RUBRICA: "SIC OPINIÃO" - NADA AO ACASO

sábado, 1 de junho de 2013


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC OPINIÃO".

A rubrica de opinião de um critico de TV externo, hoje por Nuno Azinheira.

"Nada ao Acaso" 

Era óbvio que José Castelo Branco, Ricardo Guedes, Sónia Brazão e o atleta paralímpico Jorge Pina tinham de passar às meias-finais de Splash!, o novo programa que a SIC estreou no domingo. Os dois primeiros garantem o espetáculo e as audiências, os dois últimos dão o toque solidário e afetivo. De resto, em "Splash!" nada é deixado ao acaso, o que, se por um lado, diz bem da competência da produção, por outro torna claro que, com esta aposta, a SIC quer mesmo ir a jogo ao domingo à noite.

À primeira rodada não ganhou, mas os 1,4 milhões de espectadores da gala de abertura são, não só um resultado muito acima da média domingueira, como um real perigo para a TVI, obrigada a colocar toda a carne no assador do "Big Brother" para abafar a estreia da concorrência. 


"Splash!" foi todo pensado nas audiências. No que isso tem de bom - o espetáculo, as luzes, o palco grandioso numa forte operação televisiva - mas também no que isso tem de cedência ao "custe o que custar". E nesse particular, para lá da musiquinha "Amigos para Sempre" no emocionante salto a dois entre o "giro e bom coração" Ricardo Guedes e o "herói" paralímpico Jorge Pina, será difícil pensar em algo mais aliciante, e ao mesmo tempo mais rasteiro, do que ouvir Júlia Pinheiro, perante o estilo de José Castelo Branco, perguntar ao próprio se perdeu "alguma parte da sua anatomia". Cumprindo bem a missão para que foi confiado, Castelo Branco respondeu-lhe que não, que "estava tudo no sítio", mas "arrumadinho para trás", enquanto a câmara percorria o seu corpo até às suas partes baixas. 

Edificante, esta televisão generalista. Já só falta ver um cão a lançar a sua poia em estúdio num direto televisivo. O quê? Já aconteceu?

Autor: Nuno Azinheira em Diário de Noticias.

Concorda com o autor? Expresse a sua opinião!


7 comentários:

  1. Splash e um programa sem cabeça e sem pé.
    vcs acham que o publico gosta de ver pessoas apenas pulando na puscina?
    Isso enjoo, eu assisti um pouco e mudei de canal.
    Sic deveria ter mais criatividade.

    ResponderEliminar
  2. Desculpe anónimo, mas quer alguma coisa mais criativa do que um programa inovador que faz imenso sucesso em todo o mundo?
    Do outro lado está o mesmo de sempre: podridão num reality e isso sim é falta de criatividade.

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo 2 DE JUNHO DE 2013 ÀS 12:55

    Concordo consigo! Acusar a SIC de falta de criatividade é uma anedota... É o canal que mais diversifica e inova na sua programação, enquanto a TVI é sempre vira o disco e toca o mesmo.

    Enjoo é a TVI!

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com o João Rodrigo, a TVI é mesmo um enjoo!

    ResponderEliminar
  5. è um enjoo? Não se vê ninguem enjoado. No final do dia a TVI continua a vencer e já há vários anos seguidos. Se fosse um enjoo ninguem via a TVI e estas não ganhava as audiencias. Vocês é que se sentem enjoados, pois inovam são criativos têm uma programação diversificada e afinal onde andam as audiencias? Há, andam nas vovelas, somente nas novelas que enjoo.

    ResponderEliminar
  6. Onde andam as audiências da SIC, Anónimo das 21:37? Eu respondo-lhe:

    «No mês de Maio a SIC atingiu no prime time uma quota de 28,2%, contra os 27,5% da TVI e os 24,6% do universo dos canais por cabo.
    No mês de Maio a SIC voltou a ser líder no universo dos canais generalistas, nos targets comerciais ABCD 25-54 e ABCD 15-54, com 24% e 24,5% respetivamente.

    Depois de vários meses a ganhar de 2ª a 6ª, SIC conquistou a liderança de 2ª a domingo. Assim a liderança foi alargada também aos fins de semana.
    Desde o ano de 2011 que a SIC não alcançava o pleno de liderar em todo o horário nobre».
    Pode ver esta informação no próprio Blog.

    Comentário: Sabe por acaso...

    1- Que o prime time é o horário mais cobiçado por todas as televisões, pois é o mais rentável?

    2- Que os targets comerciais, onde a SIC domina, são também os mais rentáveis?

    3- Que o público da TVI é o menos letrado e desprovido de recursos económicos, o que não é rentável para uma televisão que vive de publicidade? Os programas em que a TVI vence...são vistos na maioria por desempregados e idosos, os únicos disponíveis naqueles horários em que a TVI vence?
    Por que é que pensa que a TVI acusa a GfK da perda de milhões?

    ResponderEliminar
  7. Senhor Nuno Azinheira, acaba de provar que não vê a TVI!

    É que se a visse...não lhe tinham de certeza passado despercebidas as cenas de prostituição que por lá aparecem diariamente, a pontos de haver para cima de uma centena de queixas para a ERC, acusando a TVI de passar cenas contra a Moral!
    De certeza! Veja o programa da TVI...e vai sentir enjoo de certeza! E falta de dignidade!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions