A mentalidade dos portugueses em números

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.

Audiências da passada Segunda-feira:

Espírito Indomável – 15.6% e 37.8% de share

Mar de Paixão – 11.2% e 32.3% de share

Telejornal – 10.9% e 26.1% de share

Jornal Nacional – 10.6% e 25.2% de share

Jornal da Noite – 10.1% e 24.4% de share

O Preço Certo – 10.1% e 28.3% de share

Laços de Sangue – 10.0% e 26.6% de share

Morangos com Açúcar VIII – 9.1% e 25.3% de share

Escrito nas Estrelas – 8.7% e 24.2% de share

10º Ficheiros Médicos – 7.9% e 18.9% de share

Que os portugueses gostam muito de novelas e noticiários já não é novidade. Basta olhar para cima para ver que metade dos programas mais vistos do dia foram novelas, e com os três principais noticiários a fazer companhia. A única raridade surgiu com o concurso da RTP1. Quero com isto dizer, que considero lamentável o resultado de “Ficheiros Médicos” que teve esta semana o seu segundo programa. Registou apenas 7.9% e 18.9% de share, foi o pior share dos 10 programas SIC e o segundo pior share dos 15 programas mais vistos do dia. Quando na estreia na semana anterior teve 9.4% e 21.8% de share. Um programa excelente, inserido numa linha de programação da SIC sobre saúde e bem-estar, que mostra casos reais com pessoas reais. Nada é ficção, não existem actores. O segundo programa mostrou dois casos bastante interessantes, e foi possível acompanhar todo o processo daqueles dois pacientes. Os casos são explicados de forma simples mas detalhada sendo possível uma total compreensão dos assuntos.

A mentalidade dos portugueses talvez ainda não esteja preparada para ver este tipo de formatos, ou se está, não os querem ver. É pena. Quando a televisão proporciona programas interessantes e educativos, não se lhe dar o devido valor.

Depois que não se queixem de overdose de novelas, programas de humor repetidos ou apanhados enlatados requentados. Como eu penso, os espectadores vêm o que lhes é proporcionado, ou seja, mais do mesmo. Quando as estações decidem arriscar e inovar, por vezes são obrigadas a voltar atrás.


Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

12 comentários:

  1. Concordo contigo plenamente, ja tenho salientado isto varias vezes mas acredita que se fosse na tvi era um sucesso como é toda a trampa que là dà, é esta infelizmente a mentalidade da maior parte dos Portugueses.

    ResponderEliminar
  2. jose,
    para não provocar polémicas desnecessárias, gostaria que não se referisse nesse termo à programação da TVI.

    Pode não se gostar, mas deve-se respeitar. :)

    ResponderEliminar
  3. também concordo com o que aqui foi dito, eu acompanho o programa ficheiros médicos não por gostar imenso da sic e dos seus programas mas sim porque ficheiros médicos é interessante e educacional e a meu ver bem estruturado, chega de novelas e programas que só dão mais do mesmo, eu via a tvi por causa das novelas e dos reality shows por unn bons anos foi o meu canal de eleição, mas chegou a um ponto em que se tornou enjoativo as novelas, 3 novelas por noite é dose, nada contra a tvi porque só a vejo para ver filmes.

    ResponderEliminar
  4. os portugueses não apreciam os programas de qualidade e educativos e isso vê-se pelo simples facto da liderança ao longo dos ultimos 6 anos não ser da SIC, porque se os portugueses vissem o que tem qualidade, o que é diversificado, pedagógico e educativo a SIC estaria em 1º lugar...

    ResponderEliminar
  5. Por amor de deus! Mentalidade? Mas tu pensas que estás a falar com maluquinhos ou quê?

    Meu deus, onde o fanatismo chega... Lá porque o programa é um flop não têm de ofender os leitores! O artigo é um autêntico insulto. Eu achei ofensivo.

    Eu gosto das novelas da TVI e por não ver um programa que vocês dizem ter qualidade, já referem "mentalidade"? Enfim, tratem-se...

    Pessoalmente, eu não vejo o programa por duas razões: Primeiro, estou agarrado à novela da TVI porque também tem MUITA qualidade e não a vou deixar de ver. Segundo, não vi nenhuma promo que achasse minimamente cativante. E Terceiro, a minha "praia" não é a medicina, por isso não acho o programa interessante tendo em conta os meus objectivos de vida.

    Antes de publicarem os artigos pensem um pouco mais...

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar, não me conhece de lado nenhum para me tratar por "tu".

    Em segundo, se considera a rubrica um insulto, é porque se sente atingido... E quanto a isso não posso fazer nada.

    Continue a ver a TVI, ninguém lhe disse para mudar.
    Apenas dei na rubrica minha opinião sobre o assunto em questão.

    ResponderEliminar
  7. É claro que me senti atingido. Eu não vejo o programa... E então? Vocês é que pensam que por esse programa de qualidade ser um flop é porque as pessoas têm uma mentalidade "diferente"...

    É óbvio que as pessoas que estão habituadas a ver uma novela não a vão deixar de ver. Além disso, o programa pode ter qualidade mas o facto de ser sobre medicina tira-lhe uns pontos...

    Eu não acho o programa interessante para mim pura e simplesmente porque não sigo nem quero seguir medicina. É por isso que já é referido "mentalidade"?

    Você (se é assim que quer) podia ter referido que o programa é de qualidade, tudo bem. Agora referir-se assim às pessoas? Um bocadinho de mais respeito não lhe fazia mal nenhum.

    ResponderEliminar
  8. Não faltei ao respeito a ninguém, caro Anónimo.

    Apenas referi na rubrica a verdade.

    Analisar audiências, dizer o que os portugueses mais gostam de ver, é um facto.

    Sim, é a mentalidade dos portugueses, gostam imenso de ver novelas e noticiários, pois estes estão sempre no topo da tabela dos mais vistos.

    E agora, o que quer? Factos, são factos. Ou não vê as audiências todos os dias?
    Se é um dos espectadores que não vê o programa, e se não lhe desperta interesse como diz, não veja.

    Felizmente parece que a mentalidade está a mudar, pois os canais cabo estão a subir cada vez mais.

    ResponderEliminar
  9. Não faltou ao respeito de ninguém?

    "A mentalidade dos portugueses talvez ainda não esteja preparada para ver este tipo de formatos, ou se está, não os querem ver."

    "Felizmente parece que a mentalidade está a mudar, pois os canais cabo estão a subir cada vez mais."

    O que você deu a entender foi que para si o que é de qualidade e não tem os resultados esperados tem a ver com a "mentalidade" dos telespectadores. Disse que a mentalidade não estava preparada, entre outros. Parece que está a falar dos homens das cavernas! Eu considero ofensivo, sinceramente.

    Cada um vê o que quer e ninguém é obrigado a ver nada. Se as pessoas vêm é porque gostam.

    Você pode perfeitamente analisar audiências e dar a sua opinião sobre os programas. Mas veja lá como comenta os assuntos... Tenha um pouco mais de moderação, porque vocês está a escrever um artigo e não um comentário de fórum.

    ResponderEliminar
  10. É apenas a sua opinião.

    Respeito, mas discordo.

    Não retiro nada daquilo que disse.

    ResponderEliminar
  11. ontem não deu o programa... alteraram o dia' ou deixou de dar???

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions