Notas Soltas

terça-feira, 29 de junho de 2010

TEMA DA SEMANA: GRAFISMO SIC

Foi em Novembro de 2007 que foi estreado o novo estúdio da informação, com a aposta na dupla Clara/Rodrigo para apresentar o “Jornal da Noite” que apareceu pela primeira vez sem o ticker, o famoso rodapé de informação. Porém, dois anos depois em Novembro de 2009 a SIC fez uma pequena alteração no visual da sua informação. Digo pequena porque o estilo de rodapé dos noticiários pouco mudou, manteve o mesmo formato, sendo o laranja escuro, o vermelho e o cinzento as cores a predominarem, a dupla terminou e continuou sem o ticker, o rodapé de informação ao fundo.
Passado quase um ano desde a última alteração, e passados quase três anos deste formato de rodapés penso que está na altura de renovar os rodapés dos espaços informativos da estação, adoptando um modelo novo. Acho que o actual modelo está gasto e já cansa, até porque a RTP1 e TVI já renovaram os seus posteriormente.
Para mim, o estúdio e os cenários estão bem e não faria alterações, pois eles transmitem a marca de qualidade e sobriedade da informação SIC.

Qual a sua opinião?

14 comentários:

  1. 2penso que está na altura de renovar os rodapés dos espaços informativos da estação, adoptando um modelo novo. Acho que o actual modelo está gasto e já cansa, até porque a RTP1 e TVI já renovaram os seus posteriormente."

    A RTP limitou-se a COPIAR o rodapé da SIC Notícias.

    Eu estou farto deste visual. Mas o principal problema é quem apresenta o Jornal. Pedro Mourinho sozinho ou com Maria João Ruela de segunda a sexta seria fantástico.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a SIC devia fazer uma remodelação total nos estúdios e nos grafismos na Informação, genero Diário da Manhã com aquele estúdio por trás, e claro com duplas. Apostaria em Andreia Vale e Pedro Mourinho para o Primeiro Jornal (ao fim de semana o Bento ramos).
    De segunda a Sexta no Jornal da Noite, Clara de Sousa e Rodrigues Guedes de Carvalho ;)

    ResponderEliminar
  3. *Eu não queria dizer Diário da Manhã peço desculpa, referia-me à Edição da Manhã e ao seu estúdio.

    ResponderEliminar
  4. Eu sincramente não vejo necessidade nenhuma da SIC mudar os seus grafismos da informação. Para mim são os melhores da Televisão Portuguesa!

    Acho que neste momento a SIC tem problemas bem mais graves para resolver como a sua manha e o seu horário nobre!

    ResponderEliminar
  5. Sim, até concordo com o João Pedro. A começar pelo flop Salve-se Quem Puder que devia terminar agora no final de Julho e acho que a SIC devia apostar num programa género Fear Factor, onde o publico tinha de superar várias provas, ao genero de Jogos sem Fronteiras, dentro do genero.

    Mas acho que a Informação devia dar uma lufada de ar fresco em Setembro, nada assim de muito radical, mas alguma coisa, a começar pelas duplas.

    ResponderEliminar
  6. Concordo que as duplas deveriam voltar ao Jornal da Noite, fazem realmente falta pois era uma imagem de marca quando este novo estudio foi estreado!

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que apostar na Andreia Vale e o Pedro Mourinho, era uma boa aposta para o Primeiro Jornal, acho-a uma boa profissional, pelo menos conduz muito bem o Diário do Mundial e acho que um espaço de Informação seria optimo, porque senão vejamos a TVI a essa hora tem exactamente uma jovem jornalista (Ana Guedes Rodrigues) igualmente competente e profissional.

    ResponderEliminar
  8. Gosto da ideia das duplas voltarem. É uma lufada de ar fresco e permite dinamizar um formato que por ser informativo às vezes torna-se mecânico.

    Eu não gosto do grafismo actual da informação, mas também acho que existem problemas maiores que urge resolver primeiro.

    Salve-se quem puder não aguenta assim até Agosto. Que venham os malucos do riso, é mais uma reposição mas pior também não fará.

    JMR

    ResponderEliminar
  9. Eu apostaria em duplas para a apresentação dos noticiários na SIC, pois foi uma marca forte que existiu na SIC Noticias.
    Quanto aos grafismos como eu referi no texto acho que está na altura de serem renovados, e voltar a barra de noticias ao fundo, dá mais dinamica aos Jornais.

    ResponderEliminar
  10. Não se esqueçam que vai começar a ser construída a cidade IMPRESA em Carnaxide.. A inauguração deverá ser no dia 6 de Outubro de 2012, dia em que a SIC completa 20 anos.
    Penso que será nessa altura, que a SIC vai voltar a mexer no grafismo e cenário da Informação.

    Espero que com o "nascimento" da cidade IMPRESA a SIC ganhe uma nova redacção, ao estilo da SKY News..

    (alguem consegue arranjar o video da reportagem da apresentação da cidade IMPRESA??)

    ResponderEliminar
  11. Sondagem sobre o garfismo da SIC e a siua alterção na barra lateral do blog.

    ResponderEliminar
  12. Eu sou a favor das duplas na apresentação dos Jornais, e eu punha:
    Jornal da Noite: Clara de Sousa/Rodrigo Guedes de Carvalho
    Primeiro Jornal: Ana Lourenço/Pedro Mourinho
    Edição da Manhã: Rita Neves (está na sic noticias) semanalmente alternando com João Moleira

    ResponderEliminar
  13. Primeiro JORNAL: Bento e Andreia Vale
    Jornal da Noite : Clara e Pedro Mourinho

    ResponderEliminar
  14. A Rita Neves, sem qualquer dúvida... só não a consigo descobrir

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions