PEDRO NORTEN EXPLICA TUDO: "A TVI ESTÁ EM NEGAÇÃO" DAS AUDIÊNCIAS

quarta-feira, 22 de maio de 2013


Presidente do grupo Impresa (que detém a SIC) arrasa a posição da TVI sobre as audiências... "A TVI está em negação".

Pedro Norton, que sucedeu a Francisco Pinto Balsemão, comentou ao jornal Publico a recusa da RTP e da TVI em assumirem as audiências da GfK, duas semanas depois das duas televisões terem abandonado a CAEM, Pedro Norton justifica porque a SIC tem estado "calada"... "Temos estado muito calados sobre este tema, por duas razões: por postura, apostamos na autoregulação, que é onde se devem diminuir as querelas, que são naturais e temo-nos esforçado por fazê-lo no seio da CAEM; depois, por um exercício de rotação, exercemos a presidência [da CAEM] nos últimos dois anos e achámos que devíamos manter algum recato".

E revelou ainda como toda a "guerra das audiências" começou... "Está na altura de se contar a história deste processo, que está a ficar esquecida. A contestação ao sistema de audimetria [medição de audiências televisivas] começou em 2009, quando a TVI estava na direção da CAEM – como esteve em oito dos últimos 10 anos. Em agosto de 2010, a TVI entrou em rutura com a audimetria da Marktest, acusou o sistema de ter entrado em total descrédito e pediu uma auditoria".

Conta ainda que... "Essa posição dura e violenta da TVI acabou por levar à abertura de um novo concurso para a prestação de um novo serviço de audimetria. A SIC alertou para os perigos de se abrir o concurso com a mudança de fornecedor que poderia causar disrupções no mercado. Mas não foi opinião maioritária. Nós respeitamos, abriu-se o concurso e a GfK foi escolhida depois de um processo de grande escrutínio".

O responsável pelo grupo Impresa considera que o processo de transição entre a Marktest e a GfK foi bastante acompanhado e vigiado... "Foi talvez o processo mais escrutinado dos últimos anos. Não me recordo de alguma vez tanta gente ter trabalhado na questão das audiências. No início de 2012 a GfK começou a partilhar com o mercado os resultados de um período de testes de três meses. Pouco depois de os dados serem conhecidos, a TVI volta a tomar posição pública. E, para grande espanto, afinal era a GfK que estava em total descrédito e a Marktest é que estava certa. Um dos equívocos que se têm tentado construir é que é uma guerra da SIC com a TVI. Não: isto é uma guerra da TVI com o mercado".

Pedro Norton vai mais longe e afirma... "A única estação que mudou de opinião neste processo, ao sabor das conveniências foi a TVI. Isto é factual. Há uma relativa unanimidade em relação a este sistema. O que é que pensa a Zon? E a PT? E todas as agências de meios do mercado? E todas as agências de publicidade? O mesmo que a SIC. Ou a SIC é muito boa a fazer conspirações ou então alguém está a fazer filmes. Acho que a TVI está em negação. A SIC é líder no horário nobre, de segunda a sexta, e está a ameaçar a liderança da TVI no acesso ao horário nobre. Compreendo que não seja fácil nem simpático, mas é a realidade".

A saída da CAEM da RTP e da TVI é vista por Pedro Norton de forma diferente... "A um operador público devia exigir-se que tivesse uma ponderação especial e tenho pena que esteja a embarcar nesta radicalização de posições. Acho completamente incompreensível".

O responsável máximo pela SIC, considera completamente válidas as audiências da GfK... "Disso não tenho dúvidas nenhumas [da validade dos dados], mas isso não é na minha opinião. É a opinião da esmagadora maioria do mercado".


3 comentários:

  1. aahahha dá-lhe Pedro!

    ResponderEliminar
  2. Penso que a SIC tem encontrar uma solução para o day-time,e investir na programação o horário das 14:00 e das 18:00 precisa e algo inédito e forte.

    Força SIC

    ResponderEliminar
  3. A TVI esteve na presidência da CAEM em 8 dos 10 anos!

    A SIC esteve apenas 2 anos no seu mandato, com o Luís Marques!

    A TVI esteve 8 anos na presidência da CAEM? E esteve mais anos, porquê?

    Pois os fanáticos da TVI não comentavam sobre a estadia de 8 anos da TVI na presidência...mas gastaram o nome do Luís Marques, quando foi a sua vez, na presidência, que é rotativa!

    Tanta lógica!
    Concordo com o Pedro Norton: o problema da TVI é estar em negação das audiências!
    E querer ser líder à força, sem valor para isso!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions