RUBRICA: "SIC OPINIÃO" - TELEVISÃO PARA TODOS

sábado, 11 de maio de 2013


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC OPINIÃO".

A rubrica de opinião de um critico de TV externo, hoje por Nuno Azinheira.

"Televisão para todos"

Durante 18 semanas, mais de 1 milhão de portugueses seguiram em direto o "Vale Tudo", aos domingos à noite na SIC. Fizeram-no convictamente, pela qualidade do programa, mas sobretudo pela diferença, pela originalidade, pela surpresa. Um programa que combateu dois pesos pesados da TVI: primeiro, "A Tua Cara não Me É Estranha", campeã de audiências nas 3 temporadas que registou. Depois, "Big Brother VIP", o regresso do reality show clássico à televisão que os trouxe para Portugal.

Em ambos os casos, "Vale Tudo" saiu derrotado no que toca a audiências. Mas o formato da Shine, apresentado por João Manzarra, confirmou o que já se sabia: sim, é possível fazer boa televisão no registo good feeling TV; é possível bom entretenimento para toda a família; é possível ter audiências sem tirar a roupa.


"Vale Tudo" acaba este domingo. Com ele partem os serões divertidos de domingo, com jogos simples para fazer em família ou com amigos. Com ele parte a saudável competitividade entre profissionais que desejavam ir ao programa pela sua boa onda. E com ele parte o génio de César Mourão e Rui Unas, cujo talento para o improviso está partilhado sem apelo nem agravo nas redes sociais.

Quem, como eu, seguiu "Vale Tudo" em quase todos os domingos, vê com pena a despedida do programa, desejando ardentemente que volte à SIC. E, já agora, teme que o seu sucessor, "Splash!", não venha a ser tanto aquilo que parecia ser, mas sim aquilo que o lote de concorrentes, com José Castelo Branco à cabeça, ameaça ser.

A coerência é um bem fundamental em televisão. E a SIC, até pelas alegrias que a sua persistência na ficção começam agora a dar, sabe bem que sempre que fugiu à sua matriz familiar, o público penalizou-a.


Autor: Nuno Azinheira em Diário de Noticias.

Concorda com o autor? Expresse a sua opinião!


3 comentários:

  1. Concordo. Tem de voltar. Em Janeiro de 2014, porque é fenomenal.

    ResponderEliminar
  2. Realmente o programa foi muito bom, mas ficou a perder pelo apresentador.Não consigo perceber qual é a fixação da SIC pelo Manzarra! Num programa de improviso esteve sempre muito agarrado aos cartões e tele-ponto, num programa descontraído esteve sempre vestido como se de uma gala se tratasse, com um elenco de participante de luxo podia ter havido mais introsão entre eles... são pormenores que fazem toda a diferença, mas isto é apenas a minha opinião a SIC lá terá as suas razões! Se não desvalorizasse os profissionais, podiam ter tido o Graciano a fazer um brilharete, ou então o Granger.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a opinião do Nuno Azinheira! também lamento que o programa tenha acabado espero o seu regresso rápido.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions