Francisco Pinto Balsemão, presidente da Imprensa,
dona da SIC, e Daniel David, presidente da empresa de televisão de Moçambique, SOICO (STV), assinaram um protocolo de
cooperação com vista a aumentar a internacionalização da SIC naquele país
africano.
"Insere-se na nossa estratégia de
internacionalização. É uma empresa que tem tido um bom percurso em
Moçambique. Tem uma boa postura em termos de independência editorial, que
é uma conquista que nunca está concluída. E por outro lado, em matéria de
programas, pode surgir alguns projecto em comum",
diz Balsemão.
O patrão da SIC
revela ainda que no passado já tinham havido alguns contactos com esta
empresa que é líder de mercado em Moçambique. "Em matéria de informação, de certeza que iremos beneficiar
daquilo que a SOICO faz em Moçambique. E em matéria de entretenimento, às vezes
há programas fantásticos em países onde há muita imaginação e em que podíamos
talvez utilizar essas ideias e formatos".
O presidente do grupo Impresa
conta ainda que há um programa de formação em curso - "a SOICO está interessada em utilizar os nossos recursos, a nossa
capacidade de formação" - mas por enquanto é um protocolo ainda muito
geral. "Agora é preciso
concretizá-lo".
Opinião semelhante tem Daniel
David, presidente da SOICO. "Espero uma parceria que seja
ganhadora para as duas instituições. É uma parceria que possa haver
transferência de know how e que possa ser uma oportunidade para o grupo
Imprensa expandir os seus negócios para Moçambique". Para este
responsável está aberto um "memorando
de entendimento" entre as duas empresas, e a partir de hoje "precisamos de nos sentar e fazer um
plano de acção".
Daniel David tem os seus objetivos bem definidos quanto
ao que esperar deste acordo. "Em
termos de conteúdos têm de ser locais, pois são eles que fazem o
sucesso do canal. Então, o que queremos é know how, formação dos
recursos humanos, o conhecimento dos processos de gestão... Isso para nós é que
é importante".
Para o presidente da SOICO, é importante este tipo de protocolos para o crescimento da
sua empresa. "Nós não somos um país
fechado. Somos um país global e qualquer parceria com qualquer país do mundo é
fundamental".
E há discussões no sector dos média que são transversais a todos os
países do mundo. Para a SOICO
lutar pelas audiências é importante e tem consequência a nível do investimento
publicitário. "Nós não temos só uma
televisão, temos uma rádio, jornais e edições on-line. Para nós é
importantíssimo continuarmos a ser líderes como somos hoje".
Fonte: Correio da Manhã
Fonte: Correio da Manhã
E ainda há quem, na sua ingenuidade, pense que a Impresa é uma empresa pequena, querendo fazer comparações despropositadas!
ResponderEliminarA Impresa tem o orgulho de ser totalmente PORTUGUESA...mas tem parcerias por todo o mundo!
Mais uma a juntar-lhe!