RUBRICA: "PRÓS & CONTRAS" - "DANCIN' DAYS"

segunda-feira, 22 de abril de 2013


Boa tarde,

Hoje vou falar sobre a telenovela líder de audiências em Portugal: "Dancin' Days".

A novela é resultante da parceria SIC - TV GLOBO, uma adaptação do original do autor brasileiro Gilberto Braga na GLOBO, e foi escrita em 2012 pelo argumentista português Pedro Lopes, o mesmo autor das telenovelas "Perfeito Coração" e "Laços de Sangue" para a SIC, a última vencedora de um Emmy Internacional.


Analiso assim os "Prós e os Contras" deste programa da SIC...



Prós:
- "Dancin' Days" está, na minha opinião, muito bem feita.
- Pedro Lopes fez um bom trabalho na adaptação da novela original.
- A história é forte e bem representada: os atores são muito bons: Joana Santos, Soraia Chaves, Joana Ribeiro, Albano Jerónimo, Margarida Carpinteiro, Vitória Guerra, Custódia Gallego, Rita Lello, Ana Guiomar, Débora Monteiro, Pedro Diogo, Cristina Homem de Mello e Sandra Faleiro são os que, na minha opinião, têm feito um excelente trabalho, com destaque também merecidamente para outros atores. As interpretações estão muito bem conseguidas.
- A banda sonora da telenovela é muito boa e adequada a cada momento da história. Só acho que a música "Ai se eu te pego" não fica bem enquadrada na novela.
- Os temas de droga e homossexualidade estão muito bem retratados e ajudam a sociedade a aprender e a saber compreender as situações.
- Os núcleos da novela estão muito bem feitos. O núcleo de "Teresa" e "Lurdes" está muito bem conseguido.
- Os cenários de "Dancin Days" estão igualmente bem construídos, o que faz com que às vezes até nos questionemos se são ou não reais.

Contras:
- "Dancin' Days" tem, na minha opinião, poucos defeitos...
- A constante publicidade ao Dolce Vita Tejo e a outros produtos inseridos na trama, chegam a cansar os telespectadores, até porque muitas vezes, o produto em causa, chega a interromper a novela com alguns segundos de publicidade, fazendo assim um pequeno intervalo.
- O genérico da novela é muito pobre, ainda que a música seja boa... As personagens principais a fazerem poses com várias roupas diferentes não se adequa à novela. Acho que deviam ter feito um genérico com dança, algo parecido com o original brasileiro.


Nota Final:
Numa escala de 0 a 20, dou 17 a "Dancin Days".


E você, concorda com a minha opinião? Comente!



11 comentários:

  1. Esqueceram-se de mencionar nos argumentos contra a questão da extensão da novela até aos 300 e poucos capítulos, o que torna a história pouco linear e sem qualquer agilidade.

    ResponderEliminar
  2. Rica rubrica! Que tal um pouco mais de formalidade?! Isto parece um rascunho dos tópicos a tratar num texto!

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo 22 DE ABRIL DE 2013 ÀS 15:54,

    O modelo da rubrica é este, dizer em tópicos os aspetos positivos e negativos de cada programa analisado pelo Diogo Santos.

    Para rubricas formais e de texto já existem outras aqui no SIC Blog.

    Continue a acompanhar-nos.

    ResponderEliminar
  4. Devo dizer que estou em total desacordo com os "contras".

    Nos aspetos negativos de "Dancin Days" não considero que a inserção da pouca publicidade seja um problema, muito menos o centro comercial que serve de cenário exterior à novela.

    Obviamente seria melhor se não houvesse nenhuma publicidade dentro da novela, mas ela é precisa para ajudar a pagar ou diminuir os custos do produto, e em tempo de crise ainda mais.

    Quanto ao genérico, pobre?! É dos melhores genéricos que já vi em telenovelas portuguesas, na minha opinião claro. As personagens no genérico não se adequam à novela? Não vejo porquê!

    São as 3 protagonistas, e cada parte do genérico ilustra um lado da história... Acho que não era preciso terem feito um genérico igual ao original com dança, até porque iria ficar bastante parecido com o de "Avenida Brasil", que então este é que podem, à primeira vista, dizer que não se adequa à novela, mas no fundo tem uma razão de ser...

    ResponderEliminar
  5. Boa Tarde a todos.
    Sim, este é o modelo da rubrica: tópicos dos prós e contras.

    Acho que o genérico é muito pobre, sim. As personagens a fazerem poses, de um lado para o outro... Não é de todo, na minha opinião, o melhor genérico das telenovelas portuguesas. O de "Rosa Fogo", por exemplo, era muito melhor, e aí sim, retratava a história.

    Mas claro, é a minha opinião.

    Por favor, em vez fazerem comentários a falar sobre a rubrica em si, façam comentários com a vossa opinião sobre o que é retratado na rubrica.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Tambem acho o Generico Pobre, a musica e linda mais não combino muito com a novela.

    ResponderEliminar
  7. Sei Lá. Acho que o Portugal necessita do Hans Donner. ( Criador de Aberturas/Genericos da Globo)

    ResponderEliminar
  8. Novela Muito Bem Feito. estou acompanhando daqui do Brasil.
    Sinto Saudades dos anos 70, no Shopping Tinha o DANCIN' DAYS ai a gente pagava 5 Cruzeiros para ir dançar.
    Era Legal :)

    ResponderEliminar
  9. As pessoas confundem "simples" com "pobre".

    O genérico de "Dancin Days" é simples, tem classe, é diferente, não é mais do mesmo.

    Eu achei o genérico da "Rosa Fogo" uma foleirada, piroso com aquele rosa a explodir no fim.

    E para quem fala sem saber, vejam primeiro os créditos no fecho da novela, para verem que o genérico foi feito pela TV Globo...

    ResponderEliminar
  10. ai meu Deus, só reclamações, façam melhor!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions