ANA MARQUES ACHA QUE É VERSÁTIL E NÃO SE SENTE A "BOMBEIRA" DA SIC

sábado, 22 de dezembro de 2012


Ana Marques colabora atualmente no programa "Querida Júlia" com a rubrica "Jornal Rosa" a par de Cláudio Ramos... A também apresentadora diz que esta rubrica "é divertida" e que provou, em 20 anos de carreira, que pode fazer muita coisa em televisão...

É comentadora da rubrica Jornal Rosa, do programa "Querida Júlia", SIC, em que dá a conhecer as novidades dos famosos. Como está a viver este desafio profissional? Está a ser muito divertido. O Jornal Rosa é um espaço de informação sobre notícias do mundo cor-de-rosa, mas eu e o Cláudio Ramos procuramos inovar. Tentamos fazer esta rubrica sabendo rir de nós próprios, acrescentando notas positivas às notícias e desvalorizando a carga de intriga que estava subjacente ao mundo da imprensa cor-de-rosa.

Numa entrevista afirmou: "Este é mais um espaço de humor do que de crítica social." Usa o humor em Jornal Rosa para fugir a eventuais críticas que as figuras públicas nacionais e protagonistas destas notícias lhe possam dirigir? Não. A minha ideia não é fugir de nada. Usamos o humor porque a nossa química é, naturalmente, essa.

À frente das câmaras da SIC divulgam notícias sobre divórcios, traições, casamentos, problemas entre famílias. Esta rubrica já lhe trouxe dissabores? Não, nada. Talvez isso não me aconteça porque é o Cláudio Ramos quem está à cabeça do Jornal Rosa, eu sou a voz da consciência, da razão, enquanto ele assume o lado mais disparatado. Os protagonistas do mundo do cor-de-rosa divertem-se quando falamos neles em antena. Não se sentem atingidos.

Tem recolhido um feedback positivo? Ah, espere! Houve uma vez em que a atriz Luciana Abreu criticou o Cláudio Ramos dizendo que para fazer o que ele faz preferia ir lavar pratos. E o que é que nós decidimos fazer? Conduzimos o Jornal Rosa ao lado de um alguidar e estivemos, durante a emissão, a lavar pratos. Nós divertimo-nos a fazer isto e queremos divertir o público. O país precisa de humor e de brincadeira.

Portanto, o seu único dissabor no que toca a este projeto foi ver-se obrigada a trabalhar com Cláudio Ramos... Eu e o Cláudio começámos a trabalhar juntos na rubrica Capa de Revista, no programa da SIC Companhia das Manhãs e na altura, sim, eu tinha a ideia de que ele era um intriguista e que falava da vida dos outros com uma moral com a qual eu não me identificava. Ele achava que eu era uma pessoa snob e que não estava desperta para estas matérias do cor-de-rosa. Mas desde aí, e contra todas as nossas expetativas, entendemo-nos muito bem e ganhámos uma grande química.

As notícias do mundo cor-de-rosa devem ter um lugar crescente em televisão? O cor-de-rosa é algo agradavelmente alienante e estamos a viver uma fase em que as pessoas estão infelizes e precisam de alienações. As notícias cor-de-rosa ajudam o público a respirar.

"Jornal Rosa" deveria ser adaptada como programa independente? Pode ser criado como programa independente, mas também acho que o Querida Júlia precisa destes momentos para respirar porque os programas do day time são esta esquizofrenia, em que num momento estamos a falar de histórias reais e a seguir estamos a apresentar uma atuação musical. Vive de picos de tristeza e de picos de alegria.

Noticiar a vida e a carreira de figuras públicas é visto como um parâmetro pobre do jornalismo. Em 2010, assumiu funções como editora e apresentadora do programa Caras Notícias, exibido na SIC Notícias. O que a fascina neste tipo de projeto? O que me fascina é poder trabalhar em várias áreas. Fascina-me ter provado nestes 20 anos de carreira que consigo "ir a todas". Habitualmente chamam a essas pessoas bombeiras, mas eu não vejo isso assim.

Nunca se sentiu nem se vê como "bombeira" na SIC? Não, não me vejo como bombeira. Aliás, esse termo é muito desagradável e, se calhar, quem o diz não era capaz de jogar com todas as peças do mosaico. Provei, nem que seja a mim própria, que fui a todas. Mas, sim, confesso que nos dias em que apresento Querida Júlia e Boa Tarde estou sempre a rezar para que a Clara de Sousa não adoeça e eu não tenha de ir apresentar o Jornal da Noite. Atenção, estou a brincar [gargalhadas].


0 comentários:

Enviar um comentário

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions