ATORES PORTUGUESES ESTÃO RENDIDOS A "AVENIDA BRASIL" NA SIC!

quinta-feira, 13 de junho de 2013


As telenovelas brasileiras somam fãs e elogios entre atores nacionais. Estrelas da TVI dizem que não perdem um episódio de "Avenida Brasil"!

"Avenida Brasil" está a encantar os atores portugueses que aplaudem a produção da TV Globo. Depois de anos sem grande sucesso, o nosso público está de novo cativado pela ficção brasileira. "Gabriela" foi o ponto de mudança!

Depois de conquistar o público e a crítica no Brasil, a telenovela "Avenida Brasil" tornou-se um fenómeno de sucesso também em Portugal. Além de uma média de 1 176 100 espectadores desde a estreia, a 24 de setembro, o que a coloca entre as tramas brasileiras mais vistas da última década na TV portuguesa, a produção emitida pela SIC tem conquistado a atenção de vários atores nacionais, muitos deles ligados à concorrente TVI.

Ouvidos pela Correio TV, confessam-se espectadores assíduos da história de vingança de "Nina" (Débora Falabella) contra "Carminha" (Adriana Esteves), a qual elogiam e revelam ser uma fonte de inspiração para o seu próprio trabalho.

A atriz Rita Loureiro, que faz de "Tété" na telenovela "Destinos Cruzados" da TVI, confessa que... "Não costumo ver telenovelas, a não ser aquelas em que entro, mas sou fã de Avenida Brasil". Considerando a produção da TV Globo extraordinária... "É um passo em frente. Espero que tenha sido uma pedrada no charco". A atriz não tem dúvidas: "Aprendo imenso a ver aquilo". Refere ainda o facto positivo de... "os atores não terem um guião estanque. Há muito improviso, uma linguagem aberta".

Fã incondicional de "Avenida Brasil" é também Jessica Athayde, namorada de João Manzarra. A "Sónia" de "Destinos Cruzados" não perde um episódio da novela brasileira na SIC... "É uma história bem conseguida e que me diverte". A atriz revela que tem por hábito ver novelas brasileiras: "são bem feitas, são as melhores, mas também gosto das portuguesas", acrescenta a atriz que elogia também "Dancin Days", telenovela portuguesa da SIC, líder de audiências em Portugal, e feita em coprodução com a TV Globo.

Quando foi de férias para o Brasil, em outubro do ano passado, Sofia Ribeiro partilhou na rede social Facebook a sua admiração pela ficção televisiva brasileira... "Vou ali até à Cidade Maravilhosa tentar beber da sabedoria dos mestres da telenovela". Dias mais tarde, partilhou a emoção de ter visto no Brasil o último episódio do fenómeno "Avenida Brasil". De imediato, caras da TVI como o apresentador Nuno Eiró e a atriz Sofia Nicholson, comentaram as palavras de Sofia Ribeiro, revelando também eles serem espectadores regulares da novela da SIC.

Alda Gomes, que integra o elenco de "Destinos Cruzados" como "Vera", é outra seguidora desta novela, a sua "preferida"... "O argumento, a realização e o elenco, com atores de várias gerações, são excelentes. As personagens estão caracterizadas de uma maneira inteligente. É isso que a torna fantástica".

Marcantonio Del Carlo, que atualmente também pode ser visto na telenovela "Mundo ao Contrário" da TVI, explica que "Avenida Brasil": "não perde a estrutura básica da novela: o pobre, o rico, o bom e o vilão". Apesar disso, considera que é "uma nova postura de fazer novela. Toda a gente gosta e aplaude".

Também Margarida Marinho, atriz protagonista de "Mundo ao Contrário" como "Constança" na TVI, refere que... "Estamos a falar talvez da melhor novela que se fez nos últimos anos em termos mundiais. Avenida Brasil é um projeto maravilhoso". A atriz, que é uma das principais estrelas da ficção da TVI, reconhece que o facto da novela da SIC ser tão "poderosa" dificulta o trabalho da TVI.

Manuela Maria, de "Mundo ao Contrário" da TVI, também espreita "Avenida Brasil" quando pode porque, justifica, gosta: "imenso da representação deles". Outra veterana da representação, Eunice Muñoz sempre afirmou ser uma admiradora da arte de representar dos brasileiros e revelou estar a seguir Avenida Brasil... "É uma excelente história, muito bem escrita e bem representada. As personagens estão definidas com muita precisão". Para a veterana atriz, "a novela brasileira é um produto muito bom. Eles têm grandes atores, grandes técnicos, grandes cenários... E muitos anos de experiência".

Apesar de não revelar se costuma ver, Fernanda Serrano, exclusiva da TVI, reconhece também que "Avenida Brasil" é um produto forte... "Em 2012, foi um ano atípico na Globo. São ciclos. A SIC tinha dois produtos fortes, Gabriela e Avenida Brasil, e, por isso, recuperou nas audiências. Mas sabemos que as próximas novelas da Globo não serão tão fortes".

Mas não são só os atores da TVI que se confessam fãs de "Avenida Brasil". Manuel Marques, ator de "AntiCrise" e "A Mãe do Senhor Ministro" da RTP1, diz que: "adoraria participar numa telenovela como Avenida Brasil". O humorista, que entra também no talk show "Herman 2013", deixa elogios à "qualidade da realização" que a "aproxima de uma série de televisão". "É, dentro do género, uma das melhores produções que já vi".

De passagem por Lisboa, Murilo Benício, o "Tufão" de "Avenida Brasil" confessou-se intrigado com o sucesso da novela em Portugal, porque: "a história fala de futebol, subúrbio e malandragem, uma realidade muito brasileira". Revelou ainda o experiente ator brasileiro que, depois do final da telenovela, que atingiu o "maior êxito dos últimos dez anos", o "elenco sentiu-se órfão".

Não é só "Avenida Brasil" a merecer rasgados elogios. Recentemente, também "Gabriela", emitida pela SIC entre setembro e janeiro, recebeu críticas positivas de vários atores portugueses pela "qualidade superior" da sua produção. De resto, a nova adaptação da obra de Jorge Amado, protagonizada por Juliana Paes, foi a mais apreciada pelos portugueses nos últimos anos. 

De acordo com os dados de audiência, a trama que retrata a história de uma simples moça do sertão baiano que foge para Ilhéus, conquistou uma média de 1 486 500 espectadores, ocupando o primeiro lugar no pódio dos produtos de ficção brasileira mais vistos pelos portugueses na última década e a sexta posição no ranking das mais vistas, se contabilizadas todas as telenovelas estreadas em Portugal no século XXI.

Quanto a "Avenida Brasil", que no país de origem completou 179 episódios, deverá permanecer na antena da SIC até setembro.


2 comentários:

  1. Fui o unico cidadao brasileiro que nao gostou de avenida brasil? Kkk
    Eu peguei a novela ja na reta final. Entao eu gostei mais de Salve Jorge, conheci coisas que eu nem sabia que existia como o trafico de pessoas

    ResponderEliminar
  2. Sou fã de telenovelas portuguesas, mas acho que ninguém resiste a Avenida Brasil.

    Acredito que o sucesso do produto, mesmo tendo uma história ótima, reside na excelente inovação no campo técnico da forma de fazer novela. É simplesmente genial.

    No entanto, a TVGlobo já estreou algumas novelas após AB e deixei de notar a inovação que se sentia de forma drástica em AB. Não percebo.

    Resta esperar :)

    Em Portugal, podemos chegar lá rapidamente. No campo técnico, Destinos Cruzados arrasa em todos os níveis, ao nível de guião Dancin'Days é rainha e senhora. Resumindo: estamos num ótimo caminho :)

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions