RUBRICA: "ESTREIA NA SIC" - "PORTUGAL EM FESTA"

sábado, 15 de junho de 2013


Boa Tarde.

Este domingo, dia 16 de junho, estreia "Portugal em Festa" na SIC.

Assim, eu, Diogo Santos, vou dar a minha opinião sobre o formato e fazer a minha aposta para as audiências da estreia.


"Portugal em Festa" é a estratégia da SIC para as tardes de domingo, que até agora eram ocupadas pelo programa "Fama Show", e cinema.

Esta é uma aposta da SIC para aproximar o público à estação. "Portugal em Festa" vai concorrer diretamente com um formato do mesmo género: "Somos Portugal" na TVI, que, atualmente, lidera nas tardes, chegando, muitas vezes, a entrar no pódio dos cinco programas mais vistos do dia.

Na minha opinião, a SIC precisa de mudar um pouco a rotina no verão. Já referi, aqui no SIC Blog, que colocar "SIC ao Vivo" (programa exibido pela SIC no verão de 2009) nos dias de semana, em substituição de "Querida Júlia" e "Boa Tarde", era uma boa ideia. Porém, com a crise que Portugal atravessa, um programa itinerante é de um custo elevado. Assim, "Portugal em Festa" muda a rotina de verão e pode cumprir esse objetivo de "aproximar o público à SIC".

Agora uma pergunta. "Portugal em Festa" veio mudar as rotinas de domingo à tarde para melhor ou para pior? A esta pergunta não é fácil de responder, visto que o programa ainda nem sequer estreou. Mas, oferecendo a SIC uma tarde de domingo de cinema, uma programação alternativa, será bom mudar a programação para um "programa de música popular" que já é exibido no mesmo horário na TVI? Não sei se será bom. Além disso, a SIC não é de fazer festa na rua. Não é "ADN da SIC", é verdade. Mas se a SIC quer mesmo aproximar o público, este é o programa certo.

Agora as audiências. Parece-me que o programa da SIC será melhor que o da TVI pois terá momentos cómicos com Fernando Rocha e José Castelo Branco. Um leque de apresentadores muito conhecidos e acarinhados pelos espectadores... Porém, as audiências não refletem, de todo, a qualidade do programa. Por exemplo, "Big Brother VIP" (ainda não percebi o que faz ali VIP - very important people, que significa pessoas muito importantes...) é um programa de decadência total que tem boas audiências. "Somos Portugal" tem a vantagem que "Dancin’ Days", por exemplo, teve em relação a "Destinos Cruzados": o público fixo, o público que já acompanha o programa há muito tempo. Mas também há uma diferença. Numa novela existe um principio, meio e fim, que demora cerca de um ano. Neste programa, existe um principio e um fim, que ocorre em cada uma emissão. Quem mudar de programa não perde uma história.

Por fim, acho que, com alguma pena minha, "Portugal em Festa" vai perder, e por muito para "Somos Portugal".

A minha aposta para as audiências de estreia do "Portugal em Festa":
Rating: 7.0%
Share: 21.0%

Autor: Diogo Santos

E você? Concorda com a minha opinião sobre esta "estreia na SIC"?
Diga também qual é a sua aposta de audiências para a esta estreia...


9 comentários:

  1. Texto muito pobre....
    Tirando isso, espero menos audiência... é um programa que pretende aproximar mas que cria no mesmo horário dois tipos de programas idênticos... o que poderá levar a uma fuga para o cabo e para a RTP. Já que quem não queria ver a TVI, mudava para a SIC/RTP/Cabo.

    ResponderEliminar
  2. Texto pobre??? por amor de deus... este texto esta muito bem escrito e com muitos exemplos e bem explicado... por amor de deus...

    ResponderEliminar
  3. Nao leve como uma critica destrutiva mas sim como construtiva. Peço desculpa se me expressei de forma direta e sem justificação, mas sim, o texto tem bons exemplos no entanto carece de alguma maturidade. O autor tem asas para evoluir.
    O texto, argumentativo neste caso, está, por vezes, a apelar à ignorância tentando-a esclarecer.. o que não posso achar correto. Nem devo. Não gostei de ler este texto pois senti que a minha intelectualidade foi colocada em causa, como neste caso:
    " (ainda não percebi o que faz ali VIP - very important people, que significa pessoas muito importantes...) "
    E não, não gosto do BB-VIP, apenas acho que a referência a Ingles seguida por um esclarecimento em Português... é arriscado.
    Opiniões são opiniões e esta é a minha. Gosto dos textos do autor mas este pareceu...frágil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu nao levei como critica destrutiva, nem tenho de levar porque não sou o autor do texto mas acho que o autor quis esclarecer o que significa VIP para quem nao sabe...

      Eliminar
  4. O programa pelo que vi é mais cultural e com desafios do que o Somos Portugal (que é música atrás de música).

    ResponderEliminar
  5. Esclarecimento:

    Relativamente ao texto, ou forma de escrever do Diogo Santos, peço alguma compreensão devido à sua idade bastante jovem.

    Apesar do texto dele passar pela minha moderação, eu não posso alterar ou mudar as ideias dele, nem o que ele quer dizer. Tento ajustar!

    O Diogo realmente tem asas para melhorar e progredir, e por isso foi-lhe dada a oportunidade de escrever, já que é do gosto dele.

    Mas é bom haverem criticas, positivas ou negativas, para que ele vá melhorando a "crescendo" a sua escrita e forma de transmitir as opiniões.

    Continuem a acompanhar-nos!

    ResponderEliminar
  6. De forma geral, concordo com o que disse o Diogo Santos.

    A SIC para se aproximar do público, e tentar cativar mais espectadores, tem de arriscar e fazer tentativas...

    Se a maioria dos espectadores ao domingo à tarde prefere ver um programa como o "Somos Portugal" da TVI, e não os filmes que a SIC vinha a exibir, então a SIC tem de "fazer melhor concorrência" para tentar vencer... E se para isso tem de ter o mesmo, então que seja!

    Se tiver mais audiências, aproxima-se do público, e ainda ganha dinheiro... É uma conjugação perfeita!

    ResponderEliminar
  7. bem eu nao gosto de ver portugal em festa , sao muitas horas seguidas , nem vejo na sic nem vejo na tvi , a unica vez q vi o programa foi em ponte de lima e ao vivo e nao fiquei até ao fim . tambem nao gosto muito dos apresentadores.. gostei de estar com a Raquel e com o Fernando rocha, na minha opiniao sao os melhores para mim . Eu nao gosto dos fins de semana nem da SIC nem da TVI e nao vejo RTP , a minha sorte e ter outros canais.. ouve um programa q eu adorei mesmo ver q foi "o momento da verdade " apresentado pela Teresa guilherme , nao sei pq acabou nem foi ver o motivo , adorei mesmo ver e a tvi as sextas tem o polígrafo e eu mudo das sic para ver isso.. falta qualquer coisa na sic , e o programa da tarde tem coisas interessantes mas sao tantas horas seguidas (sim na tvi é igual ) ... sei lá , a rubrica com a julia pinheiro e o Hernâni de carvalho (e quando eu gosto mais de ver pq é o Hernâni q comenta ) " investigação criminal" e bastante interessante ... podia passar mais disso na SIC , algum programa q desse mais destaque e com pessoas q viessem apresentar com ideias logicas e construtivas como o Hernâni , ou o jose gomes ferreira q fala muito bem ! a julia pinheiro q tambem é fundamental ela é divertida mas tambem é seria e sabe o q diz e a Conceição lino , que tal esses quatro num só programa de tarde !? com direito "momento da verdade " , juntar ainda tipo a revista cor de rosa , debater para o programa nao ser muito "seca" como os adolescentes dizem ... falar de historias de vidas para dar exemplos.. debater sobre a sociedade , sobre os perigos q estamos sujeitos... uma coisa diferente , um programa interessante !! a sic precisa disso ...

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions