sexta-feira, 30 de março de 2012

GUERRA ABERTA NAS AUDIÊNCIAS

Polémica: RTP vai falar com TVI, que quer reunião com Marktest !
A TVI deu o pontapé de partida, a RTP acompanhou. SIC, Anunciantes e Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) posicionam-se do lado contrário da barricada. Este é o cenário do filme da guerra de audiências.
Depois de ter começado a medir as audiências a 1 de Março, a GfK foi alvo de várias críticas, sobretudo por parte da RTP. Após um mês de silêncio, a TVI fez estalar o conflito, ao anunciar, em carta enviada à CAEM e à GfK, a decisão de "não reconhecer a validade dos dados de audiências" da GfK, anunciando ainda uma reunião com a Marktest.
"Houve um conjunto de erros que desestabilizaram a forma como um sistema destes deve funcionar", diz o coordenador de Informação e Conteúdos da TVI. José Fragoso acrescenta que a estação não está "em condições de continuar a validar o trabalho da GfK".
De seguida, a RTP anunciou, por fonte oficial, que "irá falar com a TVI e com todos os operadores do mercado que partilhem da necessidade de se encontrar um sistema fiável e credível de medição das audiências".
Do outro lado está a CAEM, que classifica como "extemporânea" a decisão da TVI, anunciando também que "remeteu este assunto ao seu gabinete jurídico". Luís Marques, director- geral da SIC, diz que o canal está ao lado da CAEM e "estranha" a "decisão unilateral da TVI, sem consultar a SIC" e considera "provável" que o mercado passe a ter dois sistemas de audiências, uma situação que a Associação Portuguesa de Anunciantes diz que "não é aceitável"
Uma guerra que vai dar ainda muito que falar...
Fonte: Correio da Manhã

10 comentários:

  1. se fosse assim a SIC podia também todos estes anos dizer o mesmo da MArkest...que não estava em condições!

    Tristeza, começam a perder queixam-se, se vier outra que dê valores piores à TVI também se vão queixar?

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de me pronunciar antes de me informar...e foi o que fiz!

    Fiquei boquiaberta com a falta de maturidade da TVI!

    Lembra-me uma criancinha pequena, que pede um brinquedo aos pais( foi ela que pediu à CAEM o concurso para outra medidora, pois a Marktest tinha entrado em TOTAL DESCRÉDITO)!

    Depois de obter o brinquedo, brinca com ele, ou rejeita-o, conforme a disposição no momento!

    Qual a credibilidade de uma televisão tão pueril, com comportamentos de INFANTÁRIO?

    Afinal ela não quer uma medidora de audiências! Quer antes quem lhe dê a liderança, que não merece há muito!

    Ainda bem que a SIC não está sozinha!
    Tem a seu lado a CAEM e a APAN( Anunciantes).

    Claro que são os Anunciantes os verdadeiros interessados nas audiências! São eles que investem ou não! E que vão apenas ligar às audiências oficiais, dadas pela GfK, a verdadeira medidora, que venceu o concurso!

    Como não estão interessados nas audiências que a Marktest venha a dar, paga por uma TVI a debater-se no meio de uma crise monetária, que vai ter que pagar milhares ...qual o interesse dessas audiências extra, se vÃO ser ignoradas pelos ANUNCIANTES??

    A TVI esquece-se de que há departamentos jurídicos, que resolvem os desvios às leis!

    ResponderEliminar
  3. Afinal a Marktest assumiu ter o seu sistema degradado, quando lhe foram pedidos mais uns dias!

    É com o sistema, que assume DEGRADADO, que vai fazer o «favorzinho» à TVI e à RTP, que lhe vão pagar milhares sem retorno, já que os ANUNCIANTES vão ignorar essas audiências à margem da lei?

    Que a TVI pague, sem qualquer retorno( sem os ANUNCIANTES)...o problema é dela! A LIDERANÇA ENCOMENDADA À MARKTEST, vai fazer com que se enterre!
    Mas a RTP...aí o caso muda de figura, pois sai dos nossos bolsinhos esses favores extra!

    PS: A SIC teve muitas razões para reclamar à Marktest, nestes anos em que foi visivelmente enganada!

    Mas não o fez, para não destabilizar!

    Que não se deixe enganar agora! A TELEVISÃO não é o INFANTÁRIO, em que a TVI a quer transformar!

    A GfK ganhou o concurso, que foi feito com a unanimidade dos vários membros da CAEM, a pedido da TVI!

    Há leis neste país! Toca a invocá-las!

