RUBRICA: "SIC OPINIÃO" - A VERDADE NA TV

sábado, 18 de maio de 2013


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC OPINIÃO".

A rubrica de opinião de um critico de TV externo, hoje por Nuno Azinheira.

"A verdade na TV" 

Não faço ideia se Júlia Pinheiro é do Benfica, mas vê-la ali aos saltos com o cachecol encarnado na cabeça, na Quarta-feira no Terreiro do Paço, não me chocou. Afinal, de Júlia já vimos tudo: descalça, a rebolar, ou deitada no chão. A brincar com chouriças ou com maçarocas. Ela é um todo o terreno e é nestes palcos populares que se sente verdadeiramente à vontade. É essa, aliás, a sua força. 

Com Rita Ferro Rodrigues é diferente. Talvez porque seja amigo dela, talvez porque saiba como sofre pelo seu Sporting, talvez porque lhe leia, via Facebook, as arranhadelas de leoa que nos dá, a nós benfiquistas, sempre que o Benfica perde. Mas Rita foi a jogo. A pedido da SIC, uma vez mais. E, uma vez mais, mostrou o seu profissionalismo. Aquele à sério, de mulher dedicada que gosta do que faz. 
Sei, porque a conheço, que Rita Ferro Rodrigues recusaria fazer algo que fosse contra os seus princípios, mas o futebol, caramba, é apenas futebol. Ela é verde por dentro, mas na Quarta foi vermelha por fora. Percebo a luta interior, agradeço-lhe os votos de boa sorte para a final com o Chelsea, mas, como seu amigo, lamento tê-la visto ontem a puxar pelo clube rival. Em televisão, o que parece nem sempre é. E é por isso que não há nada mais importante do que a verdade em televisão. 
Não vale a pena fingir que é apenas um pormenor. O espectador merece o melhor, mesmo que o melhor seja um pormenor. E, mesmo percebendo que a SIC tenha querido lançar a dupla Rita/Figueiras, a preparar os domingos que aí vêm, fez mal em pedir a Rita Ferro Rodrigues esse sacrifício. Porque o espectador sabe que não é verdade. Era como ver Júlio Magalhães a cantar Luís Piçarra ou João Malheiro a balbuciar "gosto muito de você... leãozinho".

"A atitude é tudo"
Não sei o que é que a SIC ou a Endemol pediram a Filipa Marques, a "repórter" escolhida para andar entre o "povo" no Terreiro do Paço, na emissão especial que a estação dedicou ao Benfica-Chelsea. Mas mesmo que lhe tenham pedido alegria, entusiasmo, fervor clubista e otimismo - afinal, a SIC era a detentora do exclusivo em sinal aberto da final europeia -, há uma coisa chamada bom senso que qualquer profissional deve ter presente. E o que Filipa Marques fez ao longo de todo o dia foi algo inqualificável. 

Porque não teve peso nem medida, porque foi completamente fora do tom que a televisão exige, porque, no seu afã de ser divertida, adepta, descomplexada e otimista, foi excessiva, descompensada, popularucha, histriónica. Se há coisa que não gosto é da ideia medieval de pelourinho. E os pelourinhos mediáticos dos novos tempos - as colunas de opinião, o YouTube, o Facebook - podem ser, sei-o bem, muito cruéis. Não quero crucificar Filipa Marques, que pode ser uma ótima e dedicada profissional. 

Mas alguém tem de lhe dizer que não, não esteve bem na Quarta-feira. Eu sei que a tendência é dizer "coitada, foi deitada às feras", mas insistir nesse afago psicológico que, juntamente com as palmadinhas nas costas, é uma coisa tão portuguesa, é enterrar a cabeça na areia e não ajudá-la a crescer. 

Filipa, não a conheço e não tenho nada contra si. Mas, não, lamento, não esteve bem. Um direto entusiasmado não é um direto histérico. Acredite, se lhe elogiaram a prestação na quarta-feira, das duas uma: ou estavam a brincar consigo ou tiveram pena de si.

Autor: Nuno Azinheira em Diário de Noticias.

Concorda com o autor? Expresse a sua opinião!

6 comentários:

  1. Tenho a dizer que concordo plenamente com tudo o que o Nuno Azinheira disse.

    A Júlia Pinheiro realmente passou a manhã aos gritos...

    Aquela repórter Filipa Marques é completamente tresloucada. Detesto-a!

    A ligação a ela nas reportagens teve qualidade péssima de imagem e de entrevistas... Ela realmente exagerou em todos os sentidos!!

    ResponderEliminar
  2. Eu não culpo a Filipa Marques mas sim quem pede que assim aconteça. É de reparar que em todos os programas que entra a Julia Pinheiro é tudo aos gritos e com palhaçadas que passam ao ridiculo. Ela pensa que é assim que cativa os telespectadores e cada vez mais os afasta.

    ResponderEliminar
  3. Pergunto eu, se o autor desta "crónica" não conhecesse a Rita, de quem ele tinha gostado mais na condução do programa? A resposta parece-me óbvia.... A Júlia não funciona, quer parecer "popularucha" mas não consegue, não são os gritos nem as oalmas que cativam. Quanto à reporter de extriores, coitada, quando os programas não são pensados ao pormenor, é assim, ficam todos a fazer más figuras.... A SIC tem que pensar seriamente se quer ser uma cópia da TVI, ou se se quer demarcar disso mesmo, a Júlia disse uma vez que a TVI não arrisca que se agarra muito aos formatos vencedores.... e o que anda ela a fazer na SIC? A copiar esses formatos. O público da SIC, não é o mesmo da TVI é na minha opinião, mais exigente, logo, senhores directores disto e daquilo, sejam-no também.

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com o anonimo das 9:59, o mal da Sic é Julia Pinheiro. Ela sabe o que foi o sucesso da TVI e está a levá-lo para a Sic. Mas na Sic não funciona. A obrigação dela é levar a inovação e não a repetição dos programas que até na TVI já enjoam.Porque contra factos não há argumentos. A Salvação da Sic são as novelas e que todos nós saibamos não está ao cargo dela. O restante é o que se vê, já está lá há dois anos, mais, e nada que ela faça tem audiencias. Porque liga-se para a Sic e daqui a pouco é como se estivessemos sintonizados na TVI, já não temos escolhas é tudo o mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Não dou razão ao Nuno Azinheira! Aquela final da Liga Europa, não tinha clubismos! Era apenas uma luta entre Portugal( um clube português que o representava) e um clube estrangeiro!

    Pelo que sendo portugueses...há que estar por Portugal!

    Ouvi dizer isso a «Lagartos», como normalmente são conhecidos os sportinguistas e fãs do Futebol Clube do Porto...o que lhes ficou muito bem, quando os vi sofrer por Portugal!

    Quanto ao Anónimo das 14:36, quem enjoa, a pontos de fazer vómitos, é ele próprio!

    Esquece-se de que a TVI andou 8 anos à espera de liderar...e que a Júlia Pinheiro está de certo modo ligada às novelas, por ser Diretora de Conteúdos?

    E já agora, uma pergunta: a TVI faz mais alguma coisa com audiências, além do programazeco da manhã, dos idosos e desempregados, que é apenas visto emtre 300 e 400 mil espetadores?
    Faz mais alguma coisa, além das birras com as audiências, para provocar a instabilidade?
    Informe-se, Anónimo! E não diga disparates!


    ResponderEliminar
  6. Filipa: má até dizer chega, chegou a dizer em directo que estava a encher chouriços, para mim era despedida.
    Júlia: Popular, mas até gostei
    Rita: perfeita
    Figueiras: melhor com a Rita do que como repórter da Júlia
    Quanto à Rita disse várias vezes que era do Sporting, mas que naquele dia acima de tudo era portuguesa.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions