Inversão do mercado publicitário entre TVI e SIC!
A SIC empatou com a TVI no investimento publicitário feito pelos diferentes anunciantes. Trata-se de um facto histórico! Nunca antes as duas estações privadas de televisão em Portugal tiveram os mesmos números de investimento, pois há anos consecutivos que a TVI era quem captava por larga margem mais investimentos, em relação à SIC.
No 1º trimestre deste ano, a TVI caiu de 21.8 milhões de euros para 18.7 milhões na receção de investimentos. Isto significou 14% de queda comparado com o mesmo período do ano passado.
Mas também a SIC baixou de 19.1 milhões para 18.6 milhões de euros. Uma diminuição de 2.8%.
Esta situação terá provocado o pânico na administração da TVI, que decidiu então abandonar a CAEM, uma entidade fiável e representativa dos media em Portugal, e igualmente rejeitar as audiências da GfK, a medidora oficial do mercado.
Segundo concluiu o Diário Económico, a TVI ganha os dias, as semanas, os meses, e até os anos. Mas a SIC é quem vence o Horário Nobre! Deste modo, os anunciantes estão a preferir anunciar em quem tem o Horário Nobre mais visto, ou seja, na SIC.
Esta tendência de inversão do investimento pode ficar totalmente diferente do que era até Setembro do ano passado, e a SIC pode começar a liderar o investimento publicitário por larga margem.
A administradora da Media Capital que detém a TVI, Rosa Cullell, mostra-se cada vez mais irredutível sobre a saída da TVI da CAEM, e está aberta a guerra da parte da TVI à SIC, sobre a medição das audiências. A SIC que afirma ser líder de audiências no Horário Nobre dos dias úteis. E é a verdade!
Para a guerra rebentar contribuíram as declarações de Pedro Norton, Presidente da Impresa que detém a SIC, ao jornal Público em que afirmou que a TVI... "Muda de opinião neste processo ao sabor das conveniências". E de estar em processo de negação e não admitir que perdeu a liderança no Horário Nobre, de Segunda a Sexta para a SIC.
Sobre esta situação, a TVI não reagiu publicamente, mas o Diário Económico sabe que as afirmações de Pedro Norton caíram como uma bomba em Queluz de Baixo e tornaram ainda mais irredutível a posição da administradora Rosa Cullell, em relação a um eventual regresso à Comissão de Análise de Estudos e Meios (CAEM), que está agora mais longe do que nunca.
Resumindo, a TVI saiu alegadamente da CAEM porque não admite perder as audiências do Horário Nobre, e consequentemente, investimentos publicitários por parte dos anunciantes.
A tvi tem mau perder. É a vida.. Nao vejo a hora d perder a audiencia total.. Mas gostava d referir que nao entendo como é que em todas as paginas que falam de televisao praticamento o texto q é colocado é sem tirar nem por igual.. Nao entendo..
ResponderEliminarIsto é um blog de humor, ou sobre a sic?
ResponderEliminarTem muito mau perder. No inicio da gfk a tvi passava a liderança no jornal da noite, agr que ta a perder muda-me loooooooooooooool é ao sabor das conveniencias como diz o ceo
ResponderEliminarCaro Anónimo 23 DE MAIO DE 2013 ÀS 02:32
ResponderEliminarSe as fontes são as mesmas, é natural que os textos sejam semelhantes nos vários sites... Mesmo construindo o texto.
Espero ter esclarecido! Continue a acompanhar-nos.
Caro Anónimo 23 DE MAIO DE 2013 ÀS 11:38
ResponderEliminarSe isto é um blog de humor, você é o palhaço.
Continue a acompanhar-nos!
Este blog é a comédia. Tanto fanatismo. Percebam: A TVI lidera, a SIC não. E já agora, os Globos não venceram nada no domingo! Incompetentes.
ResponderEliminar80 meses consecutivos a liderar é claro que a TVI tem mau perder. Mas a vida é feita de mudanças e a aceitação também faz parte delas!
ResponderEliminarBoa resposta, João Rodrigo ao Anónimo das 11:38!
ResponderEliminarO fanatismo do Anónimo é tão grande, que tal como a sua televisãozinha, não sabe perder!
Rui Oliveira, quem tem liderado nas audiências do dia( porque no horário nobre é a SIC), tem sido o Cabo!
Pelo que a TVI não tem liderado em nada! Nem no Cabo!
Pois a SIC liderou 10 anos, inteirinhos! Foi a maior liderança na televisão!
Nos últimos 10 anos, a TVI esteve durante 8 anos na Presidência da CAEM( não compreendo porquê tanto tempo) e habituou-se a dominar a CAEM, pensando que ela era uma propriedade sua!
Mas enganou-se! 85% estiveram contra ela!
O Pedro Norton fez muito bem em denunciar as situações.
Chamo a atenção para o texto, que traduz o que eu venho dizendo há muito tempo: o horário nobre é o mais ambicionado pelas estações, pois é onde os anunciantes colocam a sua publicidade mais cara!
E a SIC conquistando-o, conseguiu lucrar mais que a TVI, pois teve apenas uma quebra de 2,8%( efeitos da crise) contra os 14% que a TVI teve de quebra, perdendo imensos milhões!
Afinal de que lhe vale andar lá pela Marktest? A perder assim!
Depois culpa a GfK!
A TVI apenas consegue conquistar horários secundários, onde a publicidade é mínima!
O que é que a TvI queria, quando o seu único porto seguro, a ficção, foi completamente abaixo?
Nenhuma novela da TVI consegue liderar, cada uma pior que a anterior!
Realmente a TVI devia saber que a inveja é muito feia...e que uma liderança se obtém pelo trabalho...e não comprando-a!
"entidade fiável e representativa"?? Muito subjetivo...
ResponderEliminar