"DANCIN DAYS" NA SIC

sexta-feira, 8 de junho de 2012


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao SIC OPINIÃO!


(Antes da estreia...)

A SIC estreia amanhã Dancin' Days, a sua nova novela portuguesa, em parceria com a Globo. O elenco é bom e, por aquilo que já deu para ver, parece ser um produto bem feito, ao nível de Laços de Sangue. A estação portuguesa apostou tudo no marketing. Já chamou os jornalistas duas vezes para apresentar a novela, colocou páginas de publicidade em tudo o que é imprensa, tem cartazes espalhados pelas cidades, e até tem a ajuda da Globo nessa tarefa de promover o seu produto. Faz todo o sentido. E tem surtido efeito. 


A novela ainda nem começou e, é justo reconhecê-lo, tem já uma boa imprensa. Ninguém confirmou ainda a qualidade do trabalho, mas há um envolvimento entre a estação e a imprensa da especialidade - há um ambiente de sucesso que se respira, como que prognosticando um êxito de audiências. Este trabalho, que é essencial nas sociedades mediáticas, está a ser bem feito pela SIC e mais não é do que a réplica do que Moniz e Gabriela Sobral fizeram na TVI para montar, com o impacto que se conhece, o império de ficção em português da estação.

Há dois meses, quando entrevistei Cláudia Vieira, protagonista da novela Rosa Fogo, ela lamentava a pouca importância que a SIC e a imprensa tinham dado à novela. E chegou mesmo a dizer que o elenco de Rosa Fogo sentia que a novela tinha sido uma espécie de intervalo entre duas produções da Globo (Laços de Sangue e Dancin' Days). Do tipo, "fiquem lá com esta, enquanto não vem uma nova novela a sério". É verdade que Rosa Fogo não atingiu o pico da sua antecessora, mas regista uma não negligenciável média de um milhão de espectadores diários. Mas hoje, olhando para o aparato de Dancin' Days, percebo melhor o desabafo de Cláudia Vieira.

Os dados estão lançados. E a expectativa é alta.


(Depois de 3 episódios...)


Dancin' Days é uma excelente novela. Os três primeiros episódios confirmam um belo elenco, mas, sobretudo, Joana Santos como uma grande atriz. A revelação de Laços de Sangue mostra que nada daquilo foi por acaso (como se o trabalho bem feito fosse, alguma vez, por acaso...). Mesmo a estranheza de ver que, no primeiro episódio, Joana Santos e Soraia Chaves não envelhecerem em 16 anos, não apaga o óbvio: a SP Televisão e a SIC fizeram muito bom trabalho. Ou me engano muito ou vamos ter um grande equilíbrio entre a SIC e a TVI no horário nobre. Para já, Louco Amor vai à frente, mas vamos assistir a uma grande concorrência entre as duas. O que só prova a vitalidade da ficção portuguesa, de longe o produto mais apreciado pelos espectadores.

Crónica de TV, por Nuno Azinheira, em Diário de Noticias

6 comentários:

  1. Não concordo com a opinião da Cláudia Vieira sobre Rosa Fogo.
    Se Rosa Fogo fosse apenas para ser "uma espécie de intervalo entre duas produções da Globo (Laços de Sangue e Dancin' Days)" não ía a SIc lá colocar as suas grandes aquisoções da época, como o Rogério Samora, Maria Emilia Correia, a escritora Patricia Muller,etc...

    ResponderEliminar
  2. Esta novela está a ser bem sucedida e ainda bem :)

    Mas como será que vai ser quando Rosa Fogo acabar, automaticamente passa logo para as 22h45 será que mantém a audiência? Espero bem que sim.

    Eu por mim nem mudava a hora da novelas deixava sempre nesse horário, ou melhor a começar as 21h em ponto,....seria um sucesso :)

    ResponderEliminar
  3. Bela crónica do Nuno Azinheira, num inteligente olhar sobre «Dancin Days».

    O mais interessante é que o crítico, em tempos idos, focou o «rolo avassalador» das novelas da TVI!

    Hoje o seu olhar dá-lhe uma visão diferente da ficção das privadas, enaltecendo «Laços de Sangue» e a novela «Dancin Days», nos primeiros episódios!

    Hoje fala de um equilíbrio entre o horário nobre das privadas...e do equilíbrio da ficção!
    Uma má notícia para os fanáticos da TVI, que se refugiam no passado...e não notam que as novelas da sua televisão caem, enquanto que a ficção da SIC cresce a olhos vistos!

    Como será no futuro, já que a PARCERIA entre a SIC e a Globo é para continuar?

    A SIC procurou a excelência? Isso só a eleva!

    O mesmo não podemos dizer da Plural, que não evoluíu!

    ResponderEliminar
  4. concordo com o carlos.

    ResponderEliminar
  5. A Plural = Globo está a trabalhar e bem para manter postos de trabalho e dar continuidade às nossas produções.
    A sic para o futuro não necessita de ir buscar actores à tvi porque está sem verbas basta comprar novelas produzidas pelo Globo e não necessita de ter mais gastos. Pois como verificam são essas que lhe dão as audiencias. Se estamos em crise é assim que os responsãveis têm que analisar.
    A Plural é o sitio onde fez muitos actores que hoje a Sic vai buscar. Por isso muito respeito pelo trabalho dos outros.

    ResponderEliminar
  6. De facto a Plural está a trabalhar muito bem, Anónimo das 22:57! Nota-se!

    Segundo uma notícia do CM, está a ser investigada por inspectores da ACT( Autoridade para as Condições de Trabalho), por várias irregularidades no âmbito dos contratos de trabalho e matérias relacionadas com a segurança e saúde no trabalho, em sanção grave que pode incorrer em multa até 44 mil euros.

    As conclusões deste processo, que levou os estúdios onde são gravadas as obras de ficção da TVI a ser investigados por 4 equipas de inspectores da ACT, serão conhecidas até ao fim do Verão.
    Fnte: CM

    Que tal? A Plural está a trabalhar bem?

    Pois, Anónimo, a SIC vai continuar com a Globo...e para dores de cabeça para a TVI, com a PARCERIA!
    Depois de «Dancin Days»...a parceria já prepara outra!

    Preocupe-se com as finanças da TVI...prque essas é que estão pior!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions