segunda-feira, 15 de outubro de 2012

EMMY AJUDAM A VENDER AS NOVELAS


MIPCOM: Canais privados apostam na internacionalização...

Receber uma nomeação para os Emmy, os prémios mais importantes da televisão, não é apenas um reconhecimento, já que também ajuda a desenvolver novos negócios. São os casos das novelas "Rosa Fogo", da SIC, e "Remédio Santo", da TVI, os trunfos dos canais portugueses na última edição do MIPCOM.

A feira internacional, que se realiza todos os anos em Cannes, é, nas palavras de João Pedro Nava, "uma grande oportunidade para quem quer promover um produto premiado". Sem adiantar pormenores, até porque há negócios que não estão fechados, o director de distribuição da SIC revela ainda que, cada vez mais, o interesse pelo formato novela "é fortíssimo." 

Também José Fragoso, director-geral da TVI, classifica Cannes como uma "montra", afirmando que "o facto de se ganhar um Emmy projecta uma novela para muitos países do Mundo". Por exemplo, "Meu Amor", que venceu o Emmy em 2010, está a ser negociada para a China. E receber uma nomeação em plena feira desperta "curiosidade". "Há pedidos de informação, há interesse, esperemos que se concretize em vendas", diz o responsável, que assume que 2012 foi um ano com várias vendas internacionais.

João Pedro Nava revela que, no domínio da ficção, a grande aposta da SIC é na América Latina. "Por outro lado, os países da Europa de Leste estão a revelar-se potenciais compradores", adianta.

Nos últimos anos, tanto a SP Televisão, produtora de novelas da SIC, como a Plural, da TVI, têm exportado vários produtos de ficção portuguesa. A América Latina, o Leste da Europa e os PALOP são os principais destinos.


1 comentário:

  1. Qual novela consideras superior? O Astro ou Rosa Fogo ou Remédio Santo?

    ResponderEliminar