que aí vem. Na rubrica "Futuro Hoje", no "Jornal da Noite" da SIC, o jornalista revela ao país os novos jogos, telemóveis, carros elétricos e 'tablets'...

O aventureiro Tintin e os seus companheiros estão na redação da SIC. Indiferente ao gigante teclado preto, Tintin conduz um jipe e a grande velocidade contorna as canetas e os auscultadores em cima da secretária de Lourenço Medeiros. Não, isto não é ficção. "É realidade aumentada". "Temos algo de real, que serve de referência a um objeto virtual. Neste caso, temos o carro do Tintin. Com uma folha de papel que serve de referência, colocamos a imagem animada em cima", explica em linguagem simplificada.

A exercer funções na SIC desde 1999, Lourenço Medeiros, de 50 anos, traz há "cerca de seis anos" as últimas novidades de telemóveis, jogos, computadores, carros elétricos, entre outras. "Não sei se sou o homem do futuro. Eu mostro o presente... Dou a conhecer, sobretudo, coisas que já existem e que muita gente ainda não usa ou não sabe que existem. Tento mostrar a vanguarda do hoje".

A sua ligação ao mundo dos gadgets e novas tecnologias aconteceu por culpa da Internet. "Quando a Internet apareceu eu já era jornalista e passava a vida a chatear os meus chefes (risos)! Pedia-lhes para fazer peças sobre o assunto e passava a vida a dizer: 'A Internet vai mudar o mundo!' Achavam-me meio louco!".

Nascido a 24 de abril de 1963, Lourenço Medeiros faz as primeiras peças para televisão ao serviço da RTP. "Fiz um pouco de tudo, fiz muita banda desenhada. Eu adoro banda desenhada. Sou fã do Tintin e do Astérix, e de outros autores de banda desenhada".

É, porém, à boleia de um convite que Lourenço Medeiros chega à SIC para falar aos portugueses das novidades tecnológicas. "José Alberto Carvalho, que estava na altura na SIC, chamou-me para trabalhar para a SIC Online e para a SIC Notícias. Mais tarde, Alcides Vieira [diretor de informação da SIC]convidou-me a desenvolver esta marca e foi assim que surgiu o "gajo das tecnologias" ou, como me dizem na rua, "o gajo dos telemóveis!".

Por culpa da TV e de "Futuro Hoje", Lourenço Medeiros rapidamente ganhou o rótulo e é, desde há muito, solicitado para dar conselhos e dicas. "Na rua, as pessoas vêm ter comigo e dizem-me que compram telemóveis por minha culpa (risos)! Dizem que os compram porque eu digo na televisão que os equipamentos são bons! Mas eu nunca digo que as coisas têm ou não qualidade, só as apresento! E quando estou na Fnac, perguntam-me sempre se devem comprar determinado portátil".

Também nos corredores da SIC o jornalista é muito procurado pelos colegas que têm dúvidas sobre computadores, telemóveis ou outras tecnologias. "Aqui, na SIC, todos os dias me fazem 500 perguntas! Ao contrário do que possa parecer, eu não sou a pessoa adequada para responder a estas coisas (risos)! Eu só posso responder do ponto de vista do utilizador intensivo porque é isso que sou...", solta em tom de desabafo.

Nada que o deixe desconfortável, garante: "Não me causa transtorno... As pessoas são muito simpáticas. Acho que às vezes frustro um bocadinho as expectativas de quem me procura".

Fonte: Noticias TV

0 comentários:

Enviar um comentário

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions