RUBRICA:"OPINIÃO PÚBLICA" - LÍDER, MAS POUCO...

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Boa Noite! Aqui a opinião é sua!

Depois de muitos pedidos dos nossos visitantes, o SIC Blog decidiu abrir um espaço à sua opinião/criatividade/sugestão/crítica. Hoje temos uma opinião sobre a liderança da SIC.

A SIC, hoje podia ser líder. Podia. Depois do sucesso da telenovela portuguesa Dancin’ Days, a ressurreição das novelas da Globo (talvez devemos dar graças a Morde & Assopra e a Gabriela). Um noticiário da noite líder. O que mais falta à SIC? É mesmo, liderar.

Apesar de tudo isto a SIC não consegue uma liderança diária, e quando o consegue é graças a mais uma vez à programação que habitualmente lidera desde a novela Fina Estampa às 18:30 até Avenida Brasil que termina por volta das 23:20.

Porém um dia é feito de 24 horas, e para se liderar um dia, precisa-se de uma liderança mais alargada. Não basta liderar em 2, 3 ou até 4 horários. A SIC precisa de mais, precisa das manhãs, das suas manhãs que perdeu à uns anos. Precisa da tarde.

A SALVADORA! Assim era anunciada a vinda de Júlia Pinheiro para a SIC. Salvou? Podemos dizer que em termos de diretoria, tem feito um bom trabalho, por trás das camaras. Mas a sua principal missão, falhou. As manhãs da SIC vivem de migalhas, dos restos do Você na Tv (líder atual) e dos que fogem da Praça de Alegria. A guerra não se ganha com uma batalha, mas se as armas principais não estiverem em combate desde o inicio, torna-se difícil ganhá-la. E foi isso que aconteceu. A SIC só apostou mais no Querida Júlia mais de um ano depois de ele estar no ar. Mas pelo menos, a SIC está a mudar o programa, a fazer as alterações necessárias. Só nos resta esperar.

E porquê tudo isto sobre as manhãs?

Com uma liderança matinal, torna-se mais fácil liderar o resto do dia. Como sabemos, o consumo no período entre 08:00 ás 18:00 é maioritariamente constituído por idosos, pessoas reformadas. Pessoas de hábitos. E no geral, quando essas pessoas ligam a TV pela manhã, ela permanece naquele canal o resto do dia.

Uma liderança matinal, influência uma liderança da parte da tarde. Boa Tarde, o programa de Conceição Lino, perde quase todos os dias para a concorrência. Um programa que tem tudo o que é essencial num bom talk-show. Uma apresentadora simpática, divertida e carinhosa com o público. Mas como poderá este programa liderar se a SIC anda quase tapada nos horários antecedentes?

A SIC abriu os olhos tarde. Porém agora temos Vingança. Uma grande novela. Mas será a novela suficiente? Não.

Júlia, é o ponto crítico. A manhã é o ponto crítico. A mudança tem que ser feita na raiz. A raiz de uma grelha é a manhã.

Autor: JJ, Aveiro
Concorda com esta opinião?

12 comentários:

  1. Obrigado João Rodrigo por dar a oportunidade aos visitantes de mostrar também o seu "Olhar pela SIC".

    Se não se importar, em breve gostaria de escrever mais opiniões.

    ResponderEliminar
  2. Tenho a dizer que esta é uma excelente rubrica do nosso leitor!

    Concordo inteiramente e totalmente com ela.

    Bom texto, ideias claras e uma perspetiva curiosa da "liderança da SIC".

    Obviamente é de manhã que tudo começa... E a SIC ainda está fraca de manhã. No entanto, neste últimos tempos tem vindo a melhorar...

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente no que diz respeito ao horário das manhãs, uma vez que não consegue liderar, o programa não tem conteúdos suficientes para fazer frente a "Você na TV", começando pelo nome "Querida Júlia" que não é muito apelativo e apesar das pequenas mudanças no grafismo, que não foram para melhor, não é suficiente para "pôr" o programa a liderar.

    No que diz respeito ao "Boa Tarde" já se consegue ver bons resultados mas também não é suficiente o que têm feito, apesar do esforço da apresentadora, Conceição Lino, da mudança que recebeu o programa pouco tempo depois de ter começado não é suficiente para conseguir ganhar a uma apresentadora como Fátima Lopes do "A Tarde é Sua", tendo em conta que o programa está bem constituído, mas com "falhas" que são as que fazem perder a audiência alguns dias.
    A telenovela "Vingança" em reposição é uma grande novela e tem tudo para ganhar, e hoje não consegue ganhar porque já anteriormente a telenovela "Tempo de Viver" foi líder, sem perder a esperança e com esforço, neste horário a SIC pode virar o jogo, o que não quer dizer que seja nesta telenovela, mas esta pode dar um empurre à seguinte que não se sabe qual é.

    ResponderEliminar
  4. Caro JJ,

    Como sabe, é feita uma seleção de todo o material que nos chega durante a semana...

    Mas tenho-lhe a dizer que em termos de qualidade da rubrica deixou a fasquia bem alta! Os outros participantes terão de se esforçar bastante! :)

    Bom trabalho para todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu queria dizer é que terei gosto em enviar mais opiniões...

      independentemente de serem publicadas ou não.

      Mas compreendo que queira dar a oportunidade a outros leitores...

      Eliminar
  5. Obrigado João Rodrigo por nos dares a oportunidade de nos expressarmos relativamente ao actual panorama televisivo, o da SIC neste caso...
    A SIC devia transmitir a novela "Cordel Encantado", foi mesmo um fenómeno no Brasil, com varios actores da Avenida Brasil e uma superprodução como só a TV Globo sabe fazer... espero que o Luis Marques esteja a ler isto lol ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu traria o sic 10 horas com a julia pinheiro e ao sabado punha o grande big show sic, traria joao baiao para a sic..

    ResponderEliminar
  7. O grande problema da SIC é só um: Day-Time.

    A Querida Júlia precisa de ser renovada da raíz. Com novo cenário, colaboradores, temas. Deve ter um tom mais alegre e divertido e menos sério com aqueles casos de polícia que já enjoam.

    Quanto à novela da tarde. Tal como já defendi deve ser uma novela leve, cómica e não uma coisa pesada como Vingança. Que como já se viu não faz grandes resultados. Uma espécie de Chocolate com Pimenta, Cravo e a Rosa, etc.

    Em relação ao Boa Tarde. Acho que o fracasso vem mesmo da Conceição Lino. Devia voltar para a informação. É uma mulher sem grande carisma e sem grande ligação ao público. A SIC ou contratava uma cara como a Fernanda Freitas e uma espécie de regresso do Às 2 por Três, com o José Figueiras. Ou então repunha o "Juíz Decide". Grande programa e que nos dias de hoje com tantos problemas de justiça valeria a pena. Só que desta vez, seria uma juíza com personalidade forte.

    Agora, a SIC tem é de ser mexer. Não pode continuar a vencer em HN e dps a perder em share diário. Não pode. Fevereiro é um excelente mês para virar o jogo e tem de atacar o quanto antes. Agora ou Nunca!

    ResponderEliminar
  8. Acho que o Querida Júlia está em termos qualitativos tão bom quanto o Você na TV, embora este último tenha uma dupla divertida.
    O Boa Tarde é claramente melhor que o A Tarde é sua, mas as pessoas são de hábitos.
    Para mim o problema essencial é a novela de hora de almoço, porque já se viu que Alma Gémea arrasou. Agora, se querem manter as portuguesas traziam Laços de Sangue, porque essa sim lideraria e dava uma boa antecedência ao Boa Tarde. De semana a SIC pode liderar, mas ao fim de semana parece estar longe.

    ResponderEliminar
  9. Na minha opiniao o que está mesmo mal na Sic é as manhãs. Por muito que não queiramos assumir a Julia Pinheiro não é apropriada para fazer as manhãs. Começa logo pelo nome do programa que devia ser alterado o mais urgente possível e depois pôr como apresentadora a Barbara Guimarães. Devem se rir de eu dizer Barbara Guimarães, mas não se riam que eu explico. Uma cara simpatica, um corpo esbelto e jovem e a voz dela é mais suave nem que tenham que mencionar o numero do telefone vezes sem conta, ela nunca vai parecer uma peixeira. E têm que concordar comigo quando a Julia Pinheiro grita o numero dá vontade de virar de canal, não se aguenta com aquela gritaria. Muitos telespectadores estão ligados à TVI nas manhãs para verem a Cristina Ferreira como está vestida, se lhe fica bem , pois não vejo a quererem ver como está vestida a Julia Pinheiro mas se fosse a Barbara Guimarães claro que querem ver. Não sei explicar, mas sente-se que a Julia é uma cota por muito que ela se esforce para parecer jovem. Não estou a criticar mas há pessoas assim, ainda são jovens e parecem umas cotas e há cotas como Manuel Luis Gouche e parece um jovem. A Cara do apresentador diz muito, cativa, é agradavel, quando é uma cara cansada, um riso esforçado, uma gargalhada não naturalo telespectador não gosta, não cativa. Tem que haver leveza nos programas da manhã e nas pessoas que o apresentam. Pessoas bonitas por fora e por dentro dão nos coragem para aguentar um dia de trabalho e força para carregarmos o fardo da vida. A Julia Pinheiro por muito que se esforce não nos consegue transmitir essa leveza é sempre tudo muito carregado, zincento, sem brilho. E na concorrência é iso que existe, côr, leveza e brilho muito brilho. Eu penso que todos concordam comigo até a direcção da Sic, mas o que acontece aqui é que a Julia Pinheiro é teimosa, muito teimosa e não quer dar a mão à palmatoria. Mas profissional que é espero que um dia ela analise que só está a prejudicar a Sic não se libertando das manhãs, para se conseguir vencer muitas vezes temos que dar a mão à palmatoria. Não é vergonha nenhuma e no caso dela até é muito mais simples basta dizer que não tem tempo para as manhãs não é nenhuma derrota .

    ResponderEliminar
  10. Anónimo 5 DE FEVEREIRO DE 2013 À0 15:28,

    Da próxima vez que fizer um comentário tão extenso, peço-lhe por favor para fazer parágrafos, pois fica com uma melhor leitura.

    Quanto à sua ideia da Bárbara Guimarães nas manhãs, pelo menos eu não me riu!

    Já vi a Bárbara Guimarães na emissão especial de aniversário da SIC, e ela fica muito bem no day time! Bonita, simpática, com uma voz suave e cativante, é serena mas ao mesmo tempo entusiasmante!

    Se eu tivesse agora de escolher entre Júlia e Bárbara para as manhãs, sem dúvida escolhia a Bárbara Guimarães.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions