RUBRICA: "OLHAR A SIC" - ESPECIAL ANÁLISE DOS "GLOBOS"

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Boa Noite! Seja bem-vindo ao "Olhar a SIC".

Especial Análise dos "Globos"

A SIC e a revista Caras realizaram ontem à noite a XVIII Gala dos "Globos de Ouro" com vista a distinguir e premiar os considerados melhores do Cinema, Teatro, Desporto, Moda, Música, Revelação do Ano, e Mérito e Excelência.


Na minha opinião, esta foi uma das Galas mais fracas dos últimos anos. Não devido aos nomeados, mas devido à produção do evento. Gostei do cenário do palco, mas, na minha opinião, este ano "abrasileiraram" completamente os "Globos de Ouro". Não por terem vindo dois atores de "Avenida Brasil" entregar um prémio, mas devido ao que quiseram transformar um evento único e genuinamente dedicado ao que é nacional.

Bem sei que o "tema" da Gala deste ano era "as novelas" e de alguma forma comemorar o ano do Brasil em Portugal, mas da forma como fizeram foi demais, desapropriado, deselegante até, para um evento que se queria e quer glamouroso. Falo exatamente de "Avenida Portugal", uma deceção completa! Quiseram ter graça e caíram no ridículo, constrangedor até para quem estava a ver. Aquela "novela" exibida em partes durante o decorrer da Gala não teve graça nenhuma e foi uma coisa completamente desenquadrada e dispensável. Foi uma ideia infeliz!

Eu pensei que as caras da SIC iriam reproduzir, numa versão cómica, a família da mansão da telenovela "Avenida Brasil". Isto sim, poderia ter graça!


Também Bárbara Guimarães já fez mais e melhor nos "Globos". Não digo que a culpa seja dela, é que com o modelo aplicado das duplas para entregar os globos, a apresentadora fica com uma apresentação mínima e até um pouco deslocada do decorrer da Gala. Não gostei da sua entrada nem do seu visual inspirado na "Gabriela" na 1ª parte, penso que não era apropriado para a cerimónia. Bárbara já teve entradas muito mais vistosas e impactantes. 


Relativamente aos nomeados, se estavam nomeados, qualquer um deles merecia ganhar. Mas penso que a grande surpresa da noite foi o "Prémio Revelação". Quando todos estariam à espera de ver Joana Ribeiro subir ao palco... Eis que o globo foi para Victória Guerra! E não posso deixar de manifestar a minha indignação perante a atitude de José Mourinho, nomeado para "Melhor Treinador", não foi à Gala, venceu! E nem se dignou a enviar um representante. Muito mau perante um reconhecimento no seu País.


Por fim, foi a "cereja no topo do bolo", o homenageado da noite, Mário Moniz Pereira, sobe ao palco e em vez de agradecer, disse mal da festa que o estava a homenagear com um prémio "carreira" por "Mérito e Excelência". O senhor só sabia dizer que queria ter ouvido "o som da guitarra portuguesa" e gostava de ter ouvido "fados"... Isto depois de Ana Moura, fadista reconhecida nacional e internacionalmente, e uma das nomeadas da noite, ter cantado fado em palco! Mas devemos dar um desconto ao senhor pela sua avançada idade. No entanto, o constrangimento foi notório.


Também de referir que a cada ano que passa é mais visível a quantidade de cadeiras vazias na plateia do Coliseu dos Recreios. Acho que seria uma boa medida tentarem preencher com figurantes os lugares quando os convidados abandonam a sala.

Enfim, sem desprimor para os nomeados e vencedores da noite, se eu tivesse de definir a Gala usaria apenas duas palavras... César Mourão! Ele foi grande como sempre e brilhou, fez rir e divertiu verdadeiramente a plateia e os espectadores com a sua "velha" a meter-se com os convidados. Não me canso de o elogiar, é que nunca é demais!!

Autor: João Rodrigo

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!


3 comentários:

  1. João Rodrigo, tenho uma dúvida:

    Lembro-me de toda a minha vida ouvir falar dos globos de ouro. Foi a partir de 2003, com apenas 8 anos, que fui dando umas espreitadelas pelas galas e em 2008, consegui acompanhá-las do princípio ao fim. Via lá glamour, elegância, dinâmica e um coliseu cheio e feliz. Isto até 2010... Parece que desde 2011 (XVI GALA), os globos têm vindo a degradar-se... A faltar alegria, animação, algo que não consigo explicar. Então este ano, continuando a achar uma gala positiva, nem se fala... Gostava de saber a sua opinião acerca daquilo que mudou para que os globos não tenham o mesmo impacto sobre as pessoas desde 2011? A crise chega a todos, é verdade! Mas parece que as pessoas começaram a desinterar-se mais! Acha que a solução passa por um adiamento de um ano dos globos de ouro, voltando apenas daqui a dois anos, por uma mudança na organização, das caras, que são praticamente as mesmas, pelo regresso da categoria "Televisão", cujo desaparecimento, nós sabemos foi uma desilusão para as pessoas? Não sei, gostava que me explicasse, na sua opinião, como é que de repente os globos de ouro parecem quase uns "globos de prata"? Continuando, atenção, a ser uma gala de qualidade! Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Oliveira,

    Acabou de me dar um belíssimo tema para uma próxima rubrica do "Olhar a SIC"... E então lá, terá a minha opinião e resposta às questões bastante interessantes que colocou aqui.

    Obrigado! Continue a acompanhar-nos.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions