Fazer Televisão

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Boa Noite! Seja bem-vindo ao Olhar a SIC de Verão.
Os últimos dias foram infelizmente marcados pelo trágico acidente que envolveu Angélico Vieira, que acabou por não resistir, e partiu.
Muito se tem escrito, falado e comentado, nos blogs, nos facebooks e até na televisão sobre o acompanhamento televisivo que cada estação de televisão tem dado ao caso, com vista a informar os espectadores sobre um famoso que não era indiferente a ninguém. Numa tentativa de ser comedida, a TVI decidiu apenas dar informações quando se justificasse, e Manuel Luís Goucha afirmou em directo no Você na TVPorque não queremos fazer audiência à custa de um problema destes”, numa clara intenção de se dirigir à sua colega Júlia Pinheiro.
Angélico era conhecido por todos, os mais jovens devido à sua participação na novela Morangos com Açúcar da TVI, a qual o tornou famoso bem como em outras novelas em que entrou. Modelo, actor, cantor fez parte da impactante banda D´ZRT que foi um fenómeno no País.
Angélico Vieira 1982 - 2011
Pelo que me tenho apercebido, a RTP1 tem sido a mais discreta de todos os canais. Por outro lado, SIC e TVI deram mais atenção e acompanhamento ao caso “Angélico Vieira”. Vejo que existem opiniões contra e outras a favor à reacção destes 2 canais. Se uns dizem que deveria ser só a TVI a dar todo o destaque ao caso e acompanhamento permanente, outros criticam a TVI por se estar a aproveitar do momento para ter mais audiências. A SIC também decidiu, nomeadamente em Querida Júlia, abordar o caso e manter o público a par dos últimos desenvolvimentos e igualmente registou criticas. Há quem diga que a SIC não se devia envolver tanto porque Angélico era uma cara da TVI, outros defendem que a SIC tem todo o direito, tal como a TVI, de falar sobre Angélico e manter o público seguidor da estação informado.
Não vou referir a minha opinião sobre quem está certo ou errado, nem sobre se os canais fizeram bem ou mal o seu trabalho, a fim de evitar polémicas desnecessárias. Cada canal é livre de tomar as suas opções a nível de conteúdos, e perante as circunstâncias de actualidade. Se estes acontecimentos infelizmente trazem audiências? Sim trazem, aliás basta ver os resultados que os noticiários da TVI têm obtido nestes últimos dias. Mas então para não se fazerem audiências à custa destes casos, não se deveria dar o devido destaque nos noticiários? Então se dá, qual é o problema de também o dar nos programas da manhã? Pois é, parece ser uma questão complicada, ou por vezes as pessoas é que a fazem complicada.
Lembro-me na altura que Francisco Adam faleceu, também ele integrante de Morangos com Açúcar, a TVI fez uma cobertura absoluta do trágico acontecimento onde até o funeral transmitiu. Foi uma decisão da estação com o objectivo de satisfazer os seus espectadores. Agora, também a SIC tomou a decisão de acompanhar o caso de Angélico, até porque Júlia Pinheiro era amiga do actor e trabalharam juntos na TVI. Se esse acompanhamento traz audiências isso é apenas uma consequência da decisão das estações televisivas. A isto chama-se fazer televisão.
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

5 comentários:

  1. Eu acho que se o Angélico fosse mais ligado à TVI, aí sim sómente a TVI poderia ter feito isso. Mas como nos últimos tempos teve uma carreira a solo, desligou - se um pouco da TVI (exepto quando participou em uma novela), todos os canais tem direito.
    Por exemplo, com Francisco Adam, apesar de ter se estreado na TVI naquele mesmo programa, só o canal poderia fazer a cobertura. Mas nesse momento foi mesmo à procura de audiências, pois cobrir o funeral todo quer seja na SIC, RTP ou TVI é uma falta de respeito e ainda mais de alguém que era admirado por todos os jovens (lembrando que foi a época de maior sucesso dos MCA), que não teve a carreira iniciada. Aí sim viu - se que foi à procura de audiências.

    A Julia, o Goucha e a Cristina, fizeram isto porque eram próximos do Angélico, e lembro - me de que a Júlia estava quase a chorar, mas consciente ou inconscientemente resultaria de audiências

    ResponderEliminar
  2. O que o Manuel Luís disse foi em resposta às inúmeras críticas dos fãs do Facebook! Daí que também tenha dito: "Presos por ter cão, presos por não ter." Quem sabe referindo-se à crítica generalizada que foi feita aquando do caso Francisco Adam.

    Agora, é parvoíce afirmar que o Manel se dirigiu à Júlia diretamente, até porque não o fez. Quer para a dupla Manuel Luís e Cristina, quer para a Júlia ou qualquer outro apresentador é sempre doloroso conduzir um programa onde o que se pretende é animação e alegria e ter, ao mesmo tempo, de dar notícias como esta, necessariamente quando são tão próximos.

    Eu interpreto a mensagem de Manuel Luís Goucha como uma crítica à SIC por ter querido dar desenvolvimentos falsiados do desenvolvimento do processo, pois como sabem, as notícias dadas eram infundadas, dado que eram mínimos e pouco elucidativos os esclarecimentos do Hospital de Sto. António. Portanto, o Manel jamais quis criticar a sua grande amiga Júlia, mas sim o seu canal, a SIC, que ao contrário do que ele sempre fez, e também a TVI, adiantou notícias especulativas... (Aquando do caso Francisco Adam nunca se especulou!!) E é aí que reside a notificação de Manuel, "audiências à conta das notícias não confirmadas", especulação portanto.

    Quanto ao noticiário, meus amigos, Angélico era uma marca made in TVI e continuava a ser uma marca TVI, daí que o "Jornal das 8" seja o mais procurado, e aí sim, é o local das "especulações", porque a Informação é a Informação, e é para isso que serve, não para especular, mas para adiantar notícias possíveis, hipóteses, como toda a Imprensa!

    ResponderEliminar
  3. Não podia estar mais de acordo consigo anónimo das 23:42!

    ResponderEliminar
  4. Também eu, Anónimo das 23:42!!! Que eu saiba um noticiário é para dar notícias! Se as pessoas não vêm os outros noticiários, problema delas...

    ResponderEliminar
  5. Independentemente de Angelico ser cara da TVI, não quer com isso dizer que canais diferentes não possam falar do assunto, como bem entenderem!!!Afinal Angelico é uma Pessoa e Não uma Coisa!!!!!Era uma cara da TVI, tudo bem! Mas isso não dá o direito ao canal, penso eu, de tomar conta da vida de Angelico! Muito menos neste caso, que infelizmente foi uma grande perda para todo p País...!Tirando a "loucura" pelos carros !,ele era um grande exemplo a seguir...Para mim teve azar!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions