RUBRICA: "NOTAS SOLTAS" - GLÓRIA E GANÂNCIA

terça-feira, 25 de junho de 2013


Boa noite! Seja bem-vindo às "Notas Soltas".

"Glória e Ganância" 

Sempre foi assim. A SIC conquista alguma coisa, faz a festa, e tenta a todo o custo tirar o maior proveito dos seus produtos. E por vezes a ganância transforma a glória ou principio dela, em pesadelo novamente.

Começando pela glória "Dancin Days" que arrebatou audiências excelentes, a SIC resolveu esticar exageradamente a sua "galinha dos ovos de ouro", e corre o risco de o público se fartar das histórias e da novela.

O "Jornal da Noite" é longo demais e na maioria dos dias, é só palha para preencher tanto horário de "noticias", que chegam a ser por vezes entretenimento. Ninguém aguenta ver um noticiário das 20:00 até às 21:45.

"Avenida Brasil" também já teve melhores dias, e vem a perder vários dias para "Destinos Cruzados". É certo que a história não tem andado muito empolgante, mas merecia mais audiências, talvez melhor promoção por parte da SIC, ou ajustar o horário.

"Páginas da Vida", por ser uma reposição, não se lhe pode exigir muito, pelo que até vai cumprindo no horário, embora perca.

"Cheias de Charme" continua a puxar sozinha a carroça de um day time negro, e ainda tem de aguentar com uma parte repetida, que lhe prejudica a audiência todos os dias. É certo que a concorrência não é muito forte e a SIC lá vai vencendo o horário, mas, até quando? A SIC nada faz para melhorar a novela e o futuro do horário.

Depois também há a ganância da não glória. "A Vida nas Cartas", "Querida Júlia", e "Boa Tarde" registam audiências bastante fracas, e aparentemente, não se vêem modificações ou tentativas de melhoramento em lado nenhum. Será que agora no verão a SIC não deveria efetuar alterações na grelha de programação? Ou só interessa o lucro que as chamadas dão nos respetivos programas?!

A SIC ainda tratou de afundar recentemente os poucos formatos que faziam boas audiências no fim de semana, mais uma vez com a ganância do dinheiro vindo do "Portugal em Festa" na tarde de domingo, que nas audiências está a ser um completo fracasso.

O que é aparentemente visível é que a SIC está claramente a baixar o seu desempenho, principalmente desde que o tempo aqueceu. Mas a situação vai piorar ainda mais com a programação de verão da RTP1... Com "Verão Total" e a "Volta a Portugal".

A SIC gloriou-se de ser líder no Horário Nobre e foi verdade. Mas não era uma liderança segura. E a prova está à vista. Talvez se perder ainda mais, pode ser que alguém acorde em Carnaxide.

Autor: João Rodrigo

Quais são as suas notas soltas sobre o tema abordado?

7 comentários:

  1. Novelas brasileiras nao tem haver com o portugal.
    Cheias de charme eu assistia aqui no brasil, mais eu acho que nao e sucesso em portugal porque eles abordam temas brega, nordestinos... E nem muitos portugueses entendem isso.
    em portugal as pessoas gostam de novelas igual as mexicanas, que so fala de amor

    ResponderEliminar
  2. A SIC em Setembro precisa de mudanças e alterações na sua programação.

    10:00-SIC 10 Horas!
    14:15-Júlia!
    Júlia Pinheiro
    18:10-Flor de Caribe
    19:00-Cheias de Charme (Serie Portuguesa)
    20:00-Jornal da Noite
    21:15-Ambição
    22:00-Sangue Bom
    23:00-Amor à Vida

    Fica a sugestão

    Para o Sábado
    13:00-Primeiro Jornal
    (Notícias em destaque e rápidas)
    13:35-Alta Definição
    14:00-Portugal Em Festa
    20:00-Jornal da Noite
    21:30-Killer Karaoke 2
    00:00-Serie

    Domingos

    11:00-Rex,O Cão Polícia
    12:00-Rex,O Cão Polícia
    13:00-Primeiro Jornal
    14:00-Fama Show
    15:00-Inimigos de Estado
    16:00-Inimigos de Estado
    17:00-BIG SHOW SIC
    (Pedro Grange)
    20:00-Jornal da Noite
    (Debate e Comentário com Marques Mendes e António Vitorino)
    Entrevista com Políticos
    22:00-Entrada Livre:
    00:00-Cinema:

    ResponderEliminar
  3. SIC tem de começar a trabalhar a sua programação e talvez a dupla da TVI Cristina e Goucha ou um deles e/são fundamentais no Day Time

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o autor da rubrica.A análise está muito bem feita.
    O "Esticar" Dancin Days foi um grande erro da SIC que lhe pode custar bem caro. A novela tinha que ter terminado quando estava no auge das audiências, para que a novela nova não tivesse um caminho de reconquista de público, como provavelmente vai ter que ter.

    ResponderEliminar
  5. Se a sic fosse buscar a dupla cristina e manuel era uma humilhação muito grande, vao a procura do sucesso com apresentadores da tvi, deixando para trás imensos profissionais que a sic tem

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente com o autor da rubrica... estragaram Dancing Days como estragaram Laços de Sangue... Sim, porque acho impossível alguém que viu esta novela desde o inicio considera-la boa, perdeu a lógica toda...

    ResponderEliminar
  7. A maior crítica que faço é o fim de semana e o Boa Tarde. De resto as coisas vão seguindo o seu curso normal e vai liderar.
    Talvez agora no Verão o horário nobre desça, porque na concorrência vai estrear o salve-se quem puder versao 2.0 e os jornais não vão conseguir encher 1h30h com fait-divers

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions