RUBRICA: "OLHAR A SIC" - PÁGINAS DA CRISE

terça-feira, 11 de dezembro de 2012


Boa Noite! Seja bem-vindo ao "Olhar a SIC".

A SIC começou a promover uma nova telenovela e a opção escolhida foi "Páginas da Vida", uma reposição da TV Globo que já passou na SIC em Horário Nobre no ano de 2006. Inicialmente, pensou-se que esta novela iria para o horário das 14:30, substituir a novela "Podia Acabar o Mundo" que está a terminar… Mas rapidamente a SIC esclareceu que "Páginas da Vida" vai para "o final da noite".


À primeira vista, é difícil entender esta estratégia, mas se analisarmos bem, concluímos quais podem ser os motivos desta decisão, que eu obviamente discordo, mas compreendo. O setor da televisão vive atualmente um dos piores momentos da sua história. Uma grave crise financeira, devido à quebra de investimento da publicidade pelos anunciantes, bem como a falta de investimentos que afeta e condiciona a programação e as apostas neste caso da SIC.

São bastante notórias as medidas de poupança e até de angariação monetária na atual grelha de programas da SIC: os formatos "Cartas da Maya", "Querida Júlia", "Boa Tarde" ou os passatempos Estrelinha SIC e oferta de automóveis, garantem rendimentos das chamadas dos espectadores. No horário depois do almoço, está uma telenovela portuguesa em reposição, e ao fim da tarde, as duas faixas horárias das 18h e 19h estão ocupadas com um só produto, "Fina Estampa", com um grande tempo de repetição do dia anterior.

Perante isto, é notória a falta de dinheiro para investir em programas novos… Os cortes são cada vez mais… E parece que desta vez chegam ao chamado "Horário Nobre". Ainda não é conhecido o horário certo em que vai ser exibida "Páginas da Vida" já a partir de Segunda-feira, dia 17, mas com "Gabriela" a chegar ao fim, é de antever que a estratégia da SIC seja aproveitar e potencializar um produto inédito que já está em exibição com sucesso... "Avenida Brasil", antecipando-a de horário e colocando a reposição de "Páginas da Vida" como a terceira novela da noite.

(De referir que uma reposição de uma telenovela da TV Globo custará cerca de metade do preço, relativamente à compra duma telenovela inédita).


Deste modo, esta opção da SIC em colocar uma telenovela em reposição ao fim da noite, só se pode entender como uma medida de poupança, visto que existem várias novelas inéditas da Globo que ainda não estrearam em Portugal… "Cordel Encantado", "A Vida da Gente", "Amor Eterno Amor", "Cheias de Charme", "Guerra dos Sexos", "Lado a Lado" e "Salve Jorge". Ao todo são 7 novelas que a SIC tinha à disposição para estrear.

No entanto, a escolha recaiu num clássico, um grande sucesso que emocionou o público na sua primeira exibição e que vai ter como tarefa, segurar o final da noite da SIC. "Páginas da Vida" é sem dúvida uma das minhas novelas preferidas de sempre! Mas para repetir à noite, eu teria escolhido "Senhora do Destino", só pelo facto de esta ser mais antiga, e igualmente menos presente na memória dos espectadores. Mas ambas são os chamados "novelões".

Com disse, apesar de não concordar com esta medida, porque acho que à noite devem constar produtos inéditos, consigo entender e compreender esta aposta, neste momento de crise. Como se diz... "Não se podem fazer omeletes sem ovos", "se não há dinheiro não podem haver mais novelas inéditas".

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!


11 comentários:

  1. «Páginas da Vida» é uma novela muito forte! Aborda questões muito fortes, como a trissomia 21! E tem a Lília Cabral de entre um rico elenco!
    A partir do dia 17 há 4 novelas?

    Depois «A Avenida Brasil» passa para mais cedo... e então ainda vai arrasar mais!
    A SIC deve ter contado com a insignificância de «Doce Tentação», que cai dia a dia!

    Qual irá substituir «Podia Acabar O Mundo», que está a chegar ao fim?

    ResponderEliminar
  2. Maria,
    Acho que a decisão da SIC não terá a ver com a "insignificância" de "Doce Tentação", até porque esta, está a terminar.
    Acho que é mais pelos motivos que eu referi, crise, falta de dinheiro.

    ResponderEliminar
  3. Mas a insignificânia de «Doce Tentação» também deve ter pesado!
    Até doía estar a gastar um valor como a «Avenida Brasil»...com a «Doce Tentação»!
    Era mal empregada!
    Estou a imaginar a «Avenida Brasil» a competir com «Louco Amor»... que a «Gabriela desgastou... depois de ter sido desgastada por «Dancin Days»!

    PS: A falta de dinheiro está a pesar para todas as televisões!

    ResponderEliminar
  4. Não entendo esta estratégia da SIC, mas a SIC volta e meia tem umas atitudes de bradar aos céus.
    De 2ª a 6ª, embora lidere no prime time, a SIC tem resultados medíocres durante o day time,que não chegam para vencer o dia. Não acredito que esta decisão se prenda apenas e só com custos, tanto que o investimento feito em produtos inéditos e de qualidade no prime time, é o que atraído publicidade (dinheiro) para a SIC.
    O prime time é horário de estreias, produções inéditas!
    Se quer repor Páginas da Vida, que o faça no horário pós Primeiro Jornal, poderia resultar bastante bem, potenciando o renascer do Boa Tarde.
    A SIC domina no prime time nos dias úteis, mas ainda não é uma vitória consolidada e esta aposta numa reposição pode deitar tudo a perder.
    Para perder, será certamente o novo programa de João Manzarra, que por muito bom que seja, vai à luta com um gigante. Para ganhar, a SIC precisa de captar audiência ao longo da tarde de domingo, para "fidelizar" para a noite.

    ResponderEliminar
  5. A SIC já que só paga metade pelas novelas em repetição, com o preço de uma inédita comprava 2 repetidas e punha uma à hora do almoço.

    14:00 Senhora do Destino
    ...
    23:40 Páginas da Vida

    2 pelo preço de 1 e era capaz de resultar e bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É MELHOR SENHORA DO DESTINO ÁS 14H00 E NOVELA PÁGINAS DA VIDA ÁS 2100 DA NOITE PARA SUBSTITUIR PODIA ACABR O MUNDO

      Eliminar
  6. Qual a novela que vai substituir Podia acabar o mundo?

    ResponderEliminar
  7. qual a novela que vai substituir podia acabar o mundo ? obg

    ResponderEliminar
  8. A insignificante doce tentação não preocupa a SIC...
    POIS,mas a novela a passar à meia noite,ainda vai aos 24/27 de share e ajuda a TVI a liderar confortável o dia e a deixar a SIC sempre em segundo lugar!

    JÁ quem não preocupa nada a TVI, é aquela novela de inicio de tarde que passa na SIC,aquela que faz números vergonhosos!

    Ate doí estar a gastar um valor como o "tempo de viver" contra podia acabar o mundo!
    É MAL EMPREGUE!

    OU então desperdiçar a gala do secret story ,contra aquela coisa medonha que passa na SIC ao domingo em pleno horário nobre,chamada de" toca a mexer" e que a casa dos segredos esmaga com resultados fabulosos!

    ISSO SIM, é muito mal empregue!

    ResponderEliminar
  9. A SIC ainda não divulgou o que vai substituir "Podia Acabar o Mundo".

    Mas, provavelmente, o horário continuará com uma reposição portuguesa...

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions