sexta-feira, 30 de março de 2012

"SIC OPINIÃO" - O REI VAI NU. VAI MESMO



Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC Opinião"!  
À hora em que escrevo esta crónica, e são quase sete da tarde, Portugal ainda não sabe quais as audiências televisivas da véspera. Não sabe porque, uma vez mais, houve "um problema que está a tentar ser solucionado". E qual foi o problema? Aparentemente, desapareceu um milhão de espectadores no prime time.
Mais um problema que se junta ao de sexta-feira, que obrigou a GfK a adiar 24 horas a divulgação dos dados de quinta, por um suposto problema no registo da SIC Notícias. Mais um problema que se junta ao súbito desaparecimento de 200 mil espectadores na noite de quinta-feira durante a novela Insensato Coração  (desapareceram por magia e voltaram um minuto depois. Por magia, outra vez). Mais um problema que se junta aos 30 minutos em branco registados no Portugal no Coração de 6 deste mês. Mais um problema a juntar aos jogos de futebol sem espectadores, à sub-representação etária na amostra estatística, supostamente representativa do universo televisivo, ou à dificuldades dos velhinhos em colaborarem com os técnicos da nova empresa de audimetria.
Enfim, problemas, problemas e problemas. Problemas a mais, claro. Quanto mais tempo será preciso para perceber que esta novela das audiências é muito mais do que uma "guerrinha" da RTP só porque está a perder? Quanto mais tempo será preciso para CAEM tomar uma atitude em relação à GfK? E já agora, quanto mais tempo vai ser preciso para a própria GfK reconhecer que não consegue dar credibilidade ao seu sistema de audimetria? E quanto mais tempo de silêncio cúmplice será preciso para que a RTP não seja a única a denunciar que o rei vai nu?


CRÓNICA DE TV, por NUNO AZINHEIRA, em Diário de Noticias

4 comentários:

  1. É preciso não esquecer que a Marktest teve 53 erros semelhantes a esses, apenas em 2 meses: Janeiro e Fevereiro!

    Esses sabemos nós!

    E os outros? Os escondidos?

    Lembro-me que a novela «Como Uma Onda», que passava na SIC há uns tempos, verificou-se que teve vãrios minutos que a Marktest não contabilizou!Isso foi verificado!

    A SIC tinha tantas razões para desconfiar da Marktest! Até nas médias! Mas para não destabilizar...enfim!

    ResponderEliminar
  2. mariazinha,foi o Nuno azinheira que escreveu a cronica,filha!
    o tal jornalista, que sempre que critica a tvi ou elogia a tua siquizinha,tu vens logo menciona- lo!
    não foi nenhum fanático da tvi que escreveu isto..foi quem percebe de tv e não é fanático como tu!
    é claro que esta empresa não é credível,mas como favorece a tua sic,pronto..esta tudo bem!
    e filha, não entendo o teu raciocínio,primeiro dizes que a marktest não era credível...depois já vens dizer que com a marktest, a tvi já descia..
    afinal em que ficamos?
    media ou não media bem?
    o que tu pensavas é que a tvi ia ficar parada a ver este roubo de "igreja" que a gfk lhe estava a fazer e á rtp,a mais prejudicada ,por sinal!
    a tv é um negocio de milhões..entende isso!
    aguardo curioso o desfecho disto..
    se a marktest valorizava os idosos,a gfk valoriza os jovens..
    assim sendo é urgente escolher uma empresa que faça as mediações com todas as faixas etárias e extractos sociais representados por igual!
    assim não haverá espaço para aldrabices.ponto..
    assim por muito que isso te custe e ao teu fanatismo doentio..as coisas só tem que mudar!
    para bem da credibilidade do sistema...

    ResponderEliminar
  3. maria, então a marktest media mal as audiências e prejudicava a sic?
    mas claro,a sic como letrada que é ,nunca contestou.
    tão civilizada,que rica menina!
    se é assim como diz,explique me lá como é que a marktest nos 13 anos que mediu as audiências,desses 13 anos,deu seis de liderança á sic?
    não entendo..ele há coisas...

    ResponderEliminar
  4. Para lhe explicar isso, Anónimo das 23:12, esses valores de génio, que nasceram de repente nas novelas primárias da TVI, nos 40 e muitos( tornaram-se de repente em novelas de génio)...teria que recuar a 2005, ano em que o Pais do Amaral tornou a TVI líder à força, para a vender mais cara aos espanhóis!

    Foi um 2 em 1. Entrou dinheiro fresquinho dos espanhóis e...

    Pode explicar-me por que razão o Pais do Amaral não compareceu ao almoço de despedida, mas enviou uma carta, falando de si...mas ignorando o Moniz por completo?( notícia do CM na altura).

    Então o Moniz tornou a TVI líder...e o Pais do Amaral não lhe passou cartuxo?

    Ou a liderança surgiu por outros meios?

    A SIC teve tantas razões visíveis demais para contestar essas audiências!
    Mas para não desestabilizar!

    ResponderEliminar