    ResponderEliminar
  4. Certas pessoas mal informadas falam...como se a SIC tivesse a ver alguma coisa com isso!
    A SIC faz parte da CAEM, tal como os outros operadores de televisão, a APAN( Anunciantes)e as Agências de Meios!

    Quando a TVI pediu em 2010 o concurso para nova medidora de audiências...a SIC até nem concordou!
    O concurso fez-se, com unanimidade de todos os elementos da CAEM, principalmente a TVI, que considerou a Marktest em DESCRÉDITO TOTAL!

    Se agora se mantém ao lado da GfK, é apenas porque gosta de cumprir compromissos e leis, pois também perdeu a liderança da sua SIC Notícias!

    É por MATURIDADE!
    A TVI não quer uma medidora de audiências! Quer quem lhe dê uma liderança que não merece!

    ResponderEliminar
  5. A SIC andou a perder dez anos e secalhar até era Lider e não andou a chorar acho que a TVI devia era tar calada no seu cantinho

    ResponderEliminar
  6. Concordo Anomino das 20:51 e Maria A. e acrescento , se nao se relembram foi a TVI que contestou a Marktest , devido a erros no seu famoso jogo do Benfica , isto em 2010... e em acordo com os outros a CAEM , abriu um concurso , á qual a GFK ganhou por unanimidade e agora andam a dizer que a GFK , nao mede bem as audiencias... ridiculo ... falta de maturidade da nossa queridinha TVI ...

    ResponderEliminar
  7. ff informa te antes de dizeres disparates..o jogo era do sporting e não do benfica..
    e caso não saibas a gfk ficou em ultimo nas sondagens do concurso e como por magia saiu vencedora..
    a desculpa?
    a que deram, era que era a única que fazia mais barato..
    la diz o velho ditado..o barato sai caro.
    neste caso..o gamanço saiu caro!

    ResponderEliminar
  8. maria,que temes tu?
    o cabo então, não é o teu canal?
    que eu saiba com o teu canal esta tudo bem..é líder.. ninguém o contesta..
    porque estas tão preocupada com a tvi?
    não entendo.. não és tu ,que gostas muito do cabo?
    não comentes uma guerra que não é a tua..
    só deve comentar quem assume se como adepto da sic,tvi ou rtp,o que tanto quanto sei, não é o teu caso ou estarei enganado?
    pela boca morre o peixe, não é Maria?
    ou melhor dizendo..é mais fácil apanhar um mentiroso de que um coxo, não é ,mariazinha?
    és tão básica,benza o Deus!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. maria,que temes tu?
    o cabo então, não é o teu canal?
    que eu saiba com o teu canal esta tudo bem..é líder.. ninguém o contesta..
    porque estas tão preocupada com a tvi?
    não entendo.. não és tu ,que gostas muito do cabo?
    não comentes uma guerra que não é a tua..
    só deve comentar quem assume se como adepto da sic,tvi ou rtp,o que tanto quanto sei, não é o teu caso ou estarei enganado?
    pela boca morre o peixe, não é Maria?
    ou melhor dizendo..é mais fácil apanhar um mentiroso de que um coxo, não é ,mariazinha?
    és tão básica,benza o Deus!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Não temo absolutamente nada, pois não tenho nada a ver com nenhuma televisão!

    Apenas defendo a justiça! Defendo a SERIEDADE que deve existir no mercado televisivo, não podendo ser quebrada sem consequências, por uma televisão, que, infelizmente, mostra não ter a maturidade suficiente para ser um canal de televisão! Que é capaz de «vender a própria mãe», para segurar uma liderança, que deixou de existir há muito!
    Atitudes destas, só se compreendem em CRIANÇAS DE INFANTÁRIO!!

    Os ADULTOS respeitam os acordos que são feitos!

    A CAEM ( todos os membros),fizeram a vontade à TVI de fazer um novo concurso, embora a SIC tenha mostrado relutância!
    Há um vencedor: a GfK! Só há que respeitar, pois vencer um concurso desta importância...está ao abrigo da lei!

    A TVI comporta-se, segundo os resultados!

    Agradam? Elogia a GfK!
    Vem algum resultado que não lhe agrada?
    Desestabiliza logo, quebrando o acordo, numa falta de seriedade!

    Ela não compreende que a concorrência( neste caso a SIC), não está de braços parados, com condições superiores ( a parceria com a Globo),para melhorar a sua performance da ficção, como já vinha acontecendo com a Marktest?

    E que a RTP, que descia já aos 14% com a Marktest, não fez nada para melhorar o seu horário nobre( já com a Marktest), numa herança triste que lhe foi deixada pelo José Fragoso?

    Lágrimas de crocodilo!

    Haja paciência!

    ResponderEliminar