Não “É – Especial”!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.

O formato que a SIC exibe aos Sábados às 15h, apresentado por Sofia Cerveira e Ricardo Pereira começou por ser um “Episódio Especial”, um programa com conteúdo onde eram revelados os bastidores das novelas que estavam a ser transmitidas na estação, principalmente as da Globo. Havia entrevistas aos atores no projac do Brasil e Sofia Cerveira passeava pelas cidades cenográficas construídas propositadamente para darem vida às novelas. Eram revelados pormenores e curiosidades que os espectadores não vêem quando acompanham as tramas, e tudo isto tinha o seu interesse, pelo menos para mim tinha!


Nesse “Episódio Especial” também eram mostrados os bastidores dos programas de entretenimento da SIC, como eles eram concebidos e o que muitas vezes acontecia e as câmaras não mostravam nos programas. Eram entrevistados os apresentadores, que diziam como se sentiam com os formatos que estavam a apresentar e curiosidades do que era preciso para realizar as galas em direto ou como eram gravados os programas… Tudo isto era apelativo, servido por uma dupla bem simpática como é o caso da Sofia Cerveira com o Ricardo Pereira.

Porém, o formato teve uma remodelação (para pior) e passou a designar-se por “É-Especial”. Ora o atual formato, de especial pouco ou nada tem. A dupla de apresentadores continua lá, mas o programa a meu ver está vazio de conteúdos. Atualmente, quando tenho oportunidade de ver “É-Especial” (confesso que a vontade também já é pouca) sinto que aquilo se tornou numa simples promoção ao programa “Peso Pesado” e à novela “Rosa Fogo”. Isto porque as reportagens são apenas e só sobre estes dois produtos, incluindo igualmente as rubricas que também deles falam… “O comando é teu” é completamente inútil. Cada semana lá está uma cara do “Peso Pesado” ou da “Rosa Fogo” para dar os destaques que deveriam ser dados pelos apresentadores principais.


Esta semana Sofia e Ricardo apareceram em pleno Rio de Janeiro, no Brasil, a fazerem o programa, mas de que valeu? Falaram de “Laços de Sangue”, de “Peso Pesado”, de “Rosa Fogo”, de “Alta Definição”… E nada, repito nada sobre as novelas brasileiras que a SIC tem no ar neste momento “Morde & Assopra” e “Insensato Coração”. Então eu pergunto para que gravaram o programa nas paisagens do Brasil se somente abordaram formatos portugueses e não falaram nada, repito nada sobre as produções da TV Globo? A meu ver, em primeiro lugar revela falta de coerência no programa, e depois falta de conteúdos e de interesse para se ver o tal “É-Especial”. Deixo aqui um alerta ao Daniel Oliveira, responsável pelo programa, que repense o modelo e os conteúdos porque assim não! E é uma pena um formato que tinha um bom potencial, e tem matéria-prima com fartura, limitar-se a promover dois programas do canal. 

Concorda com a minha opinião? Apresente Também a sua!

16 comentários:

  1. Os fins de semana da sic, principalmente os sábados estão no pior momento. Os formatos estão gastos e se os programas promovidos neste programa têm pouca audiencia, logo o formato nao pode correr bem

    ResponderEliminar
  2. não concordo nada com esta analise!foi o mal da sic,andou anos e anos a dar importância aos brasileiros e agora vê se!mas quem é que quer saber dos bastidores das novelas da globo!? só a comunidade brasileira cá radicada e alguns adeptos do produto.Ja sei que vem ai um grupo organizado a defender o produto da globo,mas basta ver as audiências destas novelas e qualquer argumento cai por terra!o e-especial,mas propriamente o Daniel oliveira porque não é burro percebeu isso e toca mudar o programa,o que acho bem!a sic tem mais é que promover o que é nacional,pois e vejam a o emmy e as audiências de laços de sangue, é no produto nacional que devem insistir e dar cada vez menos importância há globo!

    ResponderEliminar
  3. É-Especial, Peso Pesado Especial, são flops tal como os programas PP2 e Rosa Fogo.

    Se as pessoas não vêem os programas em questão, porque razão iam ver programas que falam de PP2 e Rosa Fogo?

    Tirando o Jornal da Noite, as Reportagens,e o Alta, a Sic não trás nada de novo ao panorama televisivo.

    Se o canal fechasse HOJE não ia deixar saudades, o mesmo não posso dizer há 10/15 anos atrás.

    A Sic é uma cópia da TVI + novelas brasileiras!

    Fechem o canal enquanto tem alguma credibilidade, hoje já temos cabo!

    Para o ano a SIC vai ter um reality show parecido com casa dos segredos, mas como vai dar na sic, quem fala mal do da TVI vai papá-lo.

    ResponderEliminar
  4. "...Se o canal fechasse HOJE não ia deixar saudades, o mesmo não posso dizer há 10/15 anos atrás.

    A Sic é uma cópia da TVI + novelas brasileiras!

    Fechem o canal enquanto tem alguma credibilidade, hoje já temos cabo!..."

    Anónimo das 21:22 e se tu te calasses tambem ninguem ia ter saudades.

    E sim hoje temos cabo e depois? a sic tem quatro canais na cabo e um deles é lider de audiencias a SIC Noticias.

    E quem imita é a TVI e não a SIC. E já agora a TVI comprou o modelo novelas portuguesas e reality show? não como é obvio.
    Antes da TVI fazer novelas portuguesas já a RTP as fazia a TVI apenas lhes deu mais destaque.
    Já nos reality shows só tiveram o "Big Brother" porque a SIC o recusou.

    Por amor de deus calem estas pessoas que fazem este tipo de comentários que não interessam a ninguem.

    FORÇA SIC para o ano és lider.

    ResponderEliminar
  5. anonimo das 22.41 SE TU TAMBEM ESTIVESSES CALADO GANHAVAS MAIS POIS AS ASNEIRAS QUE DIZES SAO TANTAS QUE DESCONFIO QUE SEJAS A MARIA A DE CALÇAS..pois dizer que a RTP começou a fazer novelas ate é verdade mas tambem nao deves saber que era a unica TV na altura, depois quanto ao BB nao temos culpa que um imcompetente da SIC na altura nao tenha aceite o programa. Quanto á sic ser lider pro ano bem podes esperar sentado senao cansas-te..

    ResponderEliminar
  6. ATE TENHO PENA DESTES APOIANTES DA SIC, DÁ DÓ VE-LOS TAO AZEDOS..TAMBEM PUDERA EM 4º NAS AUDIENCIAS...POIS PRO ANO SERA MELHOR Ó ANONIMO DAS 22.41 TALVEZ NAO PASSAM PRA TRAS DA RTP2..

    ResponderEliminar
  7. Ai a RTP era o unico canal nos anos 90? não sabia.

    A RTP fez dezenas de novelas nos aos 90 das Cinzas á Lenda da Garça.

    E se a SIC tem um canal de noticias lider na cabo a SIC Noticias para que serve a TVI 24 da TVI sempre o canal menos visto dos canais de noticias?
    Pois nunca falam disto.

    Quando virem a SIC a liderar de novo vão ver quem tinha razão.
    O universo SIC já é lider.

    FORÇA SIC para o ano és LIDER de audiências.

    ResponderEliminar
  8. A SIC precisa de recuperar o horário dás 14h,21h e o horário das 23h precisa de outro género de aposta,de resto a SIC está razoalvel
    horário dás 9:30h é Lider,10:30h com o tempo o programa pode acesder a 2,no horário das 15:30 é Lider,18:35 a novela é reptida e no das 19 fica em 2,no das 20 estavel.

    ResponderEliminar
  9. Não podia concordar mais com o JR.
    Como é possível que este programa nem sequer tenha feito uma única reportagem com os actores portugueses que neste momento estão a fazer novelas na Globo???
    E-Especial serve para quê? É apresentado pelo Ricardo Pereira porquê? Transmitir directamente do Brasil para falar sobre Rosa Fogo ou Peso Pesado interessa a quem?
    Que palhaçada! Que desperdício de tempo e de dinheiro! Temos 4 actores portugueses na Globo, dois deles (Paulo Rocha e Maria Vieira) até já foram distinguidos pelo jornal O Globo com a "Nota 10" pelas suas excelentes performances e a sic nem sequer se deu ao trabalho de os entrevistar!!! A sic está entregue à bicharada, é uma estação mal dirigida que não valoriza aqueles que deveriam ser os seus maiores trunfos e é por isso que a sic é o canal menos visto de Portugal!

    ResponderEliminar
  10. Anonimo das 23.14 que é o mesmo das 22:41:
    deves ter no maximo 14 anos pois de facto nao deves conhecer a Vila Faia da RTP dos anos 80.
    Quanto ao tVI24 nao te preocupes pois tem tempo pra recuperar e ao contrario do k dizes nao fica smp em ultimo, informa-te melhor ou tira as palas.
    Continua a iludir-te que a sic será lider, pois tb sei que acreditas no pai natal.
    Cmps

    ResponderEliminar
  11. Concordo! Eu dantes gostava de ver o episódio especial porque mostrava mesmo os bastidores das novelas e alguns erros nas gravações (o falha nossa) que é sempre engraçado de ver. Agora esse programa até me passa ao lado. Temos pena!

    ResponderEliminar
  12. É INACREDITÁVEL COMO O RICARDO PEREIRA SE SUJEITA A CONTINUAR A APRESENTAR ESTE PROGRAMA QUE NEM SEQUER PROMOVE O SEU TRABALHO E O DOS SEUS COLEGAS PORTUGUESES NO BRASIL. PELO CACHET NÃO DEVE SER POIS A SIC NÃO TEM DINHEIRO NEM PARA MANDAR CANTAR UM CEGO E SE FOR SÓ PARA APARECER NOS ECRÃS NACIONAIS ACHO QUE ELE ESTÁ A DESPERDIÇAR O SEU TEMPO E SOBRETUDO, SENDO UM ACTOR EXCLUSIVO DA GLOBO, QUE AUFERE UMA FORTUNA TODOS OS MESES, ELE NÃO PRECISAVA DO E-ESPECIAL PARA NADA!
    PELO AMOR DE DEUS, APRESENTAR UM PROGRAMA EM DIRETO DO RIO DE JANEIRO SÓ PARA FALAR DE UMA COISA ENTEDIANTE SOBRE PESSOAS GORDAS E DE UMA NOVELA PORTUGUESA QUE NINGUÉM EM PORTUGAL ESTÁ INTERESSADO EM VER???
    CARO RICARDO VOCÊ É UM ACTOR PRIVILIGIADO COM UMA CARREIRA INTERNACIONAL DE SUCESSO, POR ISSO DEVIA SER MAIS CRITERIOSO NA ESCOLHA DOS PROGRAMAS EM QUE PARTICIPA...

    ResponderEliminar
  13. Solução: 2 novos repórteres: Rui Pêgo e Diana Bouça Nova. Mais bastidores de outros formatos (até jornais) inclusivamente de programas da Mulher e Radical. Simples.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo das 09:10 eu conheço a vila faia e sei que deu nos anos 80 mas eu referi apenas os anos 90 que foi quando começaram as privadas SIC e TVI.

    E a SIC será lider e já falta pouco.

    ResponderEliminar
  15. Que ninguem em Portugal vê não... eu adoro "Rosa Fogo" e conheço muita gente que vê a novela....

    ResponderEliminar
  16. Boa noite...
    Enquanto visitante deste blog há dois anos e meio, quase desde que o mesmo começou, tenho a dizer que assim como o E-Especial piorou, tmb o grafismo deste blog, com todo o respeito piorou.Por favor mudem de fundo!
    Após analisar alguns dos comentarios aqui expostos tenho a dizer que concordo absolutamente com o autor deste post: Aquele que era um programa especialissimo, muito original e muito atractivo passou a ser um programa onde apenas as produções nacionais são valorizadas, aquele programa que dantes visitava o mundo por detrás das camaras e que promovia os vários programas da sic, hoje limita-se a poucas produções. Acho que esta na hora de fazermos uma renovação dos magazines da sic, à excepção do Alta Definição.
    E-Especial é o que mais necessita de uma transformação, em questão de tempo está óptimo, muito favorável, mas o cenario deve ser alterado, assim como o nome. Porque não regressarmos aos tempos do "Episódio Especial"? Com os mesmos conteúdos, mas com novas rúbricas? E o comando e teu e uma porcaria, so serve para gastar tempo... Sofia e Ricardo devem continuar na apresentação, mas para gravarem algo no brasil, convem que promovam programas brasileiros em exibiçao na sic.
    Quanto a fama show, deve mudar o tempo, para mais tempo e apostarem em novas rubricas, terminando com o mundo de carolina que nao serve para nada senao para a sic gastar dinheiro para pagar viagens a carolina patrocinio...

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions