SIC REJEITOU SUPER NOVELA DA TV GLOBO: "CORDEL ENCANTADO"

domingo, 13 de outubro de 2013


Já é conhecida mais uma telenovela brasileira que a SIC rejeitou exibir...

Isto porque o canal "Globo" em Portugal já promove a sua próxima telenovela inédita para o horário das 20:00. Trata-se de "Cordel Encantado", que vai substituir já em outubro a telenovela "A Vida da Gente", também rejeitada pela SIC.

"Cordel Encantado" é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo para o horário das 18 horas entre 11 de abril e 23 de setembro de 2011 em 143 capítulos.

Foi a terceira colaboração das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, depois de "O Profeta" e "Cama de Gato" (A Armadilha), e conta com a direção de Gustavo Fernandez, Natália Grimberg, Thiago Teitelroit e direção geral de Amora Mautner e direção de núcleo de Ricardo Waddington.

A trama unanimemente foi considerada pela crítica especializada como inovadora, por ter como cenário o sertão brasileiro, com o romance dos protagonistas narrado como um conto de fadas, mas com a temática da literatura de cordel. A jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, chegaria a declarar que a produção seria "a mais impressionante produção das 18h já apresentada pela Globo. "Cordel Encantado" foi a única novela das seis a ter conquistado o troféu imprensa de melhor telenovela.

No elenco estão atores como: Bianca Bin, Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Nathália Dill, Jayme Matarazzo, Domingos Montagner, Zezé Polessa, Marcos Caruso, Luiza Valdetaro, Carmo Dalla Vecchia, Lucy Ramos, Matheus Nachtergaele, Osmar Prado, Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães.

Crítica:
Os primeiros capítulos de "Cordel Encantado" foram geralmente bem recebidos pela crítica. A jornalista Patrícia Kogut escreveu que "a novela lembra um conto de fadas, faz referências literárias, à História, a filmes famosos e neste ponto é até bem pop" e chamou o folhetim de "coerente e lógico, ao mesmo tempo fantástico", dizendo que a "improvável" ligação entre um reino fictício e o sertão brasileiro foi feita de forma "convincente". Ela continuou, "não tem apenas uma história boa, saborosa, uma fábula cativante até dizer chega. Sua realização também merece todos os elogios. O uso da câmera F35 nas sequências tanto da França quanto em Sergipe fez a diferença, atribuindo à imagem textura e qualidade especiais [...] Cenários, figurinos, luz, tudo é impecável". Ela também fez elogios ao elenco, apesar de criticar o retorno de atores que acabaram de finalizar uma novela no canal.

Mauricio Stycer, crítico da UOL, afirmou que a novela "encheu os olhos com um conjunto de qualidades que parecia esquecido: elenco bem escalado, ótimo texto, direção de verdade e padrão de cinema". Apesar de comentar que "na mistura de literatura de cordel, misticismo religioso, cultura popular e tradição europeia que a embala, a novela ecoa, aqui e ali, Auto da Compadecida", ele concluiu que "Cordel Encantado se destina a um público interessado em algo mais leve, sem a malícia da novela das 19h nem a crueza da trama das 21h. Mas poderia muito bem ocupar tanto um horário quanto o outro". 

Fernando Oliveiro, colunista do IG, considerou que "há tempos não se via uma novela tão bela quanto "Cordel Encantado" [...] Fotografia belíssima, atores inspirados – ok, o sotaque nordestino é bem forçado – e uma história afiada".

"Cordel Encantado" estreia dia 27 de outubro, às 20:00, em exclusivo no canal Globo em Portugal.

"Cordel Encantado" é uma telenovela das mesmas autoras de "A Armadilha" que foi um sucesso de audiências no horário das 14:30 na SIC. No entanto, isto tudo não chegou para a SIC comprar a telenovela que foi um sucesso de audiências no Brasil.


11 comentários:

  1. Preferiu sangue bom e agora deve se estar a arrepender, esta longe de igualar fina estampa, morde e assopra e cheias de charme, assim teve que por senhora do destino as 18h para subir o horario, uma novela com grandes possiblidades de levantar o horario das 14h e dar um bom impulso ao boa tarde

    ResponderEliminar
  2. E quando parecia que a SIC estava num bom caminho para a liderança, eis que comete erro atrás de erro e os resultados estão à vista. "Senhora do destino" devia passar às 14h e deviam ter apostado noutra novela inédita para as 18h, uma vez que "Sangue bom" não está a convencer. Outro erro vou terem apostado n' "A guerreira" para o fim da noite. Outra reposição nesse horário servia perfeitamente, como ficou provado com "Páginas da vida" e tinha-se poupado dinheiro. Não gosto da programação da TVI, mas a da SIC também me fascina cada vez menos. Assim não vai a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  3. Realmente -.- ainda bem que vai passar no canal globo para eu poder ver
    Mas para mim a melhor novela do horário foi Morde e Assopra!

    ResponderEliminar
  4. grande erro por parte da sic... esta novela iria arrasar no horário :(

    ResponderEliminar
  5. Fizeram o mesmo com "Aquele Beijo" e com "Guerra dos Sexos", duas novelas de cujos elencos faziam parte alguns dos melhores e mais bem sucedidos actores portugueses - Ricardo Pereira, Maria Vieira, Marina Mota e Paulo Rocha! Essas duas novelas, inacreditavelmente, também foram relegadas para a Globo Portugal e obviamente, teriam sido uma mais valia em termos de audiências para a SIC! Enfim... por alguma razão a SIC continua a lamber os calcanhares da TVI...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foram otimas novelas com atores nossos..

      Eliminar
    2. E foram boas novelas.. Como esta Cordel Encantado.. até parece que a Sic está a perder..Só quer manter as que tem figuras mas não está a apostar em mais novidades assim não vai lá...

      Eliminar
  6. Erros nas novelas:
    Rosa Fogo ao almoço
    Senhora do destino às 18
    e Sangue Bom às 19

    Mais Erros:
    Portugal em Festa e a organização de Alta, Fama, E-Especial
    Manhãs e Tardes de Fim de semana com bons filmes precisa-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIC devia apostar com cinema nas manhãs
      Sábado e Domingos:
      09:00-A Casa de Anúbis
      10:00-Rex,O Cão Polícia
      11:30-Cinema:

      Eliminar
  7. Ao domingo a média está arruinada porque as manhãs e as tardes são uma miséria. Factor X sozinho não faz milagres.

    ResponderEliminar
  8. Mais grave foi o que fizeram com as novelas da globo onde entravam atores portugueses e estou a referir-me a Negocio da China, Aquele Beijo ou A Guerra dos Sexos.Em vez de aproveitarem e promoverem de forma positiva e exaustiva o facto de nessas novelas entrarem os nossos actores todos eles muito queridos pelo público português desprezaram essas 3 novelas sem razão nenhuma quando tudo indicava que poderiam ser mais valias para as audiências da sic.E é curioso verificar que nenhum desses atores (com excecção do Ricardo Pereira),como o Paulo Rocha,a Maria Vieira,o Joaquim Monchique,a Carla Andrino ou a Marina Mota colaboram com a sic o que nos deixa a pensar que por isso mesmo é que trataram essas novelas da forma que trataram!A sic está a perder porque tem pessoas medíocres a geri-la e essas pessoas ainda não descobriram que a televisão é um negócio que precisa dos melhores e dos mais populares para obter bons resultados.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions