PAULO PIRES NÃO SE SENTE REALIZADO E ADMITE SAIR DA TVI

segunda-feira, 3 de junho de 2013


O ator que integrou várias produções da SIC, está exclusivo da TVI há vários anos... Mas em breve, tudo pode mudar...

Acredita que a TVI recupere a coroa da ficção? "Acredito que sim, que vai voltar a vencer. Sabe, quem administra as empresas não gosta de ouvir estas coisas, mas às vezes é bom sermos ameaçados pela concorrência, porque tudo é efémero e a vitória também o é. Ninguém ganha e é sempre vencedor. Se se distrai um bocadinho, começa a perder. E às vezes são coisas simples".

Quer identificar uma? "A novela não se deve focar só no que as pessoas querem. Acho que a novela não tem de ir só atrás do que as pessoas querem e já sabem. Há um estímulo que a novela tem de procurar".

E qual é? "Não sei. Se o soubesse, escrevia uma novela [gargalhadas]! O que também acho é que somos um país muito pequeno e temos uma grande sede de diferente. Se temos um bar, temos de estar sempre a mudar a decoração. Isto para dizer que já trabalhei em Espanha e sinto que as pessoas têm menos sede de novidade. A preocupação delas é fazer bem. Às vezes, aqui, perdemos um pouco o norte. A ficção em Portugal resulta, tem evoluído, tem apenas de se apurar. As pessoas que escrevem têm de tornar as coisas mais interessantes..."

Uma novela mais interessante é... "Não acho que a fórmula da novela esteja esgotada. As novelas têm muitas personagens com sede de poder, acho que as coisas podiam estar por vezes menos explícitas, mais diluídas na história. As novelas deveriam pôr as pessoas a discutir mais sobre o bem e o mal. Não tomar partido. Acho que era mais interessante que quem estivesse no sofá tivesse uma discórdia sobre uma personagem..."

Isso foi o que aconteceu em "Laços de Sangue" com a vilã "Diana" (Joana Santos) que despertou ódios e paixões junto dos espectadores... "Eu não vi Laços de Sangue, mas no fundo é procurar a máxima coerência para as personagens. A escrita é o ponto de partida para tudo".

As novelas da TVI estão menos criativas? "Não sei... Não tenho a resposta para isso".

Se tivesse essa resposta, se calhar não me a dava aqui numa entrevista... "Se calhar também não dava, mas acho que não a tenho [risos]! Mas acho também que a novela não se pode resumir a ir atrás das modas. Uma novela deve arriscar-se a lançar modas, deve estar um passo à frente da sociedade. Não quero ser mal interpretado, mas deve arriscar nos temas. Por exemplo, eu fiz uma novela na TVI que não teve muita audiência que foi Olhos nos Olhos. Não funcionou para o grande público mas foi buscar outras classes que habitualmente não estavam lá".

Sente-se um ator realizado? É feliz na TVI? "Não. Não me sinto realizado nem na TVI nem em lado nenhum. Tenho-me sentido contente com a TVI, temos tido uma ótima relação, têm-me compreendido a mim e eu a eles. Nunca tivemos um problema por me darem uma personagem..."

Nunca se sentiu subestimado? "Quem disser que nunca se sentiu subestimado, está a mentir. Mas, espere, pergunta-me por parte da TVI? Eu não o quero dizer, digo-o de forma geral. De uma forma geral, já me senti subestimado, acho que todos nós".

E na TVI? "Se não me perguntou antes porque é que agora quer ir por aí? [risos] Não quero ir por aí. Se alguma vez me senti subestimado, manifestei-me sobre isso e, por isso, não preciso de o tornar público. Eu, de uma forma geral, digo o que sinto... Num bom casamento há sempre uma pessoa que se sente subestimada e, às vezes, é bom falar sobre isso". 

Muitos atores saíram da TVI, até inesperadamente, como fez Cláudia Vieira, Rogério Samora, entre outros... "Não me pronuncio sobre isso".

Tem ainda contrato de exclusividade. Se a TVI não renovar, como já não o fez com outras caras da estação, o Paulo vai manter-se na TVI? "Eu não quero estar a fazer qualquer tipo de ameaça, mas o tempo dirá o que vai acontecer. O que consta é que a TVI não pode assinar contrato com ninguém, se isso acontecer logo se vê. Se não houver renovação de contrato, logo vejo o que farei".

Prefere, ou não, beneficiar da exclusividade? "A exclusividade dá segurança a qualquer pessoa, seja ela o que for. A partir do momento em que a pessoa deixa uma zona de exclusividade, entra numa zona de risco que pode trazer mais riscos ou desvantagens. A pessoa quando tem essa segurança instala-se nessa segurança. Quando não tem esse tipo de contrato, pode ganhar menos ou mais. Uma coisa terei de fazer. Até aqui discutia-se o projeto e não o dinheiro. No fim do contrato será diferente. Com quem quer que seja".

Fonte: Noticias TV


2 comentários:

  1. um excelente actor, adorei vê-lo em deixa-me amar, mas muito mal aproveitado em doida por ti.

    muitos são os actores que saem da tvi pra sic, muito se fala disso, mas muitos desses dão o "salto" na sic o caso da Joana Santos e Sisley Dias, as novelas hoje em dia na sic tem uma maior projecção que as da tvi.

    hoje na tvi a novela que mais se fala, nem é novela é a personagem e é a de Maria João Bastos, muito me surpreendeu brilhante interpretação.

    ResponderEliminar
  2. Ele está a tentar a sua sorte. Fala assim para ver se mantem a exlusividade. Mas ele está muito enganado porque se a TVI não lhe dá a exclusividade a Sic também não e se lha der deve ser por mais um ano e depois fica sem ela como aconteceu com Helena Loureano. Daqui a pouco os problemas acontecem na Sic com tantos atores e atrizes não vai haver trabalho para todos e depois toca a regressar *a TVI, pois esta tem uma Plural que lhes vai arranjando trabalhinho.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions