ESCRITORA REVELA-SE NO PRÓXIMO "ALTA DEFINIÇÃO"

sexta-feira, 14 de março de 2014


No próximo sábado às 14h na SIC...

Pode assistir a uma conversa deliciosa. A escritora revela-se numa entrevista sobre si, mas também sobre o amor, sobre homens e mulheres. Absolutamente imperdível!

Rita Maria Roquette de Quadros Ferro, mais conhecida como Rita Ferro, é uma escritora portuguesa e vai ser a próxima personalidade a ser entrevistada por Daniel Oliveira.

Estudou design e foi professora de Publicidade. Começou a publicar em 1990 tendo também colaboração dispersa na imprensa, nomeadamente na revista Ler e nos jornais Diário de Notícias e A Capital. Participou em diversas conferências e colóquios e publicou mais de 20 romances. Publicou, entre outras obras, "Uma Mulher Não Chora", "Os filhos da mãe", "A menina é filha de quem?". Miguel Real colocou Rita Ferro na categoria de Realismo Urbano Total, distinguindo-a da famigerada Literatura Light. A sua obra está publicada em Espanha, no Brasil e na Croácia.

Durante 11 anos exerceu o cargo de redactora de publicidade nas Selecções do Readers Digest. Iniciou a sua carreira literária, em 1990, com a publicação do romance "O Nó na Garganta". Seguiram-se os livros "O Vestido de Lantejoulas" (1991) e "O Vento e a Lua" (1992).

Em 1994 apresentou, conjuntamente com Mário Zambujal, o programa "Quem conta um conto" na RTP2. Está representada em algumas antologias, nomeadamente em "O Mistério de Lisboa", seleção de textos de autores portugueses sobre Lisboa, (Editora Relógio d’Água, 1994).

Em 2000 estreou em Valongo (Porto), a peça "O Menino dos Olhos Grandes", de Júnior Sampaio, a partir de crónicas de sua autoria. O romance "Uma Mulher não Chora" foi editado em 2002. Com a sua filha Marta lança o livro "Desculpe lá, Mãe". Em conjunto com a sua irmã, Mafalda Ferro, elaborou a fotobiografia "Retrato de Uma Família: Fernanda de Castro, António Ferro e António Quadros".

Em 2011 publicou o seu primeiro romance autobiográfico: "A menina é filha de quem?", distinguido com o Prémio Pen Clube Português de Narrativa 2012. Integra o Conselho Consultivo da Fundação António Quadros.

Atualmente é convidada habitual do programa "Conversa de Raparigas na Antena 3".

Fonte: SIC / SIC Blog

2 comentários:

  1. Entrevista extraordinária, adorei, como mulher, achei a melhor e mais humana e sincera de todas feitas até aqui!

    ResponderEliminar
  2. Excelente entrevista! Andava "por aqui" à procura para ouvir novamente!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